sábado, 23 de março de 2013

Visando a disputa da Copa das Confederações, Taiti vence as Ilhas Salomão

  Por João Victor Gonçalves

  Em duelo válido pela 5ª Rodada do Quadrangular Final das Eliminatórias da OFC para a Copa do Mundo de 2014, o Taiti conseguiu sua primeira vitória ao bater as Ilhas Salomão por 2-0 no Stade Pater, em Papeete, na noite deste sábado. Apesar do triunfo, os comandados de Eddy Etaeta, a exemplo dos salomônicos, não têm mais chances de classificação à Repescagem.


No primeiro encontro entre as equipes pelo Quadrangular Final das Eliminatórias, os "Bonitos" bateram os "Toa Aito" por 2-0 em Honiara

  Antes mesmo do início do duelo, a seleção salomônica já tinha um grande desfalque: devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela Federação de Futebol das Ilhas Salomão, apenas 13 jogadores embarcaram rumo à Polinésia Francesa para a disputa do encontro. Nem o técnico Jacob Moli pôde acompanhar os jogadores, que estiveram sob o comando do capitão Henry Fa'arodo.


O comando da seleção salomônica esteve a cargo de Henry Fa'arodo (verde, foto)

  À disposição de Fa'arodo, um time repleto de novatos: além dele, apenas Benjamin Totori possuía experiência internacional com a camisa dos "Bonitos". As novidades, porém, não estavam restritas ao time visitante: no Taiti, o treinador Eddy Etaeta promoveu algumas novidades no time titular, como o arqueiro Mikael Roche e o zagueiro Ludivion.


Heimano Bourebare (foto) fez o primeiro gol do Taiti na vitória sobre as Ilhas Salomão

  Dentro de campo, as equipes mostraram muita disposição, mas pouca qualidade técnica. Numa das poucas chances dos polinésios, Heimano Bourebare acertou uma bela cobrança de falta e abriu o placar. Pouco depois, Benjamin Totori teve a chance de empatar para os "Bonitos", mas não conseguiu acertar o alvo e a partida foi para o intervalo com a vantagem para os "Toa Aito".


Steevy Chong Hue (foto, Taiti) teve duas chances para marcar, mas não conseguiu balançar as redes salomônicas

  No segundo tempo, o time local voltou disposto a administrar a vantagem, anulando os pontos ofensivos dos salomônicos. Aproveitando a inexperiência dos visitantes, o Taiti quase aumentou em duas boas oportunidades desperdiçadas por Steevy Chong Hue. Porém, coube ao capitão Nicolas Vallar a honra de fazer o segundo gol taitiano e definir o placar favorável aos taitianos, após um chute de longa distância que não pôde ser defendido pelo arqueiro Sammy Osso.


O capitão Nicolas Vallar (branco, foto) fez o segundo gol dos "Toa Aito" no triunfo sobre os "Bonitos"

  As duas equipes se despedem das Eliminatórias da OFC na próxima terça-feira (26): a seleção das Ilhas Salomão recebe a classificada Nova Zelândia em Honiara, enquanto o Taiti viaja até Nouméa para a disputa do "Derby Francófono" contra a Nova Caledônia.

  Confira a classificação do Quadrangular Final das Eliminatórias da OFC:
  
Time
V
E
D
GP
GC
P

Nova Zelândia
5
0
0
15
2
15
Nova Caledônia
3
0
2
16
6
9
Taiti
1
0
4
2
11
3
Ilhas Salomão
1
0
4
5
19
3

  Fonte das Imagens: OFC  

Nenhum comentário:

Postar um comentário