sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Samoa Americana surpreende e lidera Fase Qualificatória do Campeonato Oceânico Sub-17

  Por João Victor Gonçalves

  Começou, na última terça-feira, um dos campeonatos mais excêntricos do futebol oceânico. Trata-se da Fase Preliminar do Campeonato Oceânico Sub-17, que reúne as quatro equipes do continente com piores postos no Ranking da FIFA: Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook e Tonga. A disputa é sediada em Apia, capital samoana, com as seis partidas do quadrangular sendo realizadas no J. S. Blatter Field.


Jogadores da Samoa Americana fazem dança ritualística antes do "clássico" contra a Samoa

  Na partida de debut do torneio, a Samoa recebeu a Samoa Americana tentando confirmar seu favoritismo contra uma equipe "emergente" no cenário oceânico. Porém, a equipe local foi surpreendida: melhor desde os primeiros minutos de partida, a Samoa Americana chegou ao primeiro gol logo aos 10 minutos, com Kaleopa Siligi tocando na saída de Raymond Tafeaga.


Taloto (15, Samoa), que sofreu penalidade, comemora o tento convertido por Keni ao lado de Scanlan (10, Samoa)

  Porém, a alegria dos rapazes de vermelho durou pouco: cinco minutos depois, Filisi Keni igualou a contagem numa cobrança magistral de falta. Com a igualdade no placar, a partida ficou aberta, com as duas equipes criando boas chances; aos 36 minutos, a Samoa Americana conseguiu chegar ao seu segundo tento: após falha da zaga samoana, Sinisa Tua, com um toque firme, tirou a bola do alcance de Tafeaga e decretou o placar que permaneceria até o intervalo.


Assista aos melhores momentos do empate entre Samoa e Samoa Americana

  Na segunda etapa, o cansaço abateu-se sobre os atletas da Samoa Americana, que recuou em campo, tentando segurar as investidas dos donos da casa. Aos 25 minutos, aconteceu o lance decisivo: após lançamento em profundidade, Mauga, da Samoa Americana, tirou a bola do samoano Taloto com um carrinho na bola; porém, o experiente árbitro fijiano Rakesh Varman assinalou pênalti; na cobrança, Keni não desperdiçou e decretou o placar de 2-2, que prevaleceu até o apito final.


Seleção Sub-17 das Ilhas Cook posa para foto antes da partida contra Tonga

  No segundo jogo do dia, o gramado do Joseph S. Blatter Field foi palco de um verdadeiro massacre: a seleção das Ilhas Cook, apontada como a favorita à conquista da única vaga oferecida pelo quadrangular, enfrentou a fraca esquadra tonganesa e não tomou conhecimento da rival, batendo-a por 7-1.


Jovens mostram disposição em disputa de bola no encontro entre Ilhas Cook (verde) e Tonga (branco)

  Numa partida que teve como destaque negativo o arqueiro tonganês Paula Folau, Bonsu-Maro (2), Edwards, Joseph, Temata, Wichman e Pahulu (contra) fizeram para as Ilhas Cook; Hemaloto Polovili, num belo chute da entrada da área, descontou para Tonga. A vitória confirmou a condição da seleção cookiana como uma das conquistas à vaga, deixando a impressão que a partida contra a Samoa Americana, válida pela 2ª Rodada do torneio, serviria apenas para confirmar essa situação. Dentro de campo, porém, a história foi diferente.


Confira o "show de horrores" da defensiva tonganesa na partida que envolveu Tonga e Ilhas Cook

  Animada pelo empate na estreia, mas ciente de que só uma vitória manteria suas chances de classificação no torneio, a seleção da Samoa Americana adotou a mesma estratégia da primeira partida contra as Ilhas Cook, atacando nos primeiros minutos em busca do tento. E ele veio logo aos 18 minutos: após cobrança de escanteio, Sinisa Tua subiu mais alto que a defensiva cookiana e fez o garoto do marcador trabalhar no J. S. Blatter Field.


Sinisa Tua (9, centro, Samoa Americana) comemora o primeiro gol de sua seleção contra as Ilhas Cook

  O gol abalou os meninos cookianos, que não conseguiam se encontrar em campo e seguiam sendo um alvo relativamente fácil para os ataques laterais realizados pela seleção da Samoa Americana. Nesse cenário, os "vermelhos" chegaram a seu segundo gol ainda na primeira etapa: após pênalti assinalado pelo árbitro neozelandês Matt Conger, Siligi, com grande estilo, deslocou o arqueiro Tuaiti, estufando as redes cookianas.


Siliga Tua (9, vermelho) é um dos grandes destaques da Samoa Americana neste Oceânico Sub-17

  Na segunda etapa, a seleção de Cook até chegou a descontar com Bonsu-Maro, mas o gol foi anulado após a marcação duvidosa de um impedimento. Buscando seu tento, os "verdes" abriram espaços nos sistema defensivo, o que permitiu à Samoa Americana chegar a seu terceiro gol, já nos acréscimos da partida, novamente com Tua, decretando o surpreendente placar final de 3-0 favorável aos "vermelhos".


Veja os lances da primeira vitória da Samoa Americana no torneio

  No outro jogo da 2ª Rodada, a seleção anfitriã recebeu Tonga tendo em mente um único objetivo: vencer. Todavia, a atuação surpreendente dos tonganeses, que, positivamente, nem de longe lembrou a da primeira partida, fez com que a missão dos locais ficasse mais árdua. O alento para os mais de 400 torcedores que foram a J.S. Blatter Field veio aos 15 minutos, com o capitão e camisa 10 do time samoano, Paulo Scanlan, abrindo o placar após um forte chute rasteiro.


Scanlan (10, Samoa, azul) foi o grande destaque de sua seleção até agora no Oceânico Sub-17, anotando o primeiro hat-trick da competição

  Na segunda etapa, como mérito por sua postura, os tonganeses chegaram à igualdade aos 4 minutos, numa cobrança de falta cheia de efeito convertida por Hemaloto Polovili. A alegria tonganesa, porém, durou pouco: logo após a saída de bola, Scanlan fez bela jogada individual e contou com o auxílio do arqueiro Paula Folau para recolocar Samoa à frente do marcador.


Confira os lances (e o incrível gol perdido pelos tonganeses) da partida entre Samoa e Tonga

  Dois minutos depois, Scanlan confirmou sua tarde inspirada ao marcar seu terceiro tento na partida, no primeiro hat-trick da Fase Preliminar do Oceânico Sub-17. Para fechar a tarde em que os camisas 10 estavam inspirados, Polovili, cobrando pênalti, ainda descontou para os tonganeses, mas não pôde evitar a derrota por 3-2 e a precoce eliminação de sua seleção do torneio.


A seleção da Samoa Americana (foto) é uma das favoritas à conquista da vaga na 2ª Fase do Oceânico Sub-17; decisão do quadrangular preliminar será disputada neste sábado, no J.S. Blatter Field, em Apia

  Pelos critérios de desempate, a Samoa Americana lidera a competição com 4 pontos e pode se classificar até com um empate contra a já eliminada seleção tonganesa, desde que haja uma igualdade no confronto entre Ilhas Cook e Samoa. A última rodada do torneio começa ainda nesta sexta-feira (horário de Brasília), com o duelo preliminar envolvendo Ilhas Cook e Samoa tendo início às 23h; à 1h de sábado, Samoa Americana e Tonga fecham a Fase Preliminar do Oceânico Sub-17, no duelo que pode assegurar uma inédita classificação aos rapazes de Pago Pago.

  Confira a classificação da Fase Preliminar do Campeonato Oceânico Sub-17:
  
Time
V
E
D
GP
GC
PG
Samoa Americana
1
1
0
5
2
4
Samoa
1
1
0
5
4
4
Ilhas Cook
1
0
1
7
4
3
Tonga
0
0
2
3
10
0

  Fonte das Imagens: OFC  

Nenhum comentário:

Postar um comentário