domingo, 21 de abril de 2013

Tabu quebrado: depois de 8 temporadas, Central Coast Mariners é, enfim, campeão da A-League!

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol australiano conheceu seu novo campeão neste domingo: após 8 temporadas de luta na principal competição da "Terra dos Cangurus", o Central Coast Mariners sagrou-se campeão da A-League ao vencer o Western Sydney Wanderers por 2-0 em partida acompanhada por 42.102 torcedores no Allianz Stadium, em Sydney.


Jovens torcedores do Central Coast Mariners mostram toda sua esperança nas arquibancadas do Allianz Stadium

  Antes do duelo, apontar um favorito era uma tarefa difícil: de um lado, o Western Sydney Wanderers, dono da melhor campanha da Temporada Regular e invicto há 13 jogos; do outro, o Central Coast Mariners, do experiente técnico Graham Arnold, vice-líder da Temporada Regular e contando em suas fileiras com Daniel McBreen, artilheiro da competição.


A torcida do Western Sydney Wanderers compareceu em maior número ao Allianz Stadium, em Sydney

  Nas arquibancadas, o espetáculo ficava por conta das torcidas fanáticas: os rubro-negros sentiam-se em casa em virtude da proximidade entre Sydney e Parramatta, cidade-berço da franquia novata da A-League; já os auri-azuis também marcaram presença, vindo em bom número de Gosford e suas imediações apoiar o Mariners em sua quarta tentativa de faturar a A-League (as outras três - 2006, 2008 e 2011 - terminaram com o vice-campeonato do CCM). Além disso, muitos simpatizantes da modalidade se deslocaram ao Allianz Stadium com o objetivo de assistir à grande festa do futebol australiano em 2013.


Uma multidão pintou as ruas de Sydney de vermelho e preto antes da Grand Final 2013

  Nos minutos que se seguiram ao apito inicial de Peter Green, o Mariners mostrou-se mais à vontade dentro de campo, mantendo maior posse de bola e criando as melhores chances: numa delas, aos 8 minutos, o defensor Trent Sainsbury foi lançado em profundidade e ficou cara a cara com Ante Covic, arqueiro do WSW; na hora da conclusão, o camisa 16 mostrou não ter tanta intimidade com a bola, exagerou na força e desperdiçou a primeira boa oportunidade da Grand Final 2013.


Torcedoras da "Yellow Army", uma das principais torcidas do Central Coast Mariners, marcaram presença no Allianz Stadium

  Aos poucos, o Western Sydney Wanderers conseguia equilibrar o domínio na região central do gramado, mantendo a posse de bola; porém, as melhores chances ainda eram criadas pelo CCM: aos 23 minutos, após bom cruzamento da esquerda, Ibini-Isei chegou atrasado e por pouco não abriu o placar. Aos 40, o próprio Ibini-Isei teve outra boa oportunidade, mas seu remate foi facilmente defendido por Covic.


O japonês Shinji Ono era um dos jogadores mais celebrados pela torcida do WSW minutos antes da decisão

  As boas jogadas ofensivas dos comandados de Graham Arnold indicavam que o gol auri-azul estava próximo: aos 43 minutos, após cobrança de escanteio, Patrick Zwaanswijk subiu mais alto que a defensiva do Wanderers para cabecear com firmeza, estufando as redes de Covic. Festa da torcida amarela, que estava atrás do gol, e dos torcedores do Mariners em território australiano, que celebraram efusivamente o primeiro gol do "Grande Alemão" na Temporada. Graças à mira certeira do defensor do Mariners, a partida foi para o intervalo com a vantagem mínima favorável aos de Gosford.


Zwaanswijk (amarelo, Mariners, centro) sobe mais alto que a defensiva do WSW para fazer o primeiro gol da Grand Final da A-League 2013. Foto: Robert Cianflone

  Na segunda etapa, o Central Coast Mariners continuou criando as melhores chances: apesar da necessidade do empate, o Wanderers não conseguia chegar ao sistema defensivo auri-azul, limitando-se a tentar evitar o segundo gol do seu rival. Aos 19 minutos, o WSW criou sua primeira boa chance na primeira etapa, mas o arqueiro Mathew Ryan estava atento, desviando um despretensioso cruzamento vindo da ala esquerda dos rubro-negros.


Shannon Cole (Western Sydney Wanderers) remove do gramado do Allianz Stadium sinalizador atirado pela torcida rubro-negra

  Quando o time de Parramatta começava a equilibrar as ações, veio o golpe fatal do Mariners: tentando evitar a progressão de jogada ofensiva do Mariners, o zagueiro alemão Jérome Polenz colocou a mão na bola, gerando uma penalidade prontamente assinalada por Peter Green. Na cobrança, Daniel McBreen bateu firme, sem chances para Covic, e saiu para comemorar seu 19º gol na Temporada 2012/13, tento que confirma a condição do camisa 2 do Mariners de artilheiro da A-League.


Michael McGlinchey (14, amarelo, Central Coast Mariners) disputa bola com Kwabena Appiah Kubi (vermelho, Western Sydney Wanderers). Foto: Photosport

  Visando manter o domínio sobre o WSW, o técnico Graham Arnold colocou em campo Mitchell Duke e Nick Fitzgerald nas vagas de Mile Sterjovski e Michael McGlinchey, o que surtiu o efeito esperado, já que os auri-azuis continuaram dominando o encontro, rematando, ao todo, 14 vezes contra a meta de Covic; por sua vez, o Wanderers seguiu entregue, desferindo, durante toda a partida, apenas uma finalização em direção ao gol de Ryan.


Atletas auri-azuis comemoram no gramado do Allianz Stadium após o apito final de Peter Green. Foto: Philip Hillyard

  Aos 48 minutos, veio o momento tão aguardado por torcida, comissão técnica e jogadores do Central Coast Mariners: o apito final de Peter Green, que certifica o primeiro título da A-League da história da equipe de Gosford, que já havia sido líder da Temporada Regular nas Temporadas 2007/2008 e 2011/12. O troféu soma-se também aos títulos da Conferência Norte obtidos pela equipe nas mesmas temporadas.


Jogadores do Central Coast Mariners celebram o título da A-League 2012/13!

  Pouco antes de levantar o belíssimo troféu da A-League, o capitão John Hutchinson declarou sua impressão sobre esse momento único: "É incrível! Isso significa muito para nós, mas muito mais para nossos torcedores. Havia uma atmosfera incrível neste estádio e soubemos aproveitá-la". O arqueiro Ryan resumiu seu sentimento em poucas palavras: "Não há melhor sensação no futebol". Já o comandante vitorioso, Graham Arnold, destacou: "Estou muito feliz agora. Tivemos que aprender a ganhar a final da maneira mais difícil e usamos as experiências anteriores como motivação para nunca mais nos sentirmos como antes", disse, referindo-se ao vice-campeonato da equipe em 2010/11.




Assista aos melhores momentos da Grand Final 2013 da A-League!

  A equipe do Blog parabeniza os heróis auri-azuis nesta conquista: Mathew Ryan e Justin Pasfield (goleiros); Joshua Rose, Pedj Bojic, Patrick Zwaanswijk, Trent Sainsbury e Zachary Anderson (zagueiros); John Hutchinson, Oliver Bozanic, Michael McGlinchey, Nick Fitzgerald e Anthony Cáceres (meio-campistas); Daniel McBreen, Bernie Ibini-Isei, Mile Sterjovski e Mitchell Duke (atacantes); Graham Arnold (treinador). Parabéns Central Coast Mariners, Campeão da A-League 2012/13!

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário