segunda-feira, 18 de março de 2013

É Campeão! Waitakere United bate Auckland City e fatura o tetracampeonato da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves

  Neste domingo, chegou ao fim uma das competições mais queridas e cuja cobertura se faz de maneira integral por nosso Blog: a ASB Premiership, nome oficial do Campeonato Neozelandês de Futebol. Após uma temporada na qual oito times estiveram na disputa pelo título máximo do futebol "kiwi", os dois gigantes locais, Waitakere United e Auckland City, pelejaram pela taça num jogo decisivo no Fred Taylor Park, estádio dos alvirrubros. Após 120 minutos de emoção, o United, time de melhor campanha, fez valer o seu ligeiro favoritismo e ficou com o tetracampeonato.


Equipes entram em campo para decidir o vencedor da ASB Premiership 2012/13. Foto: Phototek

  O ligeiro favoritismo do time alvirrubro pode ser explicado pela bela campanha durante a Temporada Regular, na qual acumulou apenas uma derrota (no último jogo, contra o Canterbury United). 37 pontos foram obtidos pelo time de Paul Marshall, treinador que estreou nessa temporada com uma difícil missão: substituir à altura Neil Emblen, que havia conquistado a ASB Premiership de maneira consecutiva nas últimas temporadas. Para isso, Marshall contou com um time jovem, comandado pelo craque fijiano Roy Krishna, artilheiro do certame.


Roy Krishna (foto) era a esperança de gols do Waitakere United na luta pelo tetracampeonato da ASB Premiership. Foto: Zimbio

  Porém, o adversário do United era nada mais do que o seu grande rival citadino: o Auckland City. Dono da segunda melhor campanha da competição (12 vitórias, 3 empates e uma derrota em 16 jogos), o atual campeão continental só mostrou o futebol que o levou à conquista da Oceania nas últimas rodadas. Essa retomada vitoriosa dos "Blues" se deve, em parte, à chegada de Gustavo Souto: nas seis vezes em que o City contou com o atleta espanhol, obteve seis vitórias.


O Auckland City esperava manter a série de vitórias obtida desde a chegada do galego Gustavo Souto (foto). Foto: Auckland City

  Para a partida decisiva, as duas equipes procuraram manter o time-base das semifinais. O Auckland City repetiu a escalação do duelo contra o Canterbury United, enquanto o Waitakere United só teve uma alteração em relação ao time que derrotou o Hawke's Bay United: Chad Coombes recuperou a posição de titular, tomando a vaga de Jack Beguely. Antes do apito inicial do experiente Peter O'Leary, o time de Fred Taylor Park contava com certo favoritismo: as bolsas de apostas neozelandesas pagavam $ 1,65 a cada $ 1 investido no time de Marshall; para o City, a cotação era de $ 2,15 para $ 1.


A chuva castigou os atletas de Auckland City (azul) e Waitakere United (branco). Foto: ASB Premiership

  Com a bola rolando, os primeiros minutos foram marcados por uma ligeira pressão ofensiva do Waitakere e pelas entradas ríspidas dos atletas, as quais, ao lado do gramado encharcado, aumentavam o risco de lesões. Apesar do domínio territorial do United, quem chegou primeiro ao gol foi o Auckland City: aos 15 minutos, após bela jogada individual, o artilheiro Manel Exposito rematou no canto de Danny Robinson, levando ao delírio a torcida dos "Blues", que lotou o setor destinado aos visitantes no Fred Taylor Park.


Manel Exposito (foto) comemora o primeiro gol do Auckland City provocando a torcida do Waitakere United. Foto: Phototek

  Após sofrer o gol, a pressão dos atletas do United aumentou proporcionalmente à chuva que caía sobre a cidade de Auckland. O resultado veio rápido: aos 30 minutos, o artilheiro fijiano Roy Krishna mostrou toda sua habilidade, dominando a bola no peito e chutando no ângulo de Williams, para delírio da torcida vermelha. Dois minutos depois, a festa dos locais ficou completa quando Allan Pearce subiu mais alto que a zaga azul e virou a partida para o Waitakere, definindo o placar que permaneceria até o intervalo.


Torcedores do Waitakere United acompanham apreensivos cobrança de escanteio. Foto: Phototek

  Após o início da segunda etapa, os ânimos continuaram exaltados, o que gerou mais entradas violentas no confronto, as quais eram encaradas de maneira conivente por O'Leary. Vítima de boa parte destas, Manel Exposito deu a resposta dentro do gramado: aos 28 minutos, o "matador" espanhol recebeu na entrada da área e, com um forte chute, igualou a partida novamente. Dois minutos após o gol, o City sofreu uma baixa: Simon Arms, último homem de azul no lance, parou Roy Krishna com um puxão de camisa e acabou expulso.


Simon Arns (segundo jogador do Auckland City) recebe o cartão vermelho de Peter O'Leary. Foto: Phototek

  Quando parecia que a partida terminaria empatada em 2-2, mais emoção às torcidas: aos 43 minutos, após cobrança de escanteio, Chris Bale pegou a sobra e estufou as redes de Danny Robinson, naquele que parecia ser o gol do título do City, para a felicidade da torcida azul, presente em maior número no Fred Taylor Park. Porém, Ramón Tribulietx foi do céu ao inferno em poucos minutos: aos 45, após cruzamento vindo da esquerda, Roy Krishna mostrou toda sua elasticidade ao conseguir cabecear a bola no contrapé de Tamati Williams, que nada pôde fazer. 3-3 no placar, o que forçou a disputa de uma prorrogação.


Disputa de bola aérea entre Jordan Vale (Auckland City, azul) e Jake Butler (Waitakere United, branco). Foto: Phototek

  No tempo extra, jogar com um homem a mais foi um fator determinante para a vitória do Waitakere United, que passou a pressionar o rival com maior incisividade e chegou ao quarto gol no final do primeiro tempo da prorrogação: após cobrança de escanteio, Allan Pearce mostrou que as jogadas áreas são mesmo seu ponto forte, subindo novamente livre de marcação e marcando o tento do título dos alvirrubros.


O treinador Paul Marshall (foto, Waitakere United) exibe com orgulho o troféu da ASB Premiership. Foto: Phototek

  Após o apito final de Peter O'Leary, as reações dos treinadores eram evidentemente opostas: pelo lado do Auckland City, Ramón Tribulietx destacou a partida como "decepcionante", prometendo um esforço ainda maior na O-League: "Nós vamos nos levantar, temos que olhar para o futuro, visando o título da O-League. Trabalhamos duro, estamos decepcionados, mas vamos manter nossas cabeças erguidas", completou o espanhol.


O capitão Jake Butler (Waitakere United, centro) levanta o troféu da ASB Premiership; veja os gols da grande decisão clicando aqui. Foto: ASB Premiership


  Já Paul Marshall resumiu num pequeno discurso sua satisfação com o United: "Nós merecemos este título. Na minha opinião, fomos a melhor equipe durante toda a temporada, tanto que faturamos a Temporada Regular. Hoje, de maneira grandiosa, fizemos história", numa referência ao tetracampeonato da equipe, que já soma cinco títulos da ASB Premiership, estando presente nas últimas sete finais. A equipe do Blog parabeniza jogadores, comissão técnica e torcedores do Waitakere United, tendo a ciência de que, a exemplo do que disse o vitorioso Marshall, o quadro alvirrubro mereceu o título por sua regularidade. Parabéns, Waitakere United, campeão da ASB Premiership 2012/13!

Nenhum comentário:

Postar um comentário