quinta-feira, 21 de março de 2013

A bola vai rolar para as Eliminatórias Sub-20 da Oceania. Confira o guia da competição feito pelo nosso Blog!

  Por Rodrigo Augusto

  As Eliminatórias Sub-20 da Oceania para o Mundial da categoria, a ser disputado na Turquia, irão começar. A competição deste ano reúne cinco seleções e terá como sede a cidade de Lautoka, em Fiji.


Os neozelandeses faturaram a edição 2011 do Oceânico Sub-20 jogando em casa

  A Nova Zelândia segue sendo a maior potência futebolística do continente na categoria: com uma liga mais organizada que as demais da Oceania, o selecionado “Kiwi” vem concentrado e pronto para vencer mais um Qualificatório, garantindo o direito de representar o continente no Mundial.


Seleção neozelandesa (branco) entra em campo antes da partida contra a Nova Caledônia pelo Oceânico Sub-20 2011

  Na última edição, os neozelandeses foram campeões atuando em casa, com uma campanha de 4 Vitórias em 4 Jogos, tendo marcado 22 gols e sofrido apenas um, na final contra as Ilhas Salomão, a qual a Nova Zelândia venceu por 3 a 1.

Relembre a final do último Oceânico Sub-20 entre Nova Zelândia e Ilhas Salomão

  A seleção anfitriã, Fiji, aposta no “fator casa” para tentar surpreender a Nova Zelândia. A equipe vem progredindo a cada torneio e esperar quebrar a “hegemonia Kiwi” nesta temporada. A grande inspiração para os jovens talentos é o artilheiro da ASB Premiership 2012/13, Roy Krishna, que já é apontado como o maior jogador da história do futebol fijiano.


A sempre fanática torcida fijiana (foto) promete alentar seus rapazes rumo à vaga no Mundial Sub-20

  Na Edição 2011, que contou com sete seleções, Fiji decepcionou: acabou na modesta 4ª colocação, perdendo a decisão do 3º lugar para a “zebra” do certame, Vanuatu. Nos cinco jogos que disputou, acumulou três derrotas, vencendo e empatando uma partida.


Relembre os melhores momentos da semifinal do Oceânico Sub-20 2011 entre Nova Zelândia e Fiji

  A seleção de Vanuatu chega confiando em uma boa campanha nesta disputa de 2013. Após o honroso terceiro lugar há dois anos, a equipe acredita que pode ser novamente uma “pedra no sapato” dos rivais. Com um futebol ofensivo e alegre, os “Yellow Boys” prometem ser uma das sensações do certame.


Disputa de bola entre jogadores de Vanuatu (amarelo) e Ilhas Salomão (verde) em duelo do último Oceânico Sub-20; os "Yellow Boys" foram o destaque do certame ao terminar na terceira colocação

  A última campanha de Vanuatu registrou 4 vitórias e um empate, algo bastante expressivo para a nação que ainda “engatinha” no mundo do futebol. Vale lembrar que a equipe foi eliminada somente nas semifinais, perdendo na disputa de penalidades para a finalista Ilhas Salomão.



Nas Eliminatórias Sub-20 de 2011, os "Yellow Boys" terminaram na 3ª colocação; veja os gols da partida semifinal entre Vanuatu e Ilhas Salomão

  Outra nação participante do torneio é a Nova Caledônia. Com objetivos modestos, o principal objetivo dos “Cagous” é proporcionar aos seus jovens talentos o contato com outras potências do continente. A principal inspiração dos novatos é a seleção principal, que vem realizando boas campanhas nos últimos anos; Georges Gope-Fenepej, principal jogador local, motivou os jovens do país a praticarem a modalidade após se transferir para o Troyes, time da Ligue 1 Francesa.


Joseph Milie (17, vermelho) domina bola em atuação com a camisa da seleção caledoniana durante o último Oceânico Sub-20

  A trajetória do time em 2011 foi considerada ruim, já que a equipe sequer conseguiu sua qualificação às semifinais. Em dois jogos, os “Cagous” acumularam duas derrotas, incluindo uma pelo expressivo placar de 10-0 ante a Nova Zelândia.

A última participação da Nova Caledônia no Oceânico Sub-20 ficou marcada pela derrota por 10-0 para a Nova Zelândia. Reveja os melhores lances dessa partida

  A quinta e última participante do Oceânico Sub-20 é Papua Nova Guiné. A exemplo da Nova Caledônia, os objetivos dos rubro-negros na competição são modestos. Com um time limitado, a seleção papuásia vê no torneio uma chance de adquirir experiência contra equipes mais bem preparadas tática e tecnicamente. Em sua última participação nas Eliminatórias da categoria, acumulou uma vitória, um empate e uma derrota, sendo eliminada ainda na primeira fase.


Vincent Wono (vermelho, Papua Nova Guiné) disputa bola com Krishneel Krishna (branco, Fiji) durante duelo das Eliminatórias Sub-20 de 2011

  A grande ausência da edição 2013 é o time dos “Bonitos” das Ilhas Salomão. A federação local optou por não inscrever o selecionado para a disputa, numa decisão contestável.


Vice-campeã em 2011, a seleção das Ilhas Salomão (verde) será a grande ausência da edição 2013 do Oceânico Sub-20

  Em breve, nosso Blog trará todos os detalhes do certame, com os jogos disputados e os destaques de cada seleção. A expectativa é grande em vários sentidos, como em relação ao desempenho da seleção fijiana em seu território e a evolução dos demais países tendo como referência a Nova Zelândia.

  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário:

  1. Com certeza a Nova Zelândia será campeã. Tem um melhor time e os times sub-20 e sub-17 tiveram campanhas históricas nas Copas do Mundo de cada categoria em 2011, ela não saiu perdendo todos os jogos como acontecia antes. As maiores faltas neste torneiro, é as Ilhas Salomão, vice-campeã em 2011 e o Taiti, campeão em 2009.

    ResponderExcluir