terça-feira, 19 de março de 2013

Wellington Phoenix vence, mas não tem mais chances de classificação na A-League; Central Coast Mariners e Western Sydney Wanderers asseguram vantagem nos Play-offs

  Por João Victor Gonçalves

  A 25ª e antepenúltima rodada da A-League decorreu no último final de semana com cinco jogos, nos quais apenas três times saíram vencedores: Central Coast Mariners e Western Sydney Wanderers, que asseguraram a vantagem de entrar na fase semifinal nos Play-offs decisivos, e o Wellington Phoenix que, apesar do triunfo, não tem mais chances de classificação.


Joshua Brillante (12, branco, Newcastle Jets) protege a bola da investida de James Virgili (17, vermelho, Adelaide United)

  A rodada começou na sexta-feira com o duelo entre Adelaide United e Newcastle Jets; enquanto os "Reds" não têm mais objetivos na Temporada Regular, estando garantidos no Top Six, os "Jets" buscam manter seu lugar entre os seis melhores times da Austrália. Após 90 minutos de equilíbrio, o placar final de 1-1 premiou os esforços dos visitantes, que não se intimidaram ao jogar no Hindmarsh Stadium. Michael Bridges abriu o placar para os aviadores no final da primeira etapa, mas Marcelo Carrusca, no início do segundo tempo, definiu o placar. O ponto somado mantém o Newcastle Jets na 6ª colocação, com 31 pontos; o Adelaide United é o 4º, com 40.

Confira os melhores lances do empate entre Adelaide United e Newcastle Jets

  No sábado, o Melbourne Heart tinha um grande desafio a ser superado no AAMI Park: frear a sequência de nove vitórias consecutivas do Western Sydney Wanderers e somar mais três pontos. Porém, o embalo do líder da A-League prevaleceu no duelos das franquias "novatas", com o placar final sendo favorável, pela décima vez seguida, à representação de Parramatta.


La Rocca (WSW, preto) salta sobre García (Melbourne Heart, branco)

  Melhor em campo, o quadro rubro-negro chegou à abertura de contagem aos 27 minutos, com Labinot Haliti; onze minutos depois, o time local chegou ao empate numa de suas raras investidas, por meio do eritreu Golgol Mebrahtu. Porém, o dia era mesmo de Haliti: aos 14 minutos da etapa complementar, o jogador de três nações (já que tem permissão para defender as seleções da Albânia, do Kosovo e da Austrália) marcou seu segundo gol na partida, recolocando o Wanderers em vantagem. Antes do apito final, o italiano Iacopo La Rocca fez o terceiro do WSW, definindo o placar. A vitória leva os rubro-negros aos 53 pontos, no topo da tabela; o Heart é o vice-lanterna, com 27, necessitando de um verdadeiro milagre para ficar com uma vaga no Top Six.




Assista aos melhores momentos de Melbourne Heart x Western Sydney Wanderers

  Ainda no sábado, Sydney FC e Melbourne Victory fizeram o "Clássico Azul" do futebol australiano. As duas equipes mais populares do país vivem situações diferentes na tabela de classificação: enquanto os victorianos já estão garantidos nos play-offs, com 41 pontos, os "Sky Blues" lutam pela confirmação de sua vaga, ocupando o 5º posto, com 10 unidades a menos que os rapazes de Melbourne.


Jogadores do Melbourne Victory (verde) celebram frente a atônita multidão celeste que foi apoiar o Sydney FC no Allianz Stadium

  O início de partida começou conforme os sonhos do torcedor do Victory: logo aos 2 minutos, Mark Milligan surpreendeu a defensiva celeste e abriu o placar. Com a vantagem no placar, os comandados de Ange Postecoglou adotaram uma postura defensiva, tentando explorar os contra-golpes. O "ferrolho" dos visitantes foi desmontado a poucos minutos do apito final: aos 39 minutos do segundo tempo, o panamenho Yairo Yau mostrou todo seu talento e oportunismo, igualando a partida para o Sydney FC. O empate foi satisfatório para o time de Frank Farina, que só depende de si para ficar com a vaga.


Assista aos melhores momentos do empate entre Sydney FC e Melbourne Victory

  No domingo, dois jogos fecharam a rodada. Em Gosford, o Central Coast Mariners mediu forças com o atual bi-campeão da A-League, Brisbane Roar, e complicou a vida dos "Leões" na competição: sem conseguir repetir o mesmo sucesso das últimas temporadas, o time de Mike Mulvey saiu de campo derrotado pela décima-segunda vez no campeonato. Bernie Ibini-Isei, aos 33 minutos, fez o gol que mantém os auri-azuis na escolta do líder.


Jogadores do Central Coast Mariners celebram o tento de Ibini-Isei. Foto: Daily Telegraph

  Para terminar a Temporada Regular na primeira colocação, o Mariners tem que vencer seus dois próximos compromissos e torcer para que o Wanderers não pontue contra Sydney FC e Newcastle Jets; o Roar, por sua vez, permaneceu com 29 pontos, a apenas dois do Top Six. A vantagem do Brisbane Roar em relação ao Newcastle Jets, concorrente direto à vaga, é possuir um jogo a menos, podendo descontar a vantagem já no próximo final de semana, quando encara o Melbourne Heart.



Assista aos melhores lances da vitória do Mariners sobre o Roar

  Em Perth, o time local foi surpreendido por um aguerrido time do Wellington Phoenix, que vem mostrando empenho e determinação desde a chegada do técnico interino Chris Greenacre, ex-jogador da equipe. Com um futebol baseado na forte marcação e na máxima eficácia nos tiros a gol, o esquadrão neozelandês abriu o placar aos 34 minutos, com um gol do barbadiano Paul Iffil. Na segunda etapa, Stein Huysegems ampliou o placar para os visitantes; Ryo Nagai até descontou para os "violetas", mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe, que se mantém na 8ª colocação, cada vez mais distante do Top Six.



Veja os melhores lances da surpreendente vitória do Phoenix sobre o Glory

  Apesar do triunfo, o Wellington Phoenix está a quatro pontos do sexto colocado, Newcastle Jets, e não tem mais chances de classificação na A-League, já que tem apenas uma partida por disputar (contra o Melbourne Victory, na última rodada). Se os resultados práticos na tabela dessa vitória são contestáveis, os morais apontam para um futuro mais animador da franquia neozelandesa na A-League, com uma provável efetivação de Greenacre no cargo.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  


Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Sydney Wanderers
53
2
6
2
Central Coast
48
6
5
3
Melbourne Victory
41
5
8
4
Adelaide United
40
4
9
5
Sydney FC
31
9
4
6
Newcastle Jets
31
8
7
7
Brisbane Roar
29
8
5
8
Perth Glory
28
8
4
9
Melbourne Heart
27
8
3
10
Wellington Phoenix
27
7
6

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário