terça-feira, 12 de março de 2013

Auckland City e Waitakere United decidirão a ASB Premiership pela quinta vez na história

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol neozelandês conheceu os finalistas de sua principal competição neste último final de semana. Confirmando os prognósticos, Waitakere United e Auckland City superaram seus adversários sem maior dificuldade e decidirão a ASB Premiership pela quinta vez na história. Confira abaixo o resumo dos duelos de volta das semifinais da competição, os quais garantiram o carimbo de passaporte a alvirrubros e azuis.


Jogadores do Waitakere United comemoram um dos seis gols no duelo contra o Hawke's Bay United. Foto: ASB Premiership

  No sábado, o Waitakere United recebeu o Hawke's Bay United num duelo que não prometia fortes emoções: o time de Auckland havia vencido o jogo de ida por 4-1 e tinha a vaga na final praticamente assegurada. Porém, emoção é algo que foi visto do primeiro ao último minuto, em virtude da disposição dos atuais campeões neozelandeses e da garra dos alvinegros de Hawke's Bay, que queriam despedir-se da competição de maneira honrosa.


Roy Krishna (em cima) recebe o abraço de Ryan De Vries (embaixo) após marcar um de seus três gols na vitória do Waitakere United sobre o Hawke's Bay United. Foto: Phototek

  A missão dos visitantes tornou-se ainda mais difícil quando, logo aos 2 minutos, Roy Krishna abriu o placar para o Waitakere United. Atrás do placar, os comandados de Chris Greatholder estabeleceram um objetivo mais plausível: vencer a partida e terminar a competição de cabeça erguida. Com uma belíssima reação, este começou a ser cumprido: aos 21 minutos, Cole Peverley igualou a contagem; seis minutos depois, Conor Tinnion virou a partida, silenciando o Fred Taylor Park. Antes do intervalo, o craque fijiano Roy Krishna igualou novamente o duelo, alegrando os 438 torcedores que foram apoiar o alvirrubro de Auckland.


O arqueiro Danny Robinson (Waitakere United) mostra segurança em saída de bola. Foto:  Phototek

  Na segunda etapa, o ímpeto ofensivo do Hawke's Bay United não cessou: logo aos 3 minutos, Cole Perverley fez seu segundo gol na partida, o terceiro dos visitantes. Matt Cuneen chegou a fazer o terceiro dos donos da casa aos 14, mas a vontade dos "kiwis" era evidente: dominando as ações da partida, os alvinegros chegaram ao quarto tento aos 16 minutos, com Stephen Hoyle. Porém, como já foi dito, a emoção foi uma característica comum durante toda a partida. O Waitakere United, que só havia perdido um duelo em toda a ASB Premiership 2012/13, não estava disposto a acumular sua segunda derrota e foi pra cima dos visitantes em busca da virada.


Bill Robinson (azul, Hawke's Bay United) ganha a disputa de bola com Roy Krishna (branco, Waitakere United); craque fijiano chegou aos 17 gols após a partida e é o artilheiro da ASB Premiership. Foto: Phototek

  Aos 19 minutos, brilhou a estrela de outro artilheiro da constelação de Whenuapai: Ryan De Vries, que deixou sua marca, empatando a partida pela quarta vez. Daí em diante, a falta de condicionamento físico do time visitante, aliada à sua deficiência técnica em relação ao Waitakere, foi decisiva para a virada do time local, a qual aconteceu aos 23 minutos, com Roy Krishna. Antes do apito final de Matt Conger, Jake Butler fez mais um para os alvirrubros, selando o placar final em 6-4 para o Waitakere United.


Assista aos melhores momentos do emocionante encontro entre Waitakere United e Hawke's Bay United

  Com o placar global de 10-5, o Waitakere United chega à sua sétima final de ASB Premiership. Como já ocorreu em quatro oportunidades, o adversário dos alvirrubros na luta pelo tricampeonato da Liga Neozelandesa será o Auckland City. Os "Blues" enfrentaram um oponente mais forte que os seus maiores rivais para assegurar um posto na grande decisão. Mesmo assim, confirmaram sua superioridade e garantiram a vaga.


Jogadores do Auckland City comemoram a passagem à Final da ASB Premiership. Foto: ASB Premiership

  Quase 1000 torcedores foram à Kiwitea Street apoiar os "marinheiros" no duelo contra os "dragões" do Canterbury United. Na primeira partida em Christchurch, a vitória por 2-1 dos visitantes assegurou uma maior tranquilidade para o duelo de volta. Comandados pelo craque e capitão Aaron Clapham, os rubro-negros estavam dispostos a reverter o favoritismo do atual campeão continental e chegar ao jogo máximo do futebol neozelandês pela terceira vez.


Chris Bale (azul, Auckland City) tenta escapar da marcação de Aaron Clapham (vermelho, esquerda, Canterbury United). Foto: Phototek

  Todavia, os comandados de Ramón Tribulietx não deram chance ao time de Christchurch:  logo aos 10 minutos, o atacante galego Gustavo Souto provou porque é uma das grandes esperanças dos "Blues" para as próximas temporadas e abriu o placar. Ainda na primeira etapa, Adam Dickinson, cobrando penalidade, fez o segundo do time de Auckland.


Gustavo Souto (foto) celebra o primeiro gol do Auckland City. Foto: Phototek

  Mostrando um futebol regular, mas insuficiente para reverter a desvantagem, o Canterbury United chegou ao gol de honra aos 35 minutos da etapa complementar, com Ashley Wellbourn, que vem se destacando em suas últimas atuações. Porém, o galego Souto ainda reservava uma desagradável surpresa aos "dragões": aos 49 minutos, no último lance da partida, o moço de Vigo deixou sua marca novamente, construindo o definitivo placar de 3-1 favorável ao City.


O arqueiro Adam Highfield (foto, Canterbury United) se esforça, mas não consegue alcançar o tiro de Dickinson. Foto: Phototek

  Muitas vezes, é comum vermos na imprensa a expressão "confronto sem favorito" em situações em que as equipes claramente apresentam uma diferença técnica. Porém, em relação à Final da ASB Premiership, a expressão pode ser utilizada de maneira correta: realizar previsões sobre quem será o campeão da Liga Neozelandesa é algo pouco recomendável.


Veja os melhores momentos do triunfo do Auckland City sobre o Canterbury United

  O Waitakere United, dono da melhor campanha, apresenta um futebol rápido, tendo suas jogadas ofensivas comandadas por Krishna e De Vries. Porém, a defesa não vem conseguindo repetir as boas atuações da Temporada Regular, sendo um ponto a ser explorado pelo City. Por sua vez, os "Blues" fizeram uma temporada irregular, alternando bons e maus momentos e focando suas atenções na O-League. Todavia, a equipe conseguiu renovar seu quadro com nomes como Emiliano Tade e Gustavo Souto. Com um futebol mais balanceado e jogadores experientes, o City pode conseguir repetir na competição doméstica o sucesso das disputas continentais. Os grandes rivais realizarão o "Super City Derby" decisivo no próximo domingo, 17, às 14hs (horário local) no Fred Taylor Park. Estaremos de olho!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário