terça-feira, 26 de março de 2013

A bola já está rolando pelo Oceânico Sub-20. Confira o que aconteceu nas três primeiras rodadas do certame!

  Por Rodrigo Augusto

  O Campeonato Oceânico Sub-20, que dá uma vaga ao campeão no Mundial da categoria, a ser disputado em Junho, na Turquia, está em andamento. Confira o resumo preparado pela "Equipe Do outro lado da Bola" sobre os melhores lances das três primeiras rodadas do certame, disputado em Lautoka, Fiji.

  1ª Rodada


  Começou na noite da última quarta-feira (Horário de Brasília) mais uma edição das Eliminatórias Sub-20 da OFC, a qual garante ao campeão uma vaga no Mundial da categoria a ser realizado na Turquia neste ano.


Edwin Bai (amarelo, Vanuatu) sofre com a marcação de Vineel Naidu (branco, esquerda, Fiji) e Narendra Rao (branco, direita, Fiji)

  A edição 2013 do torneio está sendo disputada na cidade de Lautoka, Fiji, e conta com a presença de cinco seleções que têm como único objetivo chegar à Turquia no meio do ano. Na partida inaugural do evento, os anfitriões fijianos receberam a seleção de Vanuatu, responsável por um surpreendente terceiro lugar na última disputa, tendo obtido dois trunfos ante o time de Fiji em 2011.


Rusiate Matarerega (5, Fiji) sobe mais alto que a defensiva vanuatuana e marca mais um tento para os alvinegros

  Para este confronto, o time mandante tinha o apoio da torcida local e iniciou o duelo tentando “dar as cartas”; porém, os visitantes surpreenderam e abriram impressionantes 2-0 no placar, com gols de Damalip, aos 5 minutos e Manuhi aos 23. Esse placar foi mantido até o intervalo, o que visivelmente decepcionava os atletas do treinador Ravinesh Kumar. Porém, graças ao trabalho do treinador, o selecionado fijiano voltou com os ânimos redobrados para a segunda etapa e conseguiu reverter a vantagem.


Confira os melhores momentos do jogo de estreia do torneio entre Vanuatu e Fiji

  Os garotos de Fiji não queriam decepcionar os torcedores; tanto que lutaram e conseguiram uma motivante virada, decretando o placar final em 3-2, com gols de Rao aos 13, Qasevakatini aos 23 e Matarerega aos 39 minutos. Com o placar construído, o time anfitrião só teve o trabalho de administrar o resultado e comemorar a estreia com pé direito no torneio.


Eis o selecionado Sub-20 de Papua Nova Guiné

  No duelo de fundo realizado no Churchill Park, houve o embate entre os favoritos neozelandeses e os “azarões” papuásios. O esperado dentro das quatro linhas era o time “Kiwi” tomando as iniciativas contra um rival bastante fechado, focando suas ações na marcação.


O treinador Wesley Waiwai (foto, Papua Nova Guiné) observa atentamente seus pupilos no duelo contra a Nova Zelândia

  O início do confronto deixava claras as intenções de cada treinador na partida: Chris Milicich armou seu time para pressionar o rival e construir o resultado, enquanto os comandados de Wesley Waiwai tentavam segurar os atuais campeões do Oceânico Sub-20. Os “All Whites” iniciaram o duelo a todo vapor, encurralando o adversário e levando para o intervalo uma boa vantagem de 3-0, com gols do craque Louis Fenton aos 5 e 11 minutos, e de Homish Watson aos 43.

Assista aos melhores momentos do triunfo dos "All Whites" sobre os papuásios

  Na volta da etapa final, o time de Papua Nova Guiné tentou resguardar seu sistema defensivo com maior aplicação, mas não conseguiu melhor sucesso: a Nova Zelândia ainda anotou mais dois gols na partida, com Higham aos 34 e Boyd aos 36 minutos, após um pênalti um tanto quanto infantil da zaga rubro-negro, selando o placar final em 5-0 favoráveis à atual campeã do torneio.

  2ª Rodada


A segunda rodada do Qualificatório Sub-20 da OFC para o Mundial da Turquia, a ser realizado em junho, mostrou os prognósticos já esperados para o torneio: os favoritos voltaram a vencer e provaram estar à frente dos demais na disputa pela hegemonia do futebol de base na Oceania.


Jogadores de Vanuatu (foto) entoam o hino nacional de seu país

  No jogo de abertura da rodada, a Nova Zelândia enfrentou o selecionado de Vanuatu. O favoritismo era dos “Kiwis”, muito em virtude das últimas campanhas dos “All Whites” em torneios da OFC; porém o terceiro lugar de 2011 era o fator que animava os “Yellow Boys” de Vanuatu a buscarem algo.


Os "Yellow Boys" de Vanuatu posam para foto antes de mais um desafio no Oceânico Sub-20 2013

  Pouco antes de a bola rolar, o treinador neozelandês surpreendeu a todos poupando alguns titulares, levando em conta a grande sequência de jogos em poucos dias. Com isso, surgiram oportunidades a alguns jovens, que debutaram no torneio de maneira triunfante.


Zica Manuhi (amarelo, Vanuatu) domina bola tendo a marcação de Jesse Edge (branco, Nova Zelândia)

  Ambas as equipes mostraram-se bastante nervosas, apresentando falhas visíveis de posicionamento e muitos erros de passe. Porém, a relativa experiência dos “All Whites” pesou mais uma vez e Vanuatu não conseguiu segurar o ataque branco, que venceu por 1-0, com gol de Van Elia.


Assista aos melhores momentos da vitória magra dos "All Whites" sobre os "Yellow Boys"

  No jogo de fundo, a seleção anfitriã, Fiji, recebeu a Nova Caledônia, que estrearia na competição após ter folgado na primeira rodada. O time caledoniano era uma Incógnita, enquanto os alvinegros já haviam feito o suficiente para bater Vanuatu na Estreia sem muito alarde.


Selecionado caledoniano Sub-20 (foto) posa para foto antes do duelo contra Fiji

  O duelo se mostrou bastante equilibrado, com a seleção da Nova Caledônia buscando a vitória logo em sua estreia, pois sabia que uma derrota já a deixaria seis pontos atrás de Nova Zelândia e Fiji, sendo que este último não queria deixar os “Kiwis” abrirem vantagem na ponta.


Veja os melhores momentos do triunfo dos anfitriões fijianos sobre os "Cagous"

  Após 90 minutos de muita emoção, Fiji conseguiu ter maior eficiência em suas jogadas ofensivas e venceu o embate por 3-2; os gols dos Fijianos foram anotados por Ratu Nakalevu, aos 8 minutos, e Matarerega (2) aos 32 e 42 minutos da primeira etapa; já a Nova Caledônia balançou as redes com Waelua, aos 27, e Wadriako a três minutos do fim do encontro. Vale lembrar que Papua Guiné folgou na rodada.

  3ª Rodada

  No último final de semana, foi disputada a 3ª Rodada do Campeonato Sub-20 de Seleções da Oceania, no qual o objetivo principal de cada uma das cinco nações participantes é conquistar uma vaga no Mundial da categoria, que será disputado em Junho, na Turquia.

Seleção neozelandesa (foto) canta o hino nacional de seu país sobre o bom gramado do Churchill Park, em Lautoka, Fiji

  A rodada mostrou que a Nova Zelândia não possui mais uma “vantagem abissal” sobre os demais países do continente. A equipe “Kiwi” voltou a vencer, porém com muita dificuldade, enquanto Vanuatu, já sem chances de classificação, goleou a frágil Papua Nova Guiné.

Eis a foto da geração Sub-20 dos "All Whites" versão 2013

  Aproveitando a folga de Fiji, que também somava duas vitórias na competição, a Nova Zelândia, até então líder pelo saldo de gols, enfrentou a Nova Caledônia buscando abrir vantagem na ponta da tabela. Porém, a renovada seleção da Nova Caledônia comportou-se como um forte oponente.

Kade Schrijvers (foto, Nova Zelândia) prepara-se para rematar no duelo contra a Nova Caledônia

  O duelo inaugural da rodada entre “Cagous” e “All Whites” começou de forma surpreendente em Lautoka, com os francófonos abrindo 2-0 no placar com menos de 25 minutos de partida: Xalite e Wadriako fizeram a alegria da torcida fijiana no Churchill Park, a qual aguardava ansiosamente um tropeço neozelandês.

Veja o que de melhor ocorreu na difícil vitória neozelandesa sobre a Nova Caledônia

  Porém, a história da partida começou a mudar logo quatro minutos depois, quando Louis Fenton conseguiu descontar e dar novos ânimos à atual campeã do Oceânico Sub-20. Nos dez minutos iniciais da etapa final, a tradição e qualidade neozelandesas prevaleceram, com a equipe chegando à virada e à vitória com gols de Elia e, novamente, Fenton, selando o placar de 3-2 que garante a liderança do certame aos “Kiwis”.

O neozelandês Tom Biss (branco) disputa bola com o caledoniano Fonzy Ranchain (vermelho), dono de um exótico penteado

  No jogo de fundo, Vanuatu e Papua Nova Guiné fizeram um jogo eletrizante, com muitos gols, e arrancaram aplausos da torcida presente pelo espetáculo proporcionado, provando que a motivação da participação foi superior ao desânimo proporcionado pelo fim das possibilidades de classificação das duas equipes com o resultado da partida preliminar.

Jogadores de Vanuatu (foto) fazem uma última corrente antes do duelo contra Papua Nova Guiné

  A favorita seleção de Vanuatu saiu perdendo logo no primeiro minuto de partida, com o gol papuásio sendo anotado por Patrick Aisa; porém, os “Yellow Boys” se recuperaram ainda na primeira etapa e viraram o placar com gols de Damalip e Lepani.

Seleção vanuatuana (foto) exibe seu belo novo uniforme reserva antes do jogo contra os papuásios

  Na volta dos vestiários, já sabendo que administrar o resultado ou buscar mais gols não teria tanta influência em seu destino na competição, Vanuatu foi pra cima e conseguiu uma goleada para “lavar a alma” de seus alentadores: 6-1, com os quatro gols finais sendo anotados por Lepani, Damalip, Tasso e Tabilip.

Emmanuel Airem (vermelho, Papua Nova Guiné) se estica todo para evitar que Kevin Shem (preto, Vanuatu) domine a bola

  Com isso, Vanuatu soma seus primeiros três pontos no torneio, enquanto Papua Nova Guiné segue como o “sparring” da disputa, com duas derrotas em dois jogos, onze gols sofridos e apenas um marcado.

Confira os sete gols do duelo entre Papua Nova Guiné e Vanuatu

  Na próxima rodada, teremos o encontro entre a polivalente Nova Caledônia e a frágil e desmotivada Papua Nova Guiné, além da decisão antecipada do torneio entre Fiji e Nova Zelândia. Se os “Kiwis” vencerem, estarão garantidos no Mundial; em caso de empate, Fiji terá de construir um bom saldo de gols para ficar com a vaga na última rodada; em caso de vitória fijiana, na última rodada os anfitriões jogam por um simples empate contra os já eliminados papuásios.

  Confira a classificação do Campeonato Oceânico Sub-20:

Time
V
E
D
GP
GC
SG
P
Nova Zelândia
3
0
0
9
2
7
9
Fiji
2
0
0
6
4
2
6
Vanuatu
1
0
2
8
5
3
3
Nova Caledônia
0
0
2
4
6
-2
0
Papua Nova Guiné
0
0
2
1
11
-10
0

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário