sábado, 19 de janeiro de 2013

Com show de Del Piero, Sydney FC massacra Wellington Phoenix

  Por João Victor Gonçalves

  Tradicionalmente, nosso Blog traz um resumo com os principais acontecimentos de cada rodada da A-League. Porém, neste sábado, abriremos uma exceção. Tudo isso é culpa de "Il Pinturicchio", Alessandro Del Piero, que simplesmente marcou 4 gols na goleada do Sydney FC sobre o Wellington Phoenix por 7-1, em duelo válido pela 17ª Rodada da A-League.


Assista aos quatro gols de "Il Pinturicchio" na vitória sobre o Wellington Phoenix

  Antes do início do duelo, a partida prometia fortes emoções aos torcedores, já que colocava frente a frente duas equipes que queriam se livrar das últimas posições da tabela e, quem sabe, entrar na briga por uma das vagas aos Play-offs da principal competição do futebol australiano. Cientes do "clima de decisão" da disputa, 12.691 torcedores compareceram ao Allianz Stadium, apesar da campanha irregular do time local no certame.


Del Piero (foto) não esconde sua felicidade após marcar um dos seus quatro gols na vitória do Sydney FC sobre o Wellington Phoenix

  Dentro das quatro linhas, porém, o equilíbrio que as equipes mostravam na tabela de classificação não foi refletido em suas atuações. Logo aos 10 minutos, Joel Griffiths recebeu um belo lançamento em profundidade de Del Piero e só teve o trabalho de tirar a bola do alcance de Paston, abrindo os trabalhos em Sydney.


Joel Griffiths (foto) comemora o primeiro gol da goleada do Sydney sobre o Phoenix

  Era o início daquilo que a imprensa australiana coloca entusiasmadamente como o "Del Piero Show". Aos 21 minutos, o artilheiro italiano recebeu dentro da área, "entortou as vértebras" do zagueiro com um drible sensacional e chutou forte, no canto direito de Paston, que nada pôde fazer. 2-0 no placar e o "maestro" já encantava a torcida dos "Sky Blues".


Mais um detalhe da vibração de Del Piero (esquerda) após marcar, pela primeira vez em sua carreira, quatro gols em um único jogo

  Dois minutos depois, numa trapalhada do zagueiro Durante, Jason Culina foi derrubado dentro da área: pênalti para os mandantes. Na cobrança, Del Piero mandou a bola para o canto direito, e Paston pulou para o esquerdo: 3-0 incontestáveis com apenas 23 minutos de partida. Aos 26, Culina recebeu cruzamento de Abbas e, com um forte chute, bateu o arqueiro neozelandês, decretando o 4-0.


Detalhe de Del Piero (azul, Sydney FC) antes de balançar as redes do Wellington Phoenix

  Antes do intervalo, ainda deu tempo para "Il Pinturicchio" receber na entrada da área, limpar o zagueiro auri-negro do lance e rematar no canto alto esquerdo de Paston, fazendo o quinto dos "Sky Blues" e completando o seu hat-trick. No retorno do intervalo, ainda deu tempo para o camisa 10 italiano anotar o seu quarto tento na partida, numa jogada parecida com a do primeiro e terceiro gols: zagueiro passando em branco na jogada, bola no ângulo do arqueiro Paston, que assiste a tudo apavorado e impotente.


Assista a todos os gols do confronto entre Sydney FC e Wellington Phoenix

  A 10 minutos do final da partida, Del Piero foi substituído por Blake Powell, sendo ovacionado pela torcida local, que assistiu embasbacada à primeira partida na história em que "Il Pinturicchio" fez quatro gols. Antes de ir para os vestiários, Ale viu Ben Sigmund fazer o gol de honra para os neozelandeses; porém, para completar o show dos "Sky Blues", Yairo Yau "pintou o sete" e decretou o placar final: Sydney FC 7-1 Wellington Phoenix.


Assista à entrevista de Del Piero após marcar quatro gols com a camisa do Sydney FC

  A goleada do Sydney trouxe consigo alguns dados especiais: o primeiro deles, e mais surpreendente, é que o Phoenix teve um número superior de finalizações ao Sydney no duelo: foram 22 remates dos "kiwis", contra "apenas" 15 do Sydney. Porém, além da falta da pontaria, os neozelandeses amargaram sua maior derrota em duelos válidos pela A-League, superando os 6-2 sofridos ante o Adelaide United em 2008. Por sua vez, o Sydney, com o triunfo, assinalou o maior placar de sua história na A-League, e a segunda maior goleada da história do torneio, igualando os 7-1 do Brisbane Roar sobre o Adelaide United em 2011, perdendo apenas para os 8-1 do próprio Adelaide United sobre o saudoso North Queensland Fury no mesmo ano.


A goleada do Sydney FC só não superou os 8-1 do Adelaide United sobre o North Queensland Fury; relembre os gols desse duelo histórico no vídeo acima

  Com os três pontos, o Sydney FC entra momentaneamente na Zona dos Play-offs, algo impensável para quem acompanhou o início de campanha dos "Sky Blues", ocupando a 6ª posição, com 20 pontos, e podendo permanecer nela caso o Brisbane Roar não vença o Western Sydney Wanderers; já o Phoenix amarga a 10ª e última colocação da A-League, com apenas 17 pontos, e Ricki Herbert vê seu cargo de comandante dos auri-negros cada vez mais ameaçado.

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário