quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Fim de uma Era: após 17 anos de carreira, o "eterno capitão" dos All Whites, Ryan Nelsen, pendura as chuteiras

  Por Rodrigo Augusto


  Um dos maiores ídolos da História do Futebol Neozelândes, Ryan Nelsen, anunciou sua aposentadoria dos gramados após uma vitoriosa carreira de 17 temporadas. A notícia pegou todos de surpresa, pois se esperava que Nelsen contribuísse com sua experiência na Seleção Neozelandesa na campanha rumo a mais uma Copa do Mundo.


O eterno capitão dos "All Whites", Ryan Nelsen (foto) anunciou sua aposentadoria como jogador. Foto: The Telegraph

  Nascido em Christchurch, em 1977, Ryan William Nelsen teve seu primeiro contrato com uma equipe local aos 18 anos, o Christchurch United, clube no qual atuou por duas temporadas. Com a camisa do United, anotou 12 gols em 96 jogos, números relativamente altos para um zagueiro.


O Christchurch United (escudo) foi o primeiro time da carreira de Nelsen. Com a camisa dos "Rams", marcou 12 vezes em 96 partidas. Foto: Christchurch United

  O talento do defensor chamou a atenção do futebol norte-americano, onde atuou nas divisões colegiais nas temporadas 1997-98, defendendo o Greensboro College, e em 1999-2000, quando jogou pelo Stanford Cardinal. Em 2001, começou sua trajetória gloriosa na MLS, com as cores do D.C. United, clube tradicional do futebol yankee. Nelsen permaneceu na equipe da capital norte-americana até 2005, tendo disputado 81 partidas e anotado 7 gols.


Nelsen viveu o melhor momento de sua carreira com a camisa do Blackburn Rovers: além de acumular o posto de capitão, disputou 172 partidas e marcou 8 gols. Foto: The Telegraph

  A segurança na defesa e o “Estilo Xerifão” de Nelsen atraiu a atenção dos clubes da Europa, para onde se transferiu ainda em 2005. Lá, o eterno capitão dos “All Whites” assinou com Blackburn Rovers, da Inglaterra. Este, sem dúvida, foi o momento mais glorioso de sua carreira, no clube onde mais se destacou e que o tem como um de seus ídolos. Nas quase sete temporadas em que atuou com a camisa dos “Rovers”, Nelsen disputou 172 partidas e marcou 8 gols, sendo considerado um dos melhores zagueiros da Premier League.


A passagem de Nelsen (foto) pelo Tottenham foi frustrada: foram apenas 8 jogos disputados e um gol marcado. Foto: Daily Mail

  Em 2012/2013, sua última temporada profissional, Nelsen acertou sua transferência para o Tottenham após o rebaixamento do Blackburn. Porém, sua estadia no clube londrino durou pouco, principalmente devido à sua dificuldade em entrar em forma. Foram apenas 8 partidas disputadas e um gol marcado.  O último clube de sua carreira foi o Queen’s Park Rangers , pelo qual realizou 21 partidas e fez um gol. Porém, uma sequência de lesões e problemas no joelho fizeram com que Nelsen optasse pelo fim de sua carreira.


O último clube pelo qual Ryan Nelsen (foto) atuou foi o Queen's Park Rangers: Foto: The Guardian

  Para tomar a decisão, o jogador comunicou primeiramente o amigo e presidente da Federação de Futebol da Nova Zelândia, Frank Van Hattun; posteriormente, entrou em contato com o treinador dos “All Whites”, Ricki Herbert. Ambos aconselharam Nelsen a se aposentar. O eterno capitão dos “All Whites” destacou: “Depois de muito tempo, decidi por encerrar minha carreira. Foi uma decisão difícil, mas não tive escolha. Falei pessoalmente com o Frank e o Ricki em uma reunião que realizamos e optei por parar por aqui”.


Emocionado, Ryan Nelsen se despede dos tocedores do QPR em Loftus Road

  Nelsen ainda disse que vai estar na torcida para que a seleção consiga se qualificar à Copa do Mundo de 2014, o que seria a terceira participação dos “All Whites” em Mundiais. Além disso, agradeceu o carinho dos fãs e confirmou que seguirá no meio futebolístico como treinador: “Gostaria de desejar toda sorte do mundo aos meus companheiros de Seleção. Eles podem contar com a minha torcida e com o que precisarem. Agradeço aos pedidos da torcida para eu continuar, mas acredito que é hora de dar oportunidades aos jovens. Já fiz o que podia e dei minha contribuição para a equipe. Agora é com eles. Ultimamente me sentia muito limitado tanto na parte física quanto na técnica, então decidi parar”.


Como treinador, Nelsen voltará à MLS, competição que já disputou como jogador, com a camisa do D.C. United (foto). Foto: Site Oficial do D.C. United

  A aposentadoria do atleta significa que ele não terminará a campanha da Nova Zelândia rumo ao Mundial de 2014. Sua última partida pela Seleção foi o duelo contra o Taiti, em sua cidade Natal, Christchurch, vencido pelos “All Whites” por 3-0. Em sua passagem pela seleção “kiwi”, disputou 51 partidas e marcou 7 gols. Disputou sua última partida como profissional foi pelo Queen’s Park Rangers , no último dia 29 de Janeiro, contra o Manchester City, pela Premier League.


Ryan Nelsen (direita) comemora classificação ao Mundial de 2010 ao lado do treinador Ricki Herbert (esquerda). Foto: ODT

  Nelsen debutou com a camisa da Nova Zelândia em 1999, no amistoso contra a Polônia. Foi capitão do selecionado “kiwi” nas Olimpíadas de Pequim, nas partidas decisivas contra o Bahrein, em 2009, e em duas partidas da Copa de 2010, contra Eslováquia e Paraguai. Além disso, conquistou a Copa das Nações da OFC em duas oportunidades (2002 e 2008). Segundo ele: “Toda vez que vestia  a camisa branca ou preta com a ‘Fern’ no peito me sentia um homem de honra, lutava com todas as minhas forças como um guerreiro maori. Espero a mesma atitude dos que atuam na seleção: que honrem nosso país!”.


Nelsen (esquerda) foi anunciado como novo treinador do Toronto FC. Foto: Site Oficial do Toronto FC

  O ex-jogador também ressaltou os novos desafios que terá no comando do Toronto FC, time da MLS, e ressaltou que teve o apoio da família e dos amigos para dar esse importante passo em sua carreira: “Acertei com o Toronto FC. Estamos apalavrados desde 8 de Janeiro, mas realizei algumas partidas pelo Queen’s, já que a Liga Americana se inicia no dia 2 de Março. Estou feliz e com a consciência tranquila, pois estou com 35 anos e meus joelhos não aguentavam mais (risos)”. O novo técnico faz sua estreia como treinador na MLS no próximo dia 2, fora de casa, e logo pela frente terá um clássico: o duelo cm o Vancouver Whitecaps.


O último gol de Ryan Nelsen foi marcado com a camisa do QPR, contra o Wigan, em duelo válido pela Premier League

  Opinião do Blog: chega ao fim a carreira do jogador neozelandês de maior destaque na história recente do futebol mundial. Nelsen foi mais que um simples capitão: levou o nome dos “All Whites” para EUA e Europa, contribuindo decisivamente no processo de crescimento do futebol em seu país. Seu espírito de liderança foi decisivo para a história campanha da Nova Zelândia no Mundial de 2010, de onde saiu invicta (três empates: 1-1 com a Eslováquia, 1-1 com a Itália e 0-0 com o Paraguai). Para um atleta que sempre atuou em elevado nível, disputar um campeonato tão forte como a Premier League e levar a sua seleção a mais um Mundial se tornaram missões difíceis com os problemas físicos e as lesões. Por isso, assim como o “eterno capitão”, a “Equipe Do outro lado da Bola” tem a ciência de que Nelsen deu seu máximo com o manto dos “All Whites” e teve sua missão no futebol desempenhada de maneira brilhante. Sentiremos falta do “Xerife da Camisa 6”!

Um comentário:

  1. Grande Ryan Nelsen, vai deixar um enorme legado para o futebol neozelandês. Eu passei a acompanhar a Nova Zelândia em 2009 e me tornei fã de Ryan Nelsen, era incrível a sua atuação em um país que ainda engatinha no futebol. Seria ótimo se a federação da Nova Zelândia fizesse um último jogo comemorativo para dar o adeus final a Nelsen.
    Ryan Nelsen vai deixar saudades!

    ResponderExcluir