quinta-feira, 4 de abril de 2013

Brisbane Roar e Perth Glory ficam com as últimas vagas dos Play-offs da A-League; confira os jogos da próxima fase!

  Por João Victor Gonçalves

  Foram definidos no último final de semana os dois últimos classificados aos Play-offs da A-League. Comprovando o peso de suas camisas e mostrando um incrível poder de reação, Brisbane Roar e Perth Glory, duas das franquias mais tradicionais do futebol australiano, conseguiram os pontos necessários na 27ª e última rodada da Temporada Regular e ficaram com as vagas.


A seu modo, torcedor do Western Sydney Wanderers comemora título da Temporada Regular da A-League 2012/13

  O jogo mais importante da jornada envolveu o Brisbane Roar, atual bi-campeão da A-League, e o Sydney FC, que teve na contratação de Del Piero o grande destaque desta temporada. O Suncorp Stadium recebeu um grande público, reeditando as cenas vistas nas últimas temporadas, quando os "Leões" dominaram o futebol australiano.


Besart Berisha (foto) comemora mais um gol de sua autoria ao lado de seus companheiros e da fanática torcida do Brisbane Roar. Foto: Fox Sports

  Com um estilo de jogo preciso e eficiente, o Roar chegou ao primeiro tento aos 28 minutos: aproveitando a falha da zaga celeste, o "matador" Besart Berisha apareceu bem colocado no centro da área para completar cruzamento vindo da direita e estufar as redes de Ivan Necevski. A vantagem mínima aos donos da casa permaneceria até o intervalo.


Ivan Franjic (foto) mostra a língua durante comemoração do terceiro gol do Brisbane Roar. Foto: 3News

  Logo após o retorno para o segundo tempo, os "laranjas" trataram de encaminhar sua classificação, aumentando a vantagem aos cinco minutos: em nova falha da defensiva do Sydney FC, Steven Lustica recebeu na marca penal e não titubeou, aumentando o placar para os "Leões". O terceiro do Roar viria aos 33 minutos: após boa jogada pela esquerda, Ivan Franjic acertou um belíssimo chute no canto esquerdo alto de Necevski, decretando a classificação dos bi-campeões australianos.


O artilheiro italiano Alessandro Del Piero (foto, azul), autor de 14 gols do Sydney FC na Temporada 2012/13, bem que tentou, mas não conseguiu evitar a precoce eliminação dos "Sky Blues". Foto: Brisbane Times

  Antes do apito final, o craque italiano Del Piero, cobrando penalidade, descontou para os celestes, mas não pôde evitar a derrota por 3-1. A vitória levou o Roar aos 35 pontos, assegurando o posto dos "leões" no Top Six; já o Sydney FC, com 32 pontos, ainda tinha esperanças de classificação: para conseguir sua vaga, teria que torcer por derrotas de Newcastle Jets e Perth Glory.


Assista aos gols do triunfo que garantiu a classificação do Brisbane Roar

  A primeira parte do projeto dos "Sky Blues" para conseguir a classificação foi concluída graças a uma ajuda do Western Sydney Wanderers, time cuja sequência incrível de 10 vitórias consecutivas só foi freada na 26ª Rodada pelo próprio Sydney FC. Isso porque os rubro-negros não tomaram conhecimento dos "aviadores" e bateram o rival, sem maiores dificuldades, em pleno Hunter Stadium.


Mark Bridge (direita) comemora um de seus gols ao lado de Topor-Stanley (esquerda)

  A casa dos "Jets" estava repleta para a partida que decidiria o futuro do clube na temporada: 22.518 torcedores pintaram o estádio de vermelho, azul e preto. A última cor pode ser explicada pelo ótimo número de torcedores visitantes que queriam ver sua equipe conquistar o título simbólico da Temporada Regular. Com uma equipe superior, o WSW abriu a contagem logo aos 5 minutos, com Mark Bridge aparecendo livre para completar o cruzamento vindo da esquerda; aos 30, o próprio Bridge se antecipou à defensiva azul-grená e, com um toque sutil, fez o segundo do time de Parramatta.


Detalhe de ríspida disputa de bola entre Ritter (direita, Newcastle Jets) e Kresinger (esquerda, Western Sydney Wanderers)

  Na segunda etapa, o caixão dos "Jets" foi fechado aos 33 minutos, quando Rocky Visconte, num momento de rara felicidade, acertou um belíssimo disparo da entrada da área, dando números finais à partida. O placar de 3-0 fez a alegria dos torcedores do Western Sydney Wanderers que, em seu primeiro ano na A-League, já conquista o título da Temporada Regular, entrando com certo favoritismo nos Play-offs.



Veja os lances da partida que assegurou ao WSW o título da Temporada Regular

  O concorrente direto dos rubro-negros na briga pelo primeiro posto, Central Coast Mariners, fez sua parte e despediu-se da Temporada Regular com uma satisfatória vitória sobre o eliminado Melbourne Heart. Os auri-azuis não encontraram maiores dificuldades para bater o Heart por 2-1: Daniel McBreen, artilheiro da A-League com 17 gols, deixou sua marca; Mitchell Duke fez o segundo dos locais, enquanto Richard García descontou para os alvirrubros, que terminaram a A-League na modesta 9ª colocação, com 27 pontos.



Assista aos gols de mais uma vitória do Central Coast Mariners

  O sonho do Sydney FC de ficar com a vaga terminou no sábado: jogando em casa, o Perth Glory só não se classificaria se perdesse para o já classificado Adelaide United. Fazendo uma atuação regular, os "violetas", que haviam perdido um pênalti na primeira etapa, só conseguiram chegar ao gol aos 12 minutos da etapa final, com um desvio certeiro de Zahra. Numa de suas poucas chegadas ao ataque, o Adelaide United chegou ao empate no "apagar das luzes", aos 45 minutos, com um chute colocado de Barker-Daish.


Adrian Zahra (branco, Perth Glory) tenta impedir o passe de Antony Golec (vermelho, Adelaide United)

  O ponto foi suficiente para garantir ao Glory a sexta colocação, com os mesmos 32 pontos do eliminado Sydney FC, mas com a vantagem sobre os "Sky Blues" no confronto direto. Com a definição dos classificados, coube a Wellington Phoenix e Melbourne Victory protagonizarem o último duelo da Temporada Regular, num clima de nostalgia no Westpac Stadium, que recebeu 6.813 pagantes.



Veja os melhores lances do empate entre Perth Glory e Adelaide United

  Numa partida emocionante, os comandados de Ange Postecoglou, técnico que vem sendo cotado para assumir a Seleção Australiana, abriram uma vantagem de dois gols graças aos tentos de Rojas e Flores; o Phoenix, motivado após a chegada de Chris Greenacre à direção técnica, não se rendeu e chegou ao empate em apenas dois minutos, graças aos gols de Huysegems e Brockie; porém, antes do apito final, Thompson recolocou o Victory à frente do placar, garantindo a 13ª vitória do time mais popular da Austrália na temporada. Com o revés, o Phoenix terminou a A-League 2012/13 na lanterna, tendo a certeza de que precisará melhorar seu plantel para voltar a brigar por um posto no Top Six na próxima temporada.


Assista aos gols de Wellington Phoenix x Melbourne Victory

  A Série Final da A-League começa amanhã, quando o Melbourne Victory recebe o Perth Glory; o vencedor deste duelo terá pela frente o Western Sydney Wanderers na fase semifinal; no domingo, o Adelaide United recebe o Brisbane Roar no Hindmarsh Stadium tentando voltar à semifinal do certame; "Reds" ou "leões" terão pela frente o Central Coast Mariners no caminho rumo à Grand Final, que acontece no próximo dia 21.

  Confira a Classificação Final da Temporada Regular da A-League 2012/13:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Sydney Wanderers
57
3
6
2
Central Coast
54
6
5
3
Melbourne Victory
44
5
9
4
Adelaide United
41
5
5
Brisbane Roar
35
5
6
Perth Glory
32
9
5
7
Sydney FC
32
9
5
8
Newcastle Jets
31
8
7
9
Melbourne Heart
27
8
3
10
Wellington Phoenix
27
7
6

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário