terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Victory vence "Mel-Derby" e já sonha com classificação direta às semifinais; caçula surpreende e está em 3º

  Por João Victor Gonçalves

  A 19ª Rodada da A-League provou que o equilíbrio continua sendo uma das principais características do futebol australiano. Em partidas que puseram frente a frente equipes com objetivos semelhantes na tabela, as vitórias e derrotas observadas aumentaram ainda mais a disputa pelas vagas nos Play-offs ou pelos dois primeiros postos, os quais garantem a classificação direta às semifinais da principal competição do futebol da "Terra dos Canugurus". Começamos nosso giro por uma partida que envolveu equipes que fogem à regra da "semelhança", estando em condições diferentes no certame.


O artilheiro Berisha (Brisbane Roar, laranja) tenta simular uma falta sob o olhar fixo de Zwaanswijk (Central Coast Mariners, azul)

  Na sexta-feira, o Brisbane Roar recebeu o líder Central Coast Mariners buscando manter o embalo na competição e assegurar um posto no "Top Six" ao término da rodada. Contando com o apoio de seu torcedor, os "Leões" adotaram uma postura de domínio, objetivando manter a posse de bola para criar as melhores oportunidades. Jogando no contra-golpe, o Mariners via o empate como um resultado não tão desastroso a ser trazido de Brisbane.


Artilheiro da Edição 2011/12 da A-League, Besart Berisha (foto) reviveu seus momentos de glória ao marcar dois gols no confronto contra o Mariners

  Logo no início do duelo, um "balde de água fria" abateu-se sobre a torcida local, quando Michael McGlinchey abriu o placar para o líder da A-League. Porém, os "leões" contavam com o talento de Besart Berisha, artilheiro da última edição do torneio, que, com dois gols, colocou a equipe local à frente do marcador, dando mostras de que o atual bi-campeão do certame poderia sair de campo com os três pontos.


Artilheiro da A-League 2012/13 com 13 gols, Daniel McBreen (Central Coast Mariners, azul) disputa bola com Brattan (Brisbane Roar, laranja)

  Todavia, quando o assunto é "artilheiro", o Central Coast Mariners não está mal servido: a 15 minutos do fim, Daniel McBreen chegou ao seu 13º gol na Temporada, isolando-se na artilharia da A-League, e decretou o empate que permaneceria ao término dos 90 minutos. O ponto conquistado por cada um dos times fez jus ao empenho e aplicação de ambos, e faz com que o CCM atinja 39 pontos; o Brisbane Roar, por sua vez, fica na 6ª colocação, fechando o "Top Six", com 21 unidades.


Assista aos melhores momentos do empate entre Roar e Mariners

  Indo da cabeceira à rabeira da tabela, chegamos ao interessante confronto entre Wellington Phoenix e Perth Glory, duas equipes que brigam pela fuga das posições inferiores da classificação. Pressionado pelos maus resultados e pelo elevado número de gols sofridos, Ricki Herbert escalou uma equipe defensivamente conservadora para o encontro contra os "violetas".


McGarry (branco, Perth Glory) e Cernak (amarelo, Wellington Phoenix) mostram em suas caretas o esforço de suas equipes na luta por uma vitória

  E o resultado foi positivo: apesar de cometer 22 faltas contra apenas 9 da equipe australiana, o Phoenix chegou à vitória com um gol solitário de Jeremy Brockie, aos 40 minutos da etapa inicial. Os três pontos significaram uma mudança de posições: os aurinegros deixam a lanterna para os violetas, subindo para o 9º posto, com 20 pontos, um a mais que os rapazes de Perth.


Assista aos gols da vitória do Phoenix sobre o Glory no Eden Park

  Em outro duelo que movimentou equipes da parte baixa da tabela, o Newcastle Jets recebeu o Sydney FC visando uma maior tranquilidade na competição, bem como encaminhar sua vaga aos Play-offs. Já os comandados de Frank Farina viam no duelo contra os "aviadores" uma chance de garantir uma vitória fora de casa contra uma equipe tecnicamente inferior.


Alessandro Del Piero (azul, Sydney FC) finta Ruben Zadkovich (vermelho, Newcastle Jets)

  O resultado do encontro de equipes motivadas foi um empate. Numa atuação discreta de Emile Heskey, o Jets teve de contar com a inspiração de outro "artilheiro": Ryan Griffiths, que, em duas cobranças de penalidade, fez os dois gols do time da casa, sendo o segundo deles aos 44 minutos da etapa complementar, o que gerou reclamações e um sentimento de "derrota" por parte do time de Sydney. Del Piero e Powell anotaram os tentos dos "celestes". Com mais um ponto somando, o Newcastle Jets mantém-se em 5º, com 23 pontos; já o Sydney FC é o 8º, com 21, perdendo a vaga no "Top Six" nos critérios de desempate.


Veja os melhores momentos do empate entre "Jets" e "Sky Blues"

  O terceiro jogo do sábado foi, sem dúvida, o duelo mais importante do final de semana. Frente o público recorde da Temporada 2012/13, Melbourne Victory e Melbourne Heart fizeram um dos jogos de maior rivalidade do futebol australiano. Em jogo, além de três pontos fundamentais para os objetivos de azuis e alvirrubros, estava a honra de ser o soberano da segunda cidade mais populosa da Austrália.


Jonatan Germano (vermelho, Melbourne Heart) "decola" após entrada de Leigh Broxham (azul, Melbourne Victory)

  Melhor em campo, o Victory comprovou sua boa fase, principalmente no setor ofensivo, ao sair na frente no placar, com o gol de Archie Thompson, aos 28 minutos do primeiro tempo, o qual levou ao delírio a maior parte dos 41.203 pagantes que foram ao Etihad Stadium. A vantagem dos "victorianos" poderia até ser maior, caso não fossem as boas intervenções do arqueiro Redmayne e da defensiva dos "Hearts".


Archie Thompson (foto) provoca a torcida do Heart ao marcar o primeiro gol do Victory no Mel-Derby

  Na etapa complementar, o Victory foi premiado por seu domínio territorial e chegou ao segundo tento aos 10 minutos, com Mark Milligan, convertendo pênalti. A desvantagem de dois gols no marcador obrigou os alvirrubros a saírem mais para o jogo, abrindo brechas no setor defensivo que poderiam ser fatais. Porém, a exemplo do que ocorreu ao time azul, a relativa ofensividade do Heart foi premiada com um gol: David Williams balançou as redes aos 27 minutos. Porém, o domínio do Victory e a segurança de seu sistema defensivo fizeram com que a vitória fosse mantida até o apito final de Strebre Delovski.


Jogadores do Melbourne Victory (azul) saltam, enquanto jogadores do Melbourne Heart (vermelho) abaixam-se após cobrança de falta

  Os três pontos conquistados pelo Victory diminuem a distância dos comandados de Ange Postecoglou ao líder Mariners: agora, a equipe de Victoria está a apenas três pontos do time de Nova Gales do Sul. O Heart, por sua vez, permanece fora da Zona dos Play-offs, na sétima colocação, com 21 pontos ganhos.


Confira os melhores lances do "Mel-Derby"

  Fechando a rodada, a partida entre Adelaide United e Western Sydney Wanderers confirmou a má fase vivida pelos "Reds". Vindo de duas derrotas consecutivas, o time do "Celeiro Agrícola" da Austrália queria interromper sua sequência negativa contra o "caçula" de Parramatta. Porém, os rubro-negros não se incomodaram com o fato de jogarem no Hindmarsh Stadium e, com uma atuação magistral, venceram os donos da casa por 4-2.


Detalhe do brasileiro Cássio (vermelho, Adelaide United) em disputa de bola com Youssouf Hersi (branco, Western Sydney Wanderers)

  O equilíbrio era a tônica da partida até o final da primeira etapa; porém, nos últimos minutos, o time da casa passou por um verdadeiro "apagão", sofrendo dois gols, anotados por Youssouf Hersi e Mark Bridge. O início da etapa complementar não foi mais proveitoso ao time de Adelaide, que sofreu o terceiro logo aos 6 minutos, obra de Hersi, novamente. Nove minutos depois, Djite descontou, dando esperança à torcida local. Porém, aos 22, Mateo Poljak "fechou o caixão" dos "Reds", marcando o 4º do WSW.


Assista aos melhores momentos da vitória do Wanderers sobre o Adelaide United

  Ramsay chegou a descontar para o United, mas não conseguiu reverter o placar, que, ao final do encontro, apontava 4-2 para o Wanderers. Com a vitória, o time de Parramatta consolida-se na 3ª colocação, com 35 pontos. Já o Adelaide United vê cada vez mais distantes as chances de classificar-se diretamente às semifinais, ocupando o 4º posto, com 32 unidades.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  


Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
39
6
2
2
Melbourne Victory
36
3
5
3
Sydney Wanderers
35
2
6
4
Adelaide United
32
2
7
5
Newcastle Jets
23
6
5
8
6
Brisbane Roar
21
6
3
7
Melbourne Heart
21
6
3
8
Sydney FC
21
6
3
9
Wellington Phoenix
20
5
5
9
10
Perth Glory
19
5
4

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário