sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Heart vence atual campeão e entra na Zona dos Play-offs; Mariners barra sensação e abre vantagem na ponta

  Por João Victor Gonçalves

  A 16ª Rodada da A-League, principal competição do futebol australiano, já começou; porém, em virtude de uma pequena paralisação neste começo de ano, nosso Blog traz nesta sexta-feira um resumo de tudo o que ocorreu na 15ª Rodada do certame, que teve como destaque as vitórias de Central Coast Mariners, Melbourne Heart e Melbourne Victory.


Heskey (Newcastle Jets, azul e vermelho) tenta enganar seu marcador, Watson (Adelaide United, branco), sob o forte sol de Newcastle

  Na abertura da rodada, Newcastle Jets e Adelaide United fizeram um jogo no qual o baixo nível técnico foi a principal característica. Após 90 minutos de disputa, o placar serviu de nota ao encontro: 0-0. O empate fez que com os "Jets" ficassem, por mais uma rodada, fora da Zona dos Play-offs, ocupando a 8ª colocação, com 17 pontos; já o Adelaide manteve-se na vice-liderança, mas viu a distância para seu rival na briga pela ponta, Central Coast Mariners, aumentar.


Assista aos poucos melhores momentos do encontro entre Newcastle Jets e Adelaide United

  O encontro entre Sydney Western Wanderers e Central Coast Mariners era o mais aguardado da rodada: com o apoio da torcida no Parramatta Stadium, os rubro-negros vinham embalados por uma série de resultados positivos que lhes rendeu a 3ª posição do campeonato antes da rodada; já o Mariners tinha como fator positivo sua belíssima campanha de 9 vitórias em 14 jogos, que garantia a liderança do certame aos auri-azuis.


Tarek Elrich (WSW, vermelho e preto) tenta aplicar finta em Josh Rose (Central Coast Mariners, amarelo)

  Dentro das quatro linhas, porém, a boa fase dos mandantes não se confirmou: com um poderio ofensivo invejável, os visitantes furaram o "ferrolho rubro-negro", garantindo mais três pontos na tábua de classificação. A exemplo do que ocorreu em outros jogos da temporada, o nome do Mariners na partida foi Daniel McBreen, que marcou duas vezes, chegando aos 12 gols e se isolando na artilharia da competição.


Confira os gols de mais uma vitória do líder da A-League

  Atrás de Mariners e Adelaide, ocupando o 3º posto, aparece o Melbourne Victory. Beneficiado pela derrota do WSW, o esquadrão victoriano chegou à sua atual posição após uma indiscutível vitória de 2-0 sobre o Wellington Phoenix. O triunfo azul veio com um "toque latino", já que os gols foram anotados pelo argentino Marcos Flores e pelo descendente de chilenos Marco Rojas (que defende a seleção neozelandesa). O gol de Rojas, aliás, teve um caráter especial, já que foi anotado contra o time que o revelou, o que resultou em uma comemoração discreta do jovem atleta "kiwi".


Assista aos gols da vitória que garantiu o 3º posto da A-League ao Victory

  No jogo que marcava o encontro dos astros Shane Smeltz e Alessandro Del Piero, Perth Glory e Sydney FC ficaram num empate, o qual premiou a gana dos visitantes, que estiveram atrás do placar em duas oportunidades e conseguiram sua reabilitação, levando um ponto do Nib Stadium.


Del Piero (Sydney FC, 10) e Jacob Burns (Perth Glory) disputam a posse do esférico. Foto: AAP

  Pelo lado violeta, o "faro" de artilheiro de Shane Smeltz foi visto da pior maneira possível pelo arqueiro Vedran Janjetovic, que sofreu dois tentos do alemão naturalizado neozelandês; porém, os "Sky Blues" contaram com a precisão do zagueiro Sebastian Ryall e a experiência do volante Jason Culina, autores dos gols de empate da equipe de Sydney; todavia, o ponto não alivia em nada a situação do SFC: apesar dos investimentos magníficos realizados pelo magnata russo David Traktovenko, a equipe celeste segue na lanterna da A-League, com apenas 4 pontos, quatro a menos que o Melbourne Heart, time que fecha a Zona dos Play-offs.


Assista aos gols do empate entre Sydney FC e Perth Glory

  Por fim, chegamos à partida mais emocionante da 15ª Rodada da A-League: objetivando um posto na Zona dos Play-offs, Melbourne Heart e Brisbane Roar se enfrentaram, no último domingo, no AAMI Park. Debaixo de muito sol e com um público pequeno nas arquibancadas, o duelo não prometia fortes emoções; porém, quem compareceu à casa do futebol em Melbourne ou acompanhou a partida pela TV teve uma agradável surpresa.


Besart Berisha (Brisbane Roar, 7) bem que tentou, mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe frente o Melbourne Heart (vermelho)

  Logo aos 12 minutos, os "Hearts" abriram o placar com David Williams, após bela triangulação no setor ofensivo; antes do intervalo, a torcida local pôde vibrar mais uma vez: aos 35 minutos, Josip Tadic recebeu na cara de Michael Theo, só tendo o trabalho de tirar a bola do alcance do arqueiro com um toque rasteiro. No segundo tempo, o quadro local chegou ao seu terceiro tento, com o brasileiro Fred completando um cruzamento vindo da esquerda, de forma inapelável para Theo.


Veja os gols da vitória que garantiu aos "Hearts" uma vaga no "Top Six" da A-League

  A situação do Heart, porém, começou a ser alterada a partir dos 21 minutos, quando David Williams passou de herói a vilão após uma entrada criminosa, recebendo o cartão vermelho de A. Milliner. Com um homem a mais em campo, o Roar se animou e descontou em duas oportunidades, com Besart Berisha: aos 29, o artilheiro marcou cobrando penalidade máxima; dois minutos depois, balançou as redes após receber uma assistência primorosa de Thomas Broich. Porém, a pressão dos visitantes foi neutralizada nos últimos minutos pela defesa alvirrubra, que segurou uma importante vitória, a qual coloca o Heart, pela primeira vez na competição, na Zona dos Play-offs, ocupando a 6ª posição, com 18 pontos; o Roar vem logo atrás, com um ponto a menos.


Vista panorâmica do Hindmarsh Stadium, palco da partida de abertura da 16ª Rodada da A-League envolvendo Adelaide United (vermelho) e Perth Glory (branco)

  A 16ª Rodada da A-League já começou, com um jogo na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília): contando com o apoio de sua torcida, o Adelaide United bateu o Perth Glory por 3-2; porém, todos os detalhes dessa importante jornada do certame, que ainda conta com os seguintes jogos: Melbourne Victory x Central Coast Mariners, Newcastle Jets x Brisbane Roar, Wellington Phoenix x Western Sydney Wanderers e Sydney FC x Melbourne Heart, você confere na próxima semana, em mais um boletim informativo sobre o que de melhor acontece nos gramados da "Terra dos Cangurus".

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
33
3
2
2
Adelaide United
32
2
4
3
Melbourne Victory
26
8
2
5
4
Sydney Wanderers
23
7
2
6
5
Perth Glory
19
5
4
7
6
Melbourne Heart
18
5
3
7
7
Brisbane Roar
17
5
2
8
8
Newcastle Jets
17
5
2
8
9
Wellington Phoenix
16
4
4
7
10
Sydney FC
14
4
2
9

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário