terça-feira, 9 de abril de 2013

Auckland City vence o Super City Derby e lidera Grupo B da OFC Champions League; Dragon surpreende Mont-Dore no Derby Francófono

  Por João Victor Gonçalves

  Dois jogos de muita rivalidade marcaram a 2ª Rodada do Grupo B da OFC Champions League 2013: o AS Mont-Dore, atual campeão caledoniano, recebeu o campeão taitiano, AS Dragon, no "Derby Francófono" desta edição da principal competição interclubes da Oceania; já o campeão continental Auckland City foi até o Fred Taylor Park com o objetivo de se vingar de seu maior rival, o Waitakere United, atual tetracampeão neozelandês.


Heimano Bourebare (15, azul, Dragon) sofre entrada de jogador do Mont-Dore (branco)

  A sexta-feira foi de muita expectativa para os torcedores caledonianos e taitianos, que aguardavam ansiosamente a disputa entre os campeões de dois países, confronto que tradicionalmente serve de "termômetro" quando o assunto é a qualidade da Liga Nacional e dos planteis formados nos dois maiores países francófonos da OFC. 


Romain Painbeni (branco, Mont-Dore) abriu a contagem no Estádio Numa Daly

  O belíssimo Estádio Numa Daly, em Nouméa, foi o palco do tão esperado encontro entre AS Mont-Dore e AS Dragon. Contando com o apoio de seus torcedores, o quadro rubro-negro foi pra cima dos "Orientais" e chegou à abertura de contagem logo aos 10 minutos, com Romain Painbeni, que aproveitou falha de marcação da defensiva ciano-laranja após cobrança de falta.


Equipes mostraram muita garra durante a disputa do primeiro "Derby Francófono" da OFC Champions League 2013

  Mesmo à frente do placar, o Mont-Dore continuou pressionando o AS Dragon, que não conseguia se encontrar em campo, tendo muita dificuldade para organizar suas jogadas ofensivas. Porém, para sorte do quadro taitiano, um erro de seu ataque se transformou no gol de empate dos "Dragões": após jogada pela ponta esquerda, o chute completamente sem direção de Efrain Araneda caiu nos pés de Teaonui Tehau, que não perdoou o arqueiro Yoran Waima, igualando a contagem.


A equipe do AS Dragon (azul) é a atual campeã nacional taitiana, sendo base da seleção do país, que disputará a Copa das Confederações 2013

  No segundo tempo, o treinador caledoniano Harold Oiremoin tentou levar seu time à vitória, aumentando o poderio ofensivo após as entradas de Jackyno Maou e Raphael Oiremoin. Porém, a estratégia do comandante rubro-negro não deu resultado: o Mont-Dore perdeu boas oportunidades no ataque e, como castigo, sofreu o gol da virada aos 36 minutos, quando Teaonui Tehau aproveitou falha da marcação e do arqueiro rubro-negros para marcar, de cabeça.


Veja os gols do Derby Francófono entre Mont-Dore e Dragon

  Abatido em campo, o Mont-Dore lançou-se ao ataque desesperadamente e sofreu mais dois gols: o terceiro tento dos taitianos foi marcado aos 41 minutos, quando a zaga rubro-negra afastou mal e Andre Teikihaukaupoko, com um chute certeiro, venceu o arqueiro Waima; aos 43, o artilheiro Steevy Chong-Hue, que havia entrado durante a etapa complementar, saiu cara a cara com o arqueiro caledoniano e, com um toque sutil, fez o quarto e último gol do Dragon na partida. A vitória leva o campeão polinésio à vice-liderança do Grupo B, com 4 pontos; o Mont-Dore é o lanterna e segue sem pontuar.


O capitão Jake Butler (branco, Waitakere United) tenta escapar da forte marcação dos "Blues"

  Em um dos duelos mais esperado desta Fase de Grupos da OFC Champions League, o Waitakere United recebeu o Auckland City com o objetivo de repetir a façanha obtida na ASB Premiership, competição na qual derrotou o rival e ficou com o título; já os comandados de Ramón Tribulietx estavam dispostos a manter sua soberania na competição continental, a qual é a principal meta do quadro azul após o vice-campeonato nacional.


Atual campeão continental, o Auckland City posa para foto antes do duelo de grande rivalidade contra o Waitakere United

  A equipe visitante entrou mais ligada na disputa de mais um Super City Derby e abriu o placar logo aos 4 minutos: o habilidoso Adam Dickinson, com um chute rasteiro colocado no canto esquerdo de Danny Robinson, garantiu a festa da torcida azul que, como tradicionalmente ocorre, compareceu em bom número à Whenuapai para apoiar os "Blues".


O Waitakere United (foto) queria fazer valer o "fator casa" e conquistar mais três pontos na OFC Champions League 2013

  Durante o restante da primeira etapa, apesar da desvantagem no placar, o Waitakere United não conseguiu levar grande perigo à meta de Tamati Williams: a equipe comandada por Paul Marshall apostava na manutenção da posse de bola, mas não conseguia superar a bem posicionada defensiva do Auckland City, que, por sua vez, chegava com perigo nas jogadas de contra-golpe.


Chad Coombes (branco, Waitakere United) e Chris Bale (azul, Auckland City) sobem ao "terceiro andar" em disputa de bola

  No retorno para a segunda etapa, o City adotou a mesma postura do início da partida e aumentou a vantagem logo aos 5 minutos, com o excelente atacante galego Gustavo Souto batendo Robinson com um toque de classe. Quatro minutos depois, o Waitakere United conseguiu diminuir o prejuízo, chegando ao gol numa certeira conclusão de Roy Krishna, após jogada que começou com uma desatenção do sistema de meia-cancha do City, que perdeu a bola na zona central do gramado.


Assista aos melhores momentos do Super City Derby

  Porém, as esperanças da torcida do United duraram pouco: numa jogada de contra-ataque do City, Manel Exposito foi lançado em profundidade e saiu cara a cara com o arqueiro Robinson, que não teve outra alternativa senão derrubar o experiente atacante espanhol dentro da grande área. A penalidade foi prontamente assinalada pelo árbitro Peter O'Leary. Na cobrança, Exposito, tradicional cobrador do Auckland City, deu a Adam Dickinson a honra de fazer seu segundo gol na partida, selando a vitória azul no 9º Super City Derby válido pela OFC Champions League, para alegria de boa parte dos cerca de 1500 torcedores que compareceram ao Fred Taylor Park.


Confira, na íntegra, os 90 minutos do duelo entre Waitakere United e Auckland City

  O triunfo leva o City à liderança da chave, com 6 pontos ganhos; já o Waitakere United fica na 3ª colocação, com apenas um ponto somado. Na próxima rodada, o Waitakere United vai até Pirae enfrentar o Dragon, no Estádio Pater Te Hono Nui; já o Auckland City faz sua estreia em Kiwitea Street contra o Mont-Dore. As partidas estão marcadas para os dias 12 e 13, respectivamente.

  Confira a classificação do Grupo B da OFC Champions League 2013:
  
Equipe
Auckland City FC
V
2
E
0
D
0
GP
5
GC
1
SG
4
PG
6
AS Dragon
1
1
0
4
1
3
4
Waitakere United
0
1
1
1
3
-2
1
AS Mont-Dore
0
0
2
1
6
-5
0

  Fonte das Imagens: Alain Vartane e Phototek

Nenhum comentário:

Postar um comentário