sábado, 30 de março de 2013

Nova Zelândia vence Fiji, conquista Campeonato Oceânico Sub-20 e está no Mundial da categoria

  Por Rodrigo Augusto



  A uma rodada do término das Eliminatórias da OFC para a Copa do Mundo Sub 20, o continente já tem definido seu representante no certame: a Nova Zelândia garantiu sua vaga após vencer a seleção fijiana, concorrente direta na luta pela vaga, e carimbou seu passaporte para a Turquia.



Equipe Sub-20 dos "All Whites" celebra conquista do Campeonato Oceânico Sub-20 da competição com o troféu da competição no Tanoa Waterfront Hotel, em Lautoka

  A quarta e penúltima rodada da disputa era aguardada em virtude do embate entre as únicas equipes que mantinham chances de classificação: Fiji e Nova Zelândia. No outro confronto do dia, Nova Caledônia e Papua Nova Guiné faziam um jogo de “figurantes”.

Os onze papuásios (foto) posam para foto antes da partida contra a Nova Caledônia

  O duelo entre papuásios e caledonianos abriu as jornadas do dia, animando o bom público presente no Churchill Park, em Lautoka: doze gols foram anotados, sendo nove dos francófonos e apenas três dos papuásios. Porém, o começo de partida não foi dos mais tranquilos para os “Cagous”, que viram os rivais abrirem 2-0 no placar, com gols de Awele e Komolong, em apenas 18 minutos de partida.

Os "Cagous" (foto) exibem seus exóticos penteados antes do confronto com Papua Nova Guiné

  A Nova Caledônia mostrou seu poder de ainda na primeira etapa, virando o placar com gols de Decoire, Nonmeu e Xalite. Antes do intervalo, um novo empate foi escrito no marcador graças ao gol de Airem para os rubro-negros.

Alwin Komolong (14, vermelho) supera arqueiro e zagueiro caledonianos (cinza) para fazer um dos três gols da Papua Nova Guiné no encontro

  No retorno para a segunda etapa, o melhor preparo físico dos caledonianos foi o fator determinante para a construção de uma tranquila vitória dos “Cagous”. O time francófono mostrou toda sua habilidade e corrigiu os erros defensivos vistos no primeiro tempo, chegando ao gol em seis oportunidades. As anotações foram obra de Jean-Pierre Bob e Ranchan, duas vezes, Xalite, novamente, e Wadra, selando o surpreendente placar de 9-3.

Assista à dúzia de gols no encontro entre papuásios e caledonianos

   No jogo de fundo, os fijianos entraram decididos a atrapalhar a missão dos “All Whites” e conseguir uma vitória, o que os deixaria muito perto da classificação. Por sua vez, os “Kiwis”, ostentando uma campanha de 100% de aproveitamento após três jogos disputados, dependiam apenas de si para carimbar o passaporte rumo à Turquia.

Seleção fijiana (foto) exibe seu novo segundo uniforme antes da partida contra a Nova Zelândia; um tom mais escuro de azul substitui o tradicional "celeste" fijiano

  A expectativa criada pela campanha invicta dos fijianos, porém, não se refletiu dentro das quatro linhas. O time neozelandês foi superior durante toda a partida, dominando a posse de bola e as ações ofensivas, calando o público que lotou o Churchill Park querendo ver um triunfo do selecionado local.

Seleção neozelandesa posa para foto de maneira alternativa antes do embate contra os anfitriões fijianos no Churchill Park

  Após um primeiro tempo sem gols, em que o quadro local buscou se resguardar das ações neozelandesas, apostando nas jogadas de velocidade de seus homens de frente, o selecionado neozelandês voltou com outra postura para o segundo tempo: logo aos 3 minutos, Louis Fenton abriu o placar, para alegria do eufórico treinador Chris Milicich.

Um excelente público (foto) compareceu ao Churchill Park para apoiar os pupilos fijianos

  Nove minutos depois, a classificação da equipe já estava assegurada, graças ao bom aproveitamento das jogadas ofensivas, o qual resultou nos gols de Howieson e Watson, aos 12 e 14 minutos da etapa complementar.

Rusiate Matarerega (azul, Fiji) disputa bola áerea com Simon Arms (branco, Nova Zelândia)

  O golpe de misericórdia dos “All Whites” veio aos 38 minutos, quando Ryan Thomas decretou o placar final de 4-0 amargo para os fijianos, que enfrentaram a Papua Nova Guiné na última rodada apenas para cumprir tabela. Com isso, a Nova Zelândia está em mais um torneio da FIFA, confirmando sua soberania nas categorias amadoras do futebol Oceânico desde a saída da Austrália da OFC, em 2006.

Veja os quatro gols do triunfo neozelandês sobre Fiji

  Vale lembrar que a FIFA já sorteou os grupos do Mundial Sub-20 de 2013: a Nova Zelândia, após a confirmação de sua classificação, estará no Grupo F do certame, ao lado de Uzbequistão, Uruguai e Croácia. Boa Sorte aos “Kiwis”!

Jogadores neozelandeses (foto) comemoram sua classificação ao Mundial Sub-20

  Na 5ª e última rodada do torneio, disputada no Govind Park, em Ba, dois jogos ocorreram apenas para definir as posições finais de cada seleção na disputa, já que o título e a vaga no Mundial eram da Nova Zelândia. No primeiro jogo da rodada dupla, a anfitriã seleção de Fiji recebeu a frágil Papua Nova Guiné, que perdeu todos os jogos na disputa. Porém, quem esperava uma goleada dos locais se enganou.

O gramado encharcado dificultou as atuações de fijianos (branco) e papuásios (vermelho)

  Desmotivados, os Fijianos decidiram a partida logo na primeira etapa, não se preocupando em mostrar um bom futebol para sua torcida: o bom Matarerega abriu o placar aos 13 minutos; aos 39, o mesmo Matarerega fez seu segundo gol no confronto e deu números finais à partida, para aplausos da torcida, que estava ciente de que superar a Nova Zelândia era uma missão bastante difícil para seus pupilos, que terminaram o torneio com o honroso vice-campeonato.

Assista aos melhores momentos de Papua Nova Guiné x Fiji

  No jogo de fundo, o duelo entre duas equipes que vêm crescendo nas disputas de categorias de base do futebol da Oceania nos últimos anos: Nova Caledônia e Vanuatu. O jogo foi muito movimentado, com o time de Vanuatu pressionando os “Cagous” nos primeiros minutos e chegando ao gol logo aos 9 minutos, com o capitão Kaltack. A vantagem mínima favorável aos “Yellow Boys” permaneceria até o intervalo.

O capitão vanuatuano Jean Kaltack (direita) marcou três gols na vitória de seu país sobre a Nova Caledônia

  No segundo tempo, os “Yellow Boys” de Vanuatu voltaram “elétricos”, aumentando a vantagem aos 6 e 19 minutos, com dois gols do excelente Kaltack, que completou seu hat-trick no duelo.

Assista aos melhores lances da vitória dos "Yellow Boys" sobre os "Cagous"

  Porém, os “Cagous” não se deram por vencidos e descontaram com Waelua. Porém, o “balde de água fria” na reação caledoniano veio aos 27 minutos, após o gol do vanuatuano Nicol Tari. Pouco antes do apito final, depois de bobeada da defensiva vanuatuana, a Nova Caledônia chegou a descontar, selando o placar final de 4-2 favorável a Vanuatu, que repete o 3º lugar da Edição 2011 do torneio. Já a Nova Caledônia, confirmando os prognósticos, encerrou sua participação com a 4ª colocação, à frente do fraco time papuásio.

  Confira a Classificação Final do Campeonato Oceânico Sub-20:

Seleção
V
E
D
GP
GC
SG
P
Nova Zelândia
4
0
0
13
2
11
12
Fiji
3
0
1
8
8
0
9
Vanuatu
2
0
2
12
7
5
6
Nova Caledônia
1
0
3
15
13
2
3
Papua Nova Guiné
0
0
4
4
22
-18
0

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário