domingo, 27 de janeiro de 2013

Waitakere United vence seus compromissos e abre vantagem na liderança da ASB Premiership

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves


  Durante os dois últimos finais de semana, duas emocionantes rodadas agitaram o futebol neozelandês. Em campo, os oito times que formam a elite futebolística do país tentaram mostrar o melhor de si em busca de uma vaga na O-League, nas semifinais, ou, ao menos, uma posição digna na tabela. Com o final da Temporada Regular se aproximando, os grandes favoritos ao título vão abrindo vantagem em relação às equipes consideradas “menores”, que perdem fôlego na reta final da disputa.


Chad Coombes (8, branco) comemora um de seus três gols na goleada do Waitakere United sobre o Waikato FC. Foto: Stuff

  Na primeira partida do final de semana, no confronto entre o 4° e o 5º colocados, o Canterbury United recebeu o Team Wellington e acabou sendo surpreendido pelos atuais vice-campeões da ASB Premiership. A equipe visitante iniciou a partida um pouco acanhada, mas foi se soltando e chegou ao seu primeiro gol nos acréscimos da primeira etapa com Wiremu Patrick; aos 13 da etapa final, a equipe de Wellington definiu sua terceira vitória na Liga com Luis Corrales.


Assista aos melhores momentos da partida entre Canterbury United e Team Wellington

  Em outra partida da 9ª Rodada, o lanterna YoungHeart Manawatu recebeu o bom time do Hawke’s Bay United; a exemplo da partida anterior, os visitantes acabaram vencendo; porém, dessa vez a vitória se deu condições que não permitem classificá-la como uma “surpresa”. Sem grandes dificuldades, os alvinegros aplicaram uma sonora goleada de 5-1; os gols do Hawke’s foram anotados por Lovemore (2), Dakota Lucas, Peverley e Neil; Soromon fez o de honra para os mandantes.


Dakota Lucas (branco, Hawke's Bay United) domina bola sob o olhar atento de Nathan Cooksley (verde, YoungHeart Manawatu) durante vitória de sua equipe no "Central Derby"

  Em Auckland, o City recebeu o irregular time do Otago United, e, durante o duelo, a equipe da casa fez valer seu amplo favoritismo, conseguindo um boa vitória que o mantém na briga pela vaga direta na O-League, direito que o líder da Temporada Regular garante ao final desta.


Jogadores do Auckland City (azul) comemoram, contrastando com a decepção dos atletas do Otago United (amarelo, ao fundo)

  A equipe do treinador espanhol Ramón Tribulietx, aplicou 3-1 no time do Otago, tendo seus gols marcados por Andrew Milne, “Xino” Expósito e Dickinson; Coldicott anotou o “tento da alegria” para os visitantes.


Confira os gols da vitória do Auckland City sobre o Otago United

  Na última partida da rodada, o imprevisível aconteceu: não, não estamos falando de uma derrota do líder Waitakere United para o vice-lanterna Waikato, mas sim do placar que a vitória dos alvirrubros estabeleceu no Porritt Stadium: 1-9.


Jogadores de Waikato (amarelo) e Waitakere United (branco) mostram disposição em disputa de bola

  Tamanha superioridade técnica do Waitakere foi confirmada na diversidade de “anotadores” por parte do time de Auckland: Allan Pearce e Chad Coombes anotaram um hat-trick cada, enquanto Roy Krishna, Shelley e De Vries completaram o acachapante placar; Singh fez o de honra para o Waikato evitando com que a goleada terminasse com o placar dos mandantes zerados.


Jogadores do Waitakere (foto) comemoram um dos gols na goleada de 9-1 sobre o Waikato FC

  Já neste final de semana, o Waikato entrou em campo novamente e, se não conseguiu sair do duelo contra o Team Wellington com um resultado positivo, ao menos obteve uma derrota digna. Numa partida em que os tricolores mostraram uma grande evolução defensiva, o Team Wellington só conseguiu marcar aos 44 minutos da etapa complementar, por intermédio de Luke Rowe. A segunda vitória consecutiva dos auri-negros os recoloca na briga por uma vaga nas semifinais, o que parecia algo improvável há duas semanas, mantendo os capitalinos na 5ª colocação, com 12 pontos, a 6 do Canterbury, 4º colocado; já o Waikato permanece em 7º, com 6.


Henry Fa'arodo (10, Team Wellington) abraça Luke Rowe (centro, fundo) após este marcar o gol da vitória do Team Wellington sobre o Waikato FC

  Quem foi mais “modesto” na 10ª Rodada do certame foi o Waitakere United. Contando com o apoio de 342 torcedores no Fred Taylor Park, os alvirrubros poderiam ter repetido o placar da jornada anterior sem maiores dificuldades contra o YoungHeart Manawatu; porém, com um ímpeto ofensivo menor e um trabalho defensivo digno dos “verdes”, o United saiu de campo com um triunfo por “apenas” 4-0. Tim Myers e Roy Krishna, duas vezes cada, fizeram os tentos do líder da ASB Premiership, que chegaram aos 28 pontos em 10 jogos.


Veja os melhores momentos da goleada do Waitakere United sobre o YoungHeart Manawatu

  Apesar de não repetir a goleada da 9ª jornada, a vitória contra o Manawatu foi bem mais comemorada pelos atletas do Waitakere. E isso não se deveu somente à atuação da equipe, mas sim à garra e aplicação dos jogadores do Hawke’s Bay United, que não se intimidaram ao receber o Auckland City e arrancaram um bom empate por 1-1.


Jogadores do Hawke's Bay United (foto) comemoram o tento de empate contra o Auckland City

  Num jogo que teve o excelente público de 516 pessoas, o Auckland City encontrou dificuldades para superar o bom esquema armado pelo treinador Chris Greatholder. Tanto que, durante todo o primeiro tempo, o equilíbrio de ações e as boas atuações do sistema defensivo das equipes resultaram num empate sem gols; no retorno à segunda etapa, o City conseguiu controlar as ações nos primeiros minutos, chegando ao primeiro gol aos 12 minutos, com Pedro García. Porém, o HBU recuperou-se do golpe e passou a levar perigo ao gol de Williams, chegando ao empate aos 25 por intermédio do artilheiro Jarrod Smith.


Foto mostra as equipes de Hawke's Bay United (branco), Auckland City (azul) e trio de arbitragem antes de entrarem no gramado do Bluewater Stadium, em Napier. Foto: Site Oficial do Auckland City

  O tento mantém o Hawke’s Bay United na 3ª colocação, com 20 pontos. Com um ponto a mais, mas com um jogo a menos, aparece o Auckland City, na vice-liderança, a 7 unidades do líder Waitakere. Fechando o G4, aparece o Canterbury United, que foi até Dunedin e não encontrou dificuldades para bater o Otago United por 4-1. Yamamoto (2), Welbourn e Barton fizeram para os “dragões”, enquanto Coldicott descontou a cinco minutos do fim para os locais.


Yamamoto (centro) foi autor de gols do Canterbury United na vitória dos "dragões" sobre o Otago United

  A ASB Premiership terá continuidade no próximo final de semana: no sábado, o grande clássico entre Auckland City e Waitakere United abre a rodada, a ser disputado em Kiwitea Street; no domingo, três jogos completam a rodada: Otago United x Hawke’s Bay United, Canterbury United x Waikato FC e YoungHeart Manawatu x Team Wellington.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2012/13:
  
TIMEPVEDGPGCSGPG
Waitakere United109103663028
Auckland City96302591621
Hawke's Bay United1062223121120
Canterbury United106042215718
Team Wellington94051113-212
Otago United102081128-176
Waikato FC102081233-216
YoungHeart Manawatu101091034-243


  Fonte das demais imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário