segunda-feira, 4 de março de 2013

Caçula surpreende Mariners e é novo líder da A-League; Victory, Roar, Glory e Phoenix também vencem

  Por João Victor Gonçalves

  A luta pelas vagas nos Play-offs da A-League fica mais emocionante a cada rodada. O último final de semana trouxe resultados que acirraram ainda mais a disputa, alterando posições por toda a tábua de classificação. Na ponta, o Central Coast Mariners foi surpreendido e perdeu a liderança para o caçula Western Sydney Wanderers. Já nos postos inferiores do Top Six, a grande novidade é a presença do Brisbane Roar entre os clubes que se classificariam à fase eliminatória.


Besart Berisha (preto, Brisbane Roar) tenta se desvencilhar da forte marcação do Adelaide United (vermelho)

  Na abertura da rodada, o Adelaide United recebeu o Brisbane Roar visando manter vivas suas chances de classificação direta às semifinais do certame. Porém, os "Reds" acabaram surpreendidos pelos atuais bi-campeões da A-League, sendo derrotados pela contagem mínima. Numa partida muito equilibrada, o Roar demonstrou maior poderio ofensivo e chegou ao gol da vitória aos 36 minutos da etapa complementar, com Ben Halloran. Com o triunfo, os "laranjas" sobem para a 6ª colocação, com 28 pontos; o United é o 4º, com 36.


Assista aos melhores lances do triunfo dos "Leões" sobre os "Reds"

  No sábado, o então líder Central Coast Mariners recebeu o Western Sydney Wanderers no duelo mais aguardado da 23ª Rodada. A confiança em mais uma vitória dos auri-azuis era latente no Bluetongue Stadium, que recebeu mais de 18 mil torcedores. Porém, os rubro-negros de Parramatta tinham a seu favor uma incrível série de 7 vitórias consecutivas e estavam dispostas a aumentá-la atuando na Costa Central.


McGlinchey (amarelo, Central Coast Mariners) tenta escapar do cerco feito por Hersi (branco, Western Sydney Wanderers)

  Com a bola rolando, a postura das duas equipes ficou clara na etapa inicial: o time da casa saía ao ataque com frequência, visando abrir o placar e garantir sua 14ª vitória na temporada; já os visitantes apostavam nas jogadas de contra-ataque, com a missão de surpreender a defesa menos vazada da A-League até o início da jornada. Apesar dos esforços dos locais, a partida foi para o intervalo com o marcador em branco.


Jogadores do WSW celebram o gol de Haliti (direita, sem camisa)

  Na etapa complementar, a chance de abertura de contagem apareceu para o Central Coast Mariners logo aos 5 minutos, após o árbitro marcar pênalti de Kresinger sobre Zwaanswijk. Na cobrança, o arqueiro Mathew Ryan, que buscava sua consagração como "goleiro-artilheiro" do CCM, viu seu remate ser defendido por Ante Covic, que foi quem obteve a condição de herói no duelo dos líderes da A-League.


Veja os melhores lances da etapa complementar do duelo entre CCM e WSW

  A perda do pênalti abalou o time local, que passou a sofrer uma pressão mais intensa do WSW. Melhor em campo, a representação de Parramatta foi premiada com a vitória aos 36 minutos, quando Labinot Haliti recebeu belo lançamento e, com um chute colocado no canto direito baixo, venceu o arqueiro Ryan. O placar mínimo favorável aos visitantes permaneceu até o apito final, fazendo com que a franquia caçula do futebol australiano alcançasse a liderança da principal competição do país, com 47 pontos. O Mariners vem logo atrás, na vice-liderança, com 45.


Del Piero (centro) comemora seu belo gol ao lado dos companheiros do Sydney FC; porém, o tento do italiano não foi suficiente para dar a vitória aos "Sky Blues"

  A rodada também marcou a renovação das esperanças da torcida do Perth Glory. Demonstrando um maior entrosamento, a equipe do artilheiro Shane Smeltz recebeu o Sydney FC no Nib Stadium e conseguiu um importante triunfo. Chris Harold, aos 19 minutos, abriu o placar para os "violetas". Nove minutos depois, porém, Alessandro Del Piero coroou mais uma boa atuação com a camisa do "Sky Blues" com um gol, empatando a partida. Todavia, o dia era mesmo do Glory, que, ainda no primeiro tempo, chegou à vitória, graças ao tento marcado pelo "matador" Smeltz.


Assista aos melhores lances da vitória do Perth Glory sobre o Sydney FC

  Apesar da vitória, o Glory segue na vice-lanterna; porém, já soma 25 pontos, estando a apenas três unidades do Brisbane Roar, sexto colocado. Um posto acima, aparece o Sydney FC, com 27 pontos. Ainda na parte baixa da tabela, o Wellington Phoenix venceu e conseguiu manter vivas suas chances de classificação.


O belíssimo Forsyth Barr Stadium sediou o encontro entre Wellington Phoenix e Melbourne Heart

  Atuando no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, os auri-negros tinham no duelo contra o Melbourne Heart a "última cartada" na luta por um posto no Top Six. Além disso, a transferência do duelo para Dunedin visava recuperar a credibilidade do Phoenix com o público neozelandês, amenizando a pressão sobre o técnico interino Chris Greenacre, que substitui Ricki Herbert, o qual foi considerado um dos principais culpados pela fraca campanha da franquia neozelandesa na Temporada 2012/13.


O treinador interino Chris Greenacre (foto) conquistou sua primeira vitória à frente do Wellington Phoenix

  Dentro de campo, a estratégia dos dirigentes do Phoenix parece ter dado certo: a equipe apresentou um futebol eficiente, comportando-se de maneira tranquila e conquistando a vitória com um gol do decisivo Jeremy Brockie, aos 18 minutos da etapa inicial. O nervosismo, aliás, parece ter sido transferido à equipe de Melbourne, que não conseguiu acertar um remate dos dez que desferiu na meta de Glen Moss. Mesmo com a vitória, o Phoenix permanece na lanterna, com 24 pontos, a 4 do sexto colocado, Brisbane Roar. Já o Heart perdeu seu posto no Top Six: agora é o sétimo, com 27 unidades.


Pouco mais de 3 mil torcedores assistiram à vitória do Phoenix sobre o Heart em Dunedin

  Fechando a rodada, o Melbourne Victory se recuperou da goleada sofrida na última rodada (6-2 para o Central Coast Mariners) em grande estilo: contando com o apoio de 17.778 torcedores, o esquadrão azul de Melbourne não deu chance ao Newcastle Jets, goleando os "aviadores" por impiedosos 5-0.


Marco Rojas (foto) celebra mais um gol com a camisa do Melbourne Victory

  O segredo de Ange Postecoglou para superar o bom sistema defensivo dos azul-grenás foi pressionar o time visitante desde o primeiro minuto, buscando marcar logo no início da partida. O objetivo do vitorioso comandante foi facilitado por Marco Rojas, que abriu o placar logo aos 8 minutos. Aos 15, Adrian Leijer aumentou a vantagem dos locais, dando mostras de que uma goleada estava por vir. Aos 29, Mark Milligan, de pênalti, fez o terceiro e decretou o placar que permaneceria até o intervalo.


Assista aos melhores lances da vitória do Melbourne Victory sobre o WSW

  Na etapa complementar, o show dos victorianos continuou: aos 11 minutos, em nova penalidade, Milligan aumentou a vantagem. Nove minutos depois, a revelação da A-League, Marco Rojas, fez seu segundo gol, o quinto e último do Victory na partida. A vitória leva o esquadrão de Melbourne aos 39 pontos, na 3ª posição. Já o Newcastle Jets é o 5º, com 30, mas possui um jogo a mais que a maioria dos postulantes a uma vaga no Top Six.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  


Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Sydney Wanderers
47
2
6
2
Central Coast
45
6
4
3
Melbourne Victory
39
3
8
4
Adelaide United
36
3
9
5
Newcastle Jets
30
8
6
6
Brisbane Roar
28
8
4
7
Melbourne Heart
27
8
3
8
Sydney FC
27
8
3
9
Perth Glory
25
7
4
10
Wellington Phoenix
24
6
6

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário