quarta-feira, 24 de abril de 2013

OFC Champions League 2013: Ba vence e assume liderança do Grupo A; no Grupo B, AS Dragon tropeça e vê classificação ameaçada

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves

  Além do “Superclássico Neozelandês”, já retratado em nosso Blog, mais três jogos completaram a 5ª Rodada da Fase de Grupos da OFC Champions League 2013. Pelo Grupo A do certame, os alvinegros do Ba surpreenderam o Amicale e assumiram a ponta; já o Solomon Warriors conseguiu sua primeira vitória. No Grupo B, o Dragon tropeçou no Mont-Dore e viu sua situação se complicar.


Os "Homens de Preto" do Ba (foto) conseguiram uma importante vitória em Port Vila e assumiram a liderança do Grupo A da OFC Champions League


  No Grupo A, um duelo de duas equipes já eliminadas, Solomon Warriors e Hekari United, foi o destaque na capital salomônica. Numa atuação de gala, os “guerreiros” corresponderam o carinho de sua fanática torcida e saíram de campo com uma empolgante vitória.


Campeão da O-League em 2010, o time do Hekari United (foto) ainda não conseguiu vencer na edição 2013 do certame

  A partida começou num ritmo alucinante: aos 27 minutos de jogo, o placar já apontava a vantagem de 3-0 para os locais, com gols de Fini, Kilifa e Bule. O time papuásio esboçou uma reação com Waroi, que descontou aos 43 minutos; porém, um minuto depois, Gagane Feni jogou um “balde de água fria” nas pretensões dos visitantes, determinando o placar de 4-1 que permaneceria até o intervalo.


Os rapazes do Solomon Warriors (foto) conseguiram retribuir o carinho de sua fanática torcida com uma vitória sobre o Hekari United no Lawson Tama Stadium

  Na volta dos vestiários, o desgaste físico era notável nas duas equipes: os salomônicos pagavam o preço de terem feito um primeiro tempo frenético, enquanto os papuásios davam sinais de cansaço em virtude da viagem ao território salomônico. Neste cenário, o placar só foi alterado aos 44 minutos, com Dabingyaba descontando para o Hekari United que, com a derrota por 4-2, permanece na lanterna da chave.


Marika Madigi (foto) leva o Ba ao campo de ataque no duelo contra o Amicale

  No outro jogo da chave, Amicale e Ba se enfrentaram em Vanuatu no duelo que valia a liderança e a vantagem de disputar a partida decisiva das semifinais em seus domínios. Numa partida de elevado nível técnico, as equipes justificaram sua condição de classificadas e fizeram uma dos melhores encontros desta edição da OFC Champions League.


Jack Wetney (18, vermelho, Amicale) domina bola enquanto é observado de perto por Kini Viliame (13, preto, Ba)

  Para delírio dos 8 mil fãs que foram ao Port Vila Stadium, Masauvakalo, num belíssimo remate de 25 metros de distância, abriu o placar para os “Red Roosters”. Porém, quem imaginava que o Ba se entregaria ao tomar o primeiro tento, foi surpreendido pela atuação dos “Homens de Preto” na etapa complementar.


Sanni Issa (11, preto) agradece a Deus por mais um triunfo do Ba na OFC Champions League 

  Aos 15 minutos, Josefata Neillbuli mostrou o poder de reação do campeão fijiano e igualou a contagem. Apostando nos contra-golpes, o Ba chegou a vitória numa cobrança de pênalti convertida pelo próprio Josefata Neillbuli, que definiu o placar final de 2-1 e a liderança da chave para os fijianos, que somam 13 pontos, três a mais que o Amicale.


Jogadores do Ba (preto) celebram o gol de sua equipe; ao fundo, o bom público presente no Port Vila Stadium observa, atônito, o triunfo dos fijianos

  Pelo Grupo B, o “Derby Francófono” entre AS Dragon e AS Mont-Dore fechou a 5ª Rodada. Antes do início da partida, disputada ontem no Stade Pater, em Pirae, os “orientais” eram apontados como grandes favoritos, muito em virtude de sua boa atuação contra o Auckland City e pela presença de jogadores da Seleção Taitiana em seu plantel.


Jogadores mostram disposição no "Derby Francófono" entre AS Dragon (azul) e AS Mont-Dore (vermelho)

  Com a bola rolando, o atual campeão taitiano começou melhor e abriu o placar aos 35 minutos, com Nicolas Vallar, capitão dos “To’a Aito”, cabeceando firme após cobrança de escanteio. A vantagem dos “dragões” dava mostras de que seria definitiva, mas o troco dos caledonianos viria na mesma moeda.


O time do AS Mont-Dore (foto) conseguiu seu primeiro ponto na OFC Champions League 2013

  Aos 28 minutos da etapa complementar, após cobrança de escanteio, o zagueiro Dan Vakie subiu mais alto que a defensiva taitiana e estufou as redes de Mikael Roche, igualando a contagem. O time local até tentou chegar ao gol da vitória nos minutos finais, mas não conseguiu alterar o placar. Com o empate, o AS Dragon permanece na 3ª colocação da chave, com 8 pontos; para se classificar, o quadro taitiano terá de vencer o Auckland City, em Pirae, no próximo sábado. Já o Mont-Dore, que somou seu primeiro ponto, despede-se do certame no próximo domingo contra o já classificado Waitakere United.

  Confira a classificação do Grupo A da OFC Champions League 2013:
  
Equipe
Ba FC
V
4
E
1
D
0
GP
14
GC
4
SG
10
PG
13
Amicale FC
3
1
1
7
2
5
10
Solomon Warriors
1
1
3
6
13
-7
4
Hekari United FC
0
1
4
3
11
-8
1

  Confira a classificação do Grupo B da OFC Champions League 2013:

Equipe
Waitakere United
V
3
E
1
D
1
GP
6
GC
4
SG
2
PG
10
Auckland City FC
3
0
2
18
7
11
9
AS Dragon
2
2
1
8
4
4
8
AS Mont-Dore
0
1
4
5
22
-17
1

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário