quinta-feira, 25 de abril de 2013

Nauti confirma sua hegemonia no futebol de Tuvalu e conquista Liga Nacional pela 8ª vez

  Por João Victor Gonçalves

  No início do mês de Abril, foi definido o campeão da Tuvalu A-Division 2013. Provando que vive um dos melhores momentos de sua trajetória esportiva, o Nauti Football Club, de Funafuti, capital tuvaluana, conquistou o caneco pela sétima vez consecutiva, a oitava em sua gloriosa história.


O Nauti Football Club (novo escudo acima) conquistou a Tuvalu A-Divison, principal competição do futebol tuvaluano, pela 8ª vez em sua história

  A jornada dos "Tubarões" no futebol em 2013 começou em grande estilo: o quadro tuvaluano bateu o Waitakere City, time semi-profissional da Nova Zelândia, em partida amistosa por 3-0, provando a sua qualidade e competência. Na estreia da Liga Nacional, os alvirrubros não deram chance ao Manu Laeva, batendo os alviverdes por 4-1.


Jogadores do Nauti cumprimentam seus adversários antes de mais um encontro da Tuvalu A-Division

  Com a Tuvalu A-Division tendo apenas 5 rodadas, os alvirrubros sabiam que a conquista imediata de resultados positivos era fundamental na luta pelo título. Por isso, o duelo contra o Lakena United, disputado na 2ª Rodada, tinha status de decisivo. O Tuvalu Sports Ground recebeu um público, que acompanhou atenciosamente o triunfo dos "Tubarões" sobre o "Peixe-espada" por 2-1. Sosene Vailine e Mase Tumua fizeram os tentos do Nauti, enquanto Setu Taimanuga anotou o gol do time de Nanumea.


Mase Tumua (foto, Nauti) foi o artilheiro da Tuvalu A-Division 2013, com 4 gols

  Na terceira rodada, o time comandado por Aso Tapumanaia teve pela frente o bom quadro do Ha'apai United. Numa partida muito equilibrada, os futuros campeões tuvaluanos conquistaram a vitória, novamente pelo placar de 2-1, gols de Mase Tumua e Sili Fakasega; Taupo Pelita descontou para o time de Nanumaga.


O time do Ha'apai United (foto, antigo FC Nanumaga) foi um dos destaques desta edição da Tuvalu A-Division, terminando a competição na honrosa 3ª colocação

  Na quarta e penúltima rodada do certame, o Nauti enfrentou o lanterna da competição, Tamanuku, que havia sido goleado em seu debut na competição pelo Tofaga por impiedosos 10-0. Os prognósticos apontavam para uma vitória fácil dos capitalinos; porém, os alvinegros mostraram sua garra dentro das quatro linhas, dificultando ao máximo a tarefa dos alvirrubros. Porém, apesar da extrema aplicação defensiva do time de Nukufetau, o time de Funafuti chegou à vitória pela contagem mínima graças ao gol salvador de Andrew Taufaiua.


Jogadores e comissão técnica do Nauti (foto) formam uma última corrente antes do histórico amistoso contra o Waitakere City, disputado no início do ano 

  Com quatro vitórias em quatro jogos e contando com o tropeço do seu concorrente, o invicto Tofaga na 2ª Rodada (empate por 2-2 com o Ha'apai United), o Nauti chegou à última rodada com a vantagem do empate no grande clássico do futebol tuvaluano, a ser disputado contra o próprio Tofaga. Frente a frente, as duas equipes melhores do campeonato, donas das melhores defesas, com apenas 3 gols sofridos; apesar da vice-liderança, o Tofaga contava com o melhor ataque do certame, com 16 gols marcados em quatro jogos.


Jogador da Seleção Tuvaluana de Vôlei durante os Jogos do Pacífico 2011, o arqueiro Jay Timo (foto) foi um dos destaques da campanha vitoriosa do Nauti

  Porém, o sistema ofensivo do time de Vaitupu não funcionou no confronto contra os capitalinos, que terminou com o placar de 0-0. Com isso, o título da Tuvalu A-Division 2013 ficou nas mãos do Nauti, para alegria dos jogadores, comissão técnica, diretores e torcedores dos "Tubarões", soberanos no futebol tuvaluano com 8 conquistas. Ao Tofaga, coube a consolação do vice-campeonato, numa temporada em que a equipe, mais uma vez, não conseguiu seu maior objetivo: conquistar, pela primeira vez, o título nacional.


Jogadores do Nauti (foto) comemoram a conquista de sua oitava estrela no futebol tuvaluano

  Além do título, o Nauti pode comemorar a conquista individual de Mase Tumua, artilheiro da competição com 4 gols. Gols que, por sinal, foram a especialidade da edição 2013 da Tuvalu A-Divison: foram 50 em 15 jogos, o que rende ao certame a boa média de 3,33 tentos por partida. O prêmio de melhor jogador da competição ficou com Eric Tealofi, do Tofaga. Com o término de mais uma competição no futebol tuvaluano, a "Equipe Do outro lado da Bola" parabeniza o Nauti, que bordou a oitava estrela referente à Tuvalu A-Division em seu respeitável palmarés.

  Confira a classificação final da Tuvalu A-Division 2013:
  
Pos
Time
J
V
E
D
GP
GC
SG
Pts
1
Nauti
5
4
1
0
9
3
+6
13
2
Tofaga
5
3
2
0
16
3
+13
11
3
Ha'apai United
5
2
1
2
8
7
+1
7
4
Manu Laeva
5
2
0
3
9
10
−1
6
5
Lakena United
5
1
1
3
5
9
−4
4
6
Tamanuku
5
0
1
4
3
17
−14
1

  Fonte das imagens: Tuvalu National Football Association e Nauti Football Club  

Nenhum comentário:

Postar um comentário