sexta-feira, 22 de março de 2013

Festa na Nova Zelândia: "All Whites" vencem a Nova Caledônia e garantem vaga na repescagem para a Copa do Mundo

  Por João Victor Gonçalves

  Em duelo válido pela 5ª Rodada do Quadrangular Final das Eliminatórias da OFC, a Nova Zelândia venceu a Nova Caledônia em Dunedin num emocionante duelo e ficou com a vaga da Oceania na Repescagem para a Copa do Mundo de 2014, a ser disputada contra o quarto representante da Concacaf.


Tommy Smith (5) e Jeremy Brockie vibram com a conquista de vaga dos neozelandeses

  Com uma campanha perfeita (quatro vitórias em quatro jogos disputados), os "Kiwis" entraram em campo necessitando de uma vitória para assegurar o simbólico título das Eliminatórias da OFC e dar mais um importante passo rumo à Copa de 2014; já os "Cagous", com nove pontos após quatro duelos, necessitavam da vitória no confronto direto para manter suas chances de classificação, já que eram a única seleção com possibilidades de tirar a vaga das mãos dos neozelandeses.


Tommy Smith (5, Nova Zelândia) sobe mais alto que a defensiva caledoniana para marcar o segundo gol dos "All Whites"

  Com a bola rolando, a Nova Zelândia teve como primeira meta a manutenção da posse de bola, encurralando os caledonianos em seu campo defensivo. Logo aos cinco minutos, os "All Whites" reclamaram pênalti após entrada de Judickael Ixoee em Shane Smeltz; porém, o árbitro australiano Strebre Delovski entendeu que o jogador caledoniano visou apenas a bola e deu prosseguimento ao lance.


Disputa de bola entre Geroges Gope-Fenepej (vermelho, Nova Caledônia) e o novo capitão dos "All Whites, Winston Reid (branco, Nova Zelândia)

  O grito de gol do bom público presente no Forsyth Barr Stadium ecoou pouco tempo depois: aos nove minutos, após cobrança de escanteio perfeita de Leo Bertos, Chris Killen subiu mais alto que a defensiva caledoniana e abriu o placar para os neozelandeses. O tento foi o 16º de Killen com a camisa dos "All Whites", uma bela marca para o experiente atleta de 31 anos, que acumula passagens por Hibernian, Celtic, Middlesbrough e, atualmente, defende o Chongquing F.C., da China.


Detalhe da bola balançando as redes caledonianas num dos gols neozelandeses

  O gol desestabilizou a seleção caledoniana, que tentou pressionar os neozelandeses de qualquer modo, abrindo espaços em seu sistema defensivo. Aos 25 minutos, o time local quase ampliou quando Tommy Smith cabeceou a bola no travessão após cobrança de falta de Marco Rojas. Poucos minutos depois, o próprio Smith perdeu um gol incrível embaixo das traves do arqueiro Rocky Nyikeine, sendo que este já estava batido na jogada. Com a expectativa do aumento da vantagem neozelandesa a qualquer momento, a partida chegou ao seu intervalo.


Jogadores neozelandeses (foto) celebram o gol de Chris Killen

  No início da segunda etapa, a Nova Zelândia continuou dominando a posse de bola, mas os "Cagous" apresentavam uma melhor disposição tática na cancha, conforme orientação do treinador francês Alain Moizan. O prêmio para o quadro caledoniano veio aos 10 minutos: após um lançamento milimétrico de Bertrand Kai, Cesar Lolohea se antecipou à maração de Tommy Smith, dominou a bola no peito e fuzilou o gol de Mark Paston, marcando um dos gols mais belos do futebol da Oceania nos últimos tempos. 1-1 no placar e as esperanças do selecionado visitante estavam renovadas.


Jogadores caledonianos (vermelho) solicitam atendimento médico para Shane Smeltz (9, Nova Zelândia)

  O placar de empate parecia agradar às duas equipes: os neozelandeses estavam mantendo sua vantagem de três pontos sobre os "Cagous", dependendo apenas de si para conseguir a classificação na última rodada, enquanto os caledonianos não perdiam em território neozelandês, o que pode ser considerado um grande feito para qualquer seleção do Pacífico.


Smeltz (foto) fica lesionado após entrada imprudente de Noel Kaudre

  Porém, a poucos minutos do final da partida, um lance mudou a história do duelo, que seguia relativamente tranquilo: em disputa de bola na grande área, o "matador" Shane Smeltz foi violentamente atingido por um chute do caledoniano Noel Kaudre. Numa decisão polêmica e equivocada, o árbitro australiano Strebre Delovski (cujas atuações na A-League vêm sendo contestadas) deixou o lance seguir, sequer mostrando um cartão amarelo ao jogador "cagou".


Assista à entrada imprudente do zagueiro Noel Kaudre sobre Shane Smeltz; assista aos melhores momentos da partida clicando aqui

  O resultado do lance, além de trágico para Shane Smeltz, que teve de ser substituído por Ian Hogg, foi desastroso para os caledonianos, já que os atletas neozelandeses se uniram em busca de uma "revanche" dentro das quatro linhas, tendo como principal arma o bom futebol. A consequência veio aos 48 minutos: após cruzamento, Tommy Smith, que falhou no gol caledoniano, se redimiu e, com um toque sutil de cabeça, encobriu o arqueiro Nyikeine, escrevendo o placar definitivo de 2-1 favorável aos "All Whites", que já tem sua vaga garantida na Repescagem para a Copa de 2014, aguardando a decisão do 4º colocado das Eliminatórias da Concacaf.


Tommy Smith (5) celebra o gol que garantiu a Nova Zelândia na Repescagem para a Copa do Mundo de 2014

  Após a partida, o treinador neozelandês Ricki Herbert, que recentemente deixou o comando do Wellington Phoenix para focar suas atenções na seleção nacional neozelandesa, ressaltou as dificuldades da partida: "Nós fizemos o que era necessário, embora não tenhamos realizado uma de nossas melhores atuações. Estou muito feliz. Ganhamos de uma equipe que estava a apenas três pontos de nós e que marcou muitos gols durante toda a campanha", finalizou o empolgado comandante dos "All Whites". Com a decisão do representante da OFC na Repescagem, os fãs do futebol da Oceania e toda a "Equipe Do outro lado da Bola" estarão na torcida pela vinda dos neozelandeses aos gramados brasileiros em 2014.

  Fonte das Imagens: OFC e Phototek

Nenhum comentário:

Postar um comentário