terça-feira, 2 de abril de 2013

Ba, Amicale e Auckland City vencem na jornada inaugural da OFC Champions League 2013

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves

  No último final de semana, começou a Edição 2013 da nova e reformulada OFC Champions League. A partir desta temporada, a principal competição interclubes da Oceania terá seu início e fim num mesmo ano, além de possuir uma fase semifinal; essas pequenas mudanças deverão resultar num melhor planejamento das equipes participantes, o que poderá ser refletido numa melhora do nível técnico das partidas.





Confira os melhores lances do jogo entre Waitakere United e AS Dragon


  Pelo Grupo A, o jogo inaugural envolveu dois campeões nacionais: o Solomon Warriors, das Ilhas Salomão, recebeu o Amicale, de Vanuatu, na cidade de Honiara, capital salomônica. Porém, o “fator casa” não foi bem aproveitado pelos mandantes, que viram os “Red Roosters” dominar as ações ofensivas e sair com três importantes pontos.

Solomon Warriors posa para foto antes do duelo contra o Amicale; detalhe para o excelente público que foi apoiar os "guerreiros de Honiara" em seu debut na OFC Champions League 2013

  O início da partida mostrou duas equipes cautelosas, preocupadas com a forte marcação e errando muito em suas jogadas ofensivas. Com a posse de bola, o selecionado vanuatuano mostrava-se mais perigoso, provando sua superioridade técnica em relação ao Warriors, campeão nacional pela primeira vez na última temporada.

Eis o time do Amicale FC (foto), tetracampeão da Vanuatu Premia Divisen

  O domínio dos “galos” foi convertido em gols apenas na segunda etapa: aos 19 minutos, Fenedy Masauvakalo abriu o placar para os campeões vanuatuanos; aos 32, Pape Gueye deu o “golpe de misericórdia” nos guerreiros salomônicos, que não tiveram forças para reverter a desvantagem, a qual prevaleceu até o apito final. A curiosidade do encontro foi a presença de Micah Lea’alafa, participante de dois Mundiais de Futsal da FIFA (2008 e 2012) defendendo as Ilhas Salomão, com a camisa do Warriors.

Malakai Tiwa (foto) abriu o placar para o Ba na partida contra o Hekari United

  No segundo jogo da chave, outro duelo de campeões nacionais: o forte time do Ba, vencedor máximo do futebol fijiano na última temporada, encarou o Hekari United, que faturou o desorganizado Campeonato Papuásio. Dentro de campo, a crise vivida pelo futebol em Papua Nova Guiné foi simbolizada pela fraca atuação do United, que não foi nem sombra do time que conquistou a OFC Champions League em 2010.

Confira a visão que os torcedores das tribunas do PMRL Stadium tiveram do encontro entre Hekari United e Ba

  Mostrando maior entrosamento e competência no setor ofensivo, os “Homens de Preto” construíram uma tranquila vitória por 3-1, aproveitando-se dos erros do quadro papuásio. Tiwa, Sanni e Manuca fizeram os tentos dos fijianos, enquanto o bom valor Kema Jack fez o de honra para os mandantes.

Atual tetracampeão neozelandês, time do Waitakere United posa para foto antes do início da OFC Champions League 2013

  Já pelo Grupo B do certame, o tetracampeão neozelandês Waitakere United recebeu o AS Dragon, de Taiti, debutante na principal competição interclubes do futebol da Oceania. Vindo de mais uma conquista a nível nacional e contando com os gols do artilheiro Roy Krishna, o time alvirrubro era visto como grande favorito no duelo contra o campeão taitiano.

Atual campeão taitiano, o AS Dragon (foto) debuta na OFC Champions League em 2013

  Porém, a partida foi uma mostra de que o favoritismo não entra em campo. Com um forte esquema defensivo armado pelo treinador Ludovic Graugnard, os “dragões” não sucumbiram às ações ofensivas dos comandados de Paul Marshall. Além disso, os taitianos levaram perigo à meta de Robinson, exigindo boas defesas do arqueiro “kiwi”. No apito final de Rakesh Varman, o placar final de 0-0 premiou a aplicação tática dos polinésios, mas ligou o “sinal de alerta” no Fred Taylor Park.

Ryan De Vries (branco, Auckland City) tenta abrir o placar em jogada aérea

  Fechando a série de quatro jogos que abriu a OFC Champions League 2013, o Auckland City, campeão do torneio em quatro oportunidades, foi até a Nova Caledônia enfrentar o AS Mont-Dore no belo Estádio Numa Daly, em Nouméa.

Gustavo Souto (foto) foi o destaque da vitória do City sobre o Mont-Dore com um belo gol de cobertura

  Durante a primeira etapa, os vencedores da repescagem seguraram o ímpeto ofensivos do City, que perdeu cinco boas oportunidades. Na segunda etapa, o ferrolho caledoniano foi vazado pelo atacante galego Gustavo Souto, aos 16 minutos; seis minutos mais tarde, outro espanhol de destaque na linha de frente dos “Blues”, Manel Exposito, foi derrubado na área: na cobrança da penalidade, Adam Dickinson mostrou sua categoria e definiu o placar final de 2-0 a favor dos neozelandeses, que lideram o grupo.

Assista aos melhores momentos da vitória do Auckland City sobre o AS Mont-Dore

  A 2ª Rodada da OFC Champions League transcorre durante esta semana: na quarta, o Solomon Warriors recebe o Ba no Lawson Tama Stadium, em Honiara; na sexta, AS Mont-Dore e AS Dragon fazem o “clássico francófono” no Estádio Numa Daly; no sábado, o Hekari United enfrenta o Amicale FC no PMRL Stadium, em Port Moresby; por fim, no domingo, o Waitakere United recebe o Auckland City FC no Fred Taylor Park, no “clássico neozelandês” e duelo mais esperado da jornada.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário