terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Auckland City goleia e garante vice-liderança da ASB Premiership; Waitakere vence sensação e mantém invencibilidade

  Por João Victor Gonçalves

  A 13ª e penúltima rodada da ASB Premiership foi disputada no último final de semana. Com os quatro classificados às semifinais já definidos, a emoção das partidas tinha razão apenas pela definição das posições de Auckland City, Canterbury United e Hawke's Bay United na tábua de classificação da competição. Além dos confrontos que envolveram essas equipes, merece destaque o duelo entre Otago United e Team Wellington, que, já eliminados, lutaram por uma questão de honra.


Jogadores do Auckland City (foto) comemoram um dos sete gols da goleada sobre o Waikato FC

  O nosso giro semanal pelos gramados neozelandeses começa por Kiwitea Street, onde o Auckland City recebeu o Waikato FC buscando mais três pontos, que, além de garantir a vice-liderança da Temporada Regular para os "Blues", consolariam os 874 pagantes que foram ao estádio e, até certo ponto, ficaram decepcionados com o fato de grande rival do City, o Waitakere United, terminar a 1ª Fase da Liga com larga vantagem sobre sua equipe.


Manel Exposito (9, Auckland City) remata para grande defesa do arqueiro Jason Mann (Waikato FC)

  Dentro das quatro linhas, o Auckland City tentou provar que será páreo para qualquer rival nas semifinais. E conseguiu: com uma atuação ofensiva impecável, os comandados de Ramón Tribulietx não deram chance aos tricolores e bateram o desmotivado Waikato por impiedosos 7-1. O time, que mesclava "medalhões" do City como Manel Exposito e Daniel Koprivcic e jovens talentos como Pedro García e Gustavo Sampedro, chegou aos gols por intermédio de Sampedro (2), Feneridis, Dickinson, Exposito, Tade e Bale. Sunny Singh descontou para os visitantes, diminuindo o vexame do clube de Hamilton, que só não ocupa a lanterna por ter marcado um gol a mais que o YoungHeart Manawatu (15 a 14), já que as mesmas equipes têm o mesmo saldo de gols (-32).


Assista aos melhores lances da goleada do Auckland City sobre o Waikato FC

  Por sua vez, os "verdes" do YoungHeart Manawatu, que vinham embalados após uma vitória sobre o Waikato FC na última rodada, não conseguiram aproveitar o bom momento contra o forte time do Canterbury United e saíram de campo derrotados por 4-1. O placar elástico, entretanto, acaba mascarando a garra dos atletas do YHM, que levaram um empate por 1-1 para o intervalo. Porém, no segundo tempo, o cansaço dos visitantes e o talento de Aaron Clapham foram decisivo para a construção do placar favorável aos dragões. Vice-artilheiro da A-League, com 10 gols, Clapham anotou um hat-trick no triunfo dos rubro-negros. Kamo completou a contagem dos locais, enquanto Soromon fez o de honra dos visitantes (assista aos gols desse duelo clicando aqui).


Russel Kamo (esquerda) e Michael Fifi (centro) comemoram o gol de Aaron Clapham (esquerda) ao lado do capitão dos "dragões"

  No jogo que envolveu dois times sem maiores pretensões na ASB Premiership, o Team Wellington comprovou sua superioridade técnica em relação ao Otago United dentro de campo, vencendo os "azuis" por 2-0. A partida, que foi disputada no Rugby Park, em Invercargill, contou com um bom público de cerca de 350 pessoas, as quais viram Henry Fa'arodo e Hamish Watson marcarem para o quadro capitalino. Com a vitória, os atuais vice-campeões da Liga Neozelandesa chegam aos 18 pontos, na definitiva 5ª colocação. O Otago é o 6º, com apenas 6 pontos.


Hamish Watson (foto) foi o autor de um dos gols da vitória do Team Wellington sobre o Otago United

  Fechando a rodada, o duelo entre Hawke's Bay United e Waitakere United era o mais aguardado do final de semana, por razões óbvias: de um lado, os "kiwis" de Hawke's Bay, que conseguiram pela primeira vez a classificação do HBU à Fase Final da ASB Premiership; de outro, o líder invicto Waitakere United, que ostenta a melhor campanha em termos de aproveitamento na história da Temporada Regular da Liga Neozelandesa.


Detalhe do encontro entre Waitakere United (vermelho) e Hawke's Bay United (branco)

  Quaisquer expectativas de uma partida equilibrada pelo bom momento vivido pelos dois oponentes, porém, foram frustradas. Comprovando sua hegemonia no futebol nacional, o Waitakere United mostrou mais eficiência nas jogadas ofensivas e consolidou uma tranquila vitória por 3-0, apesar do desfalque do artilheiro Roy Krishna. Jake Butler, Matt Cunneen e Ryan de Vries fizeram para os alvirrubros, que chegaram aos 37 pontos em 13 jogos (12 vitórias e um empate), maior pontuação já obtida desde que a Temporada Regular da ASB Premiership passou a ser disputada em dois turnos. Com o revés, o Hawke's Bay caiu uma posição: agora é o 4º, com 24 pontos, um a menos que o Canterbury United.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2012/13:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Waitakere United1312104693737
Auckland City1393140172330
Canterbury United1381431171425
Hawke's Bay United1373327171024
Team Wellington136072319418
Otago United1320111337-246
Waikato FC1320111547-326
YoungHeart Manawatu1320111446-326

  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership e Site Oficial do Auckland City

Nenhum comentário:

Postar um comentário