terça-feira, 2 de abril de 2013

Austrália sai perdendo para Omã, reage e evita vexame histórico em duelo das Eliminatórias Asiáticas

  Por Rodrigo Augusto

  No último dia 26, a Seleção Australiana jogou em Sydney contra Omã pelas Eliminatórias Asiáticas. Na ocasião, os “Socceroos” desperdiçaram dois pontos que podem ser decisivos na classificação final da equipe.



Austrália (amarelo) e Omã (vermelho) fizeram um duelo muito equilibrado. Foto: Saeed Khan/AFP

  O selecionado australiano era visto como favorito no confronto; Omã, apesar de estar brigando de igual pra igual com as outras equipes do grupo, exceto o Japão (que é líder disparado), era visto como azarão para o embate. Porém, a representação do Médio Oriente surpreendeu e por pouco não saiu da “Terra dos Cangurus” com três pontos na bagagem.


Mark Bridge (amarelo, Austrália) mostra disposição em disputa de bola com jogador omanita (vermelho). Foto: Saeed Khan/AFP

  O jogo foi disputado no ANZ Stadium, em Sydney, o qual recebeu um bom público. Logo no início de jogo, a fanática torcida australiana viu que as coisas não seriam fáceis para sua seleção: os omanis, mesmo com sua meta inicial de se defender, assustavam o veterano arqueiro Mark Schwarzer nos contra-golpes.


Disputa de bola entre Al-Mukhaini (Omã, esquerda) e Tim Cahill (Austrália, direita). Foto: AP

  Como prêmio por sua boa postura tática inicial, o time visitante abriu o placar logo aos seis minutos de partida: após bola jogada dentro da área, Abdul Aziz Mubarak aproveitou a saída precipitada de Schwarzer para bater no espaço deixado pelo arqueiro, abrindo o marcador para Omã.

Capitaneados pelo goleiro Ali Al-Habsi (branco) jogadores omanitas vão agradecer o apoio de seus torcedores, os quais se deslocaram até o ANZ Stadium. Foto: AP

  Após o gol, o que se viu foi a seleção omani recuada, tentando administrar o resultado contra um time australiano que pressionava de maneira desorganizada, não conseguindo converter sua maior posse de bola em boas chances. Com isso, a partida foi para o intervalo com a vantagem mínima a favor da equipe da Península Arábica.

Australianos celebram gol contra Omã. Foto: Getty Images

  Na volta para o segundo tempo, a Austrália mostrava-se mais calma, tocando a bola com maior objetividade e criando boas oportunidades. Porém, um “balde de água fria” foi jogado sobre os “Socceroos”: logo aos quatro minutos, após boa jogada pela ala do time omani, o zagueiro australiano Jedinak tentou afastar a bola, mas acabou empurrando a pelota contra sua própria meta, decretando o surpreendente placar de 0-2.

Tim Cahill (amarelo, esquerda) sobe mais alto que a defensiva omani para descontar para a Austrália. Foto: Saeed Khan/AFP

  Porém, a contrário do que foi visto no primeiro tempo, o time australiano conseguiu lidar com a desvantagem, criando forças para tentar reverter o placar. Apenas três minutos depois do segundo gol, Tim Cahill subiu livre após cobrança de escanteio subiu e cabeceou a bola no canto direito de Abdullah, que só olhou o balançar das redes.

Confira os melhores lances do empate entre Austrália e Omã
  

  A pressão australiana foi uma constante durante todo o segundo tempo, mas os “Socceroos” só foram premiados com o empate a apenas cinco minutos do término do encontro: após boa trama ofensiva dos locais, Brett Holman acertou um belo chute de fora da área, o qual trouxe o alívio ao ANZ Stadium e decretou o placar final de 2-2 que, embora não fosse a meta inicial estipulada pelo treinador Holger Osieck, evitou um vexame dos australianos. A Austrália, 3ª colocada do Grupo B com 6 pontos, mas com um jogo a menos que a vice-líder Jordânia, volta a campo somente no dia 4 de Junho, quando enfrenta fora de casa a boa seleção nipônica.

  Confira a Classificação do Grupo B das Eliminatórias Asiáticas:
  

Pos
Seleção
J
V
E
D
GP
GC
P
1
Japão
6
4
1
1
14
4
13
2
Jordânia
6
2
1
3
6
12
7
3
Austrália
5
1
3
1
6
6
6
4
Omã
6
1
3
2
6
9
6
5
Iraque
5
1
2
2
4
5
5

Nenhum comentário:

Postar um comentário