domingo, 3 de fevereiro de 2013

Waitakere vence Superclássico e fica muito próximo de vaga na OFC Champions League; Hawke's Bay triunfa e é novo vice-líder da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves

  No último final de semana, os amantes do futebol neozelandês testemunharam uma das rodadas mais emocionantes dessa temporada da ASB Premiership. A 11ª jornada do certame teve direito ao "Superclássico" do país envolvendo os eternos rivais Auckland City e Waitakere United, além de confrontos emocionantes nas brigas pelas vagas às semifinais. Nossa "viagem" pelos gramados neozelandeses começa pelo duelo mais importante do futebol "kiwi".

Roy Krishna (12, esquerda) recebe o abraço de Nikolic (9, direita) após marcar para o Waitakere United no "Superclássico Neozelandês"

  O sábado era de grande expectativa para torcedores de Waitakere United e Auckland City; do lado vermelho, a esperança era na conquista de uma vitória que alçasse à equipe à liderança definitiva da Temporada Regular, o que lhe garante, salvo mudança do regulamento da OFC Champions League 2014, uma vaga na principal competição continental da Oceania; do lado azul, os três pontos eram vistos como fundamentais para a manutenção das chances da equipe de obter a vaga antecipada na Champions, além de assegurar maior tranquilidade na busca por um quase certo posto nos Play-offs.

O simpático Estádio de Kiwitea Street (foto) recebeu o maior público da temporada para a 25ª edição do Super City Derby. Foto: Soccerway

  O clima de decisão foi visto, antes do início da partida, nas arquibancadas de Kiwitea Street, que receberam um público digno de final de ASB Premiership: 1876 pessoas pagaram ingresso para assistir ao "Superclássico" Neozelandês, o melhor público da temporada. Dentro de campo, os "azuis" mostram-se mais dispostos nos primeiros minutos, pressionando a equipe de Fred Taylor Park.

O arqueiro Tamati Williams (foto) era uma das esperanças do sistema defensivo do Auckland City antes do "Superclássico". Foto: Uol

  A pressão do City deu resultado: aos 11 minutos, Alex Feneridis cobrou falta de maneira magistral, no ângulo de Danny Robinson, que apenas viu a bola beijar as redes de sua meta.  Porém, o clássico estava longe de ser decidido. O gol sofrido despertou os brios dos rapazes alvirrubros, que passaram a pressionar a meta do arqueiro Tamati Williams. A dois minutos do fim da tempo regulamentar da primeira etapa, Luiz del Monte cruzou, o arqueiro do City se atrapalhou com a pressão de Allan Pearce e a bola acabou entrando. 1-1 no placar e o jogo foi para o intervalo em aberto.

Imagem mostra disputa de bola entre Alex Feneridis (Auckland City, esquerda) e Tim Myers (Waitakere United, direita); ambos marcaram na 25ª edição do Super City Derby. Foto: OFC

  No início da segunda etapa, após o Waitakere levar perigo à meta de Williams, o Auckland City respondeu à altura de seu status de campeão continental: após cruzamento vindo da esquerda, Manel Exposito apareceu livre, escolheu o canto e fuzilou as redes de Robinson. Delírio da torcida em Kiwitea Street com o City novamente à frente do placar.

Com mais um gol anotado, Roy Krishna (foto) chegou aos 12, isolando-se na artilharia da ASB Premiership 2012/13. Foto: Zimbio

  Todavia, o Waitakere United não se entregou e partiu para o ataque em busca de um novo empate. E ele veio aos 14 minutos: após cruzamento forte de De Vries, Roy Krishna acertou um belo chute, quase sem ângulo; a bola, por pouco, transpassou a linha de gol, para festa dos rapazes de branco. Na comemoração, o humilde Krishna foi abraçar um garotinho que estava atrás do gol do City, numa bela demonstração de carinho do craque fijiano.

Tim Myers (branco) fez o gol da vitória do Waitakere United no "Superclássico Neozelandês". Foto: Zimbio

  A partir do gol do Waitakere, a partida ficou indefinida, com as duas equipes buscando desesperadamente o gol da vitória. Levemente superior em campo, o Waitakere chegou ao gol da ansiada vitória num lance que refletiu bem a disputa travada pelas equipes em Kiwitea Street: aos 29 minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou, após bate-rebate na pequena área, para Tim Myers, que, com um forte chute, estufou as redes de Williams, naquele que viria a ser o gol do 10º triunfo do United na ASB Premiership. Muita festa dos atletas e do bom público alvirrubro presente no estádio do Auckland City.

Assista aos melhores momentos da vitória do Waitakere United sobre o Auckland City no "Superclássico Neozelandês"

  Antes do apito final de Matt Conger, ainda deu tempo para Alex Feneridis receber o cartão vermelho, algo relativamente típico no "Superclássico Neozelandês". Com a vitória, o Waitakere abre vantagem na ponta da ASB Premiership, chegando aos 31 pontos em 11 jogos. Com mais uma vitória, os alvirrubros não poderão ser alcançados e garantirão vaga na OFC Champions League 2014, desde que a OFC não anuncie nenhuma mudança nos critérios de classificação para a principal competição continental. Já o City, com um jogo a menos que seus rivais, caiu para o 3º posto. Isso porque o surpreendente Hawke's Bay United conseguiu mais uma empolgante vitória.

De jogador do Hawke's Bay United, Chris Greatholder (foto) passou a treinador da equipe e vem realizando uma ótima campanha com os "kiwis" nesta ASB Premiership. Foto: Hawke's Bay Today

  Os alvinegros conseguiram sua sétima vitória nesta edição da ASB Premiership ao bater o Otago United por 3-1, em Dunedin. Cerca de 200 torcedores acompanharam mais um triunfo dos "kiwis", sensação da ASB Premiership, que saíram na frente do marcador logo aos 2 minutos, com o artilheiro Jarrod Smith. Seis minutos depois, Stephen Hindmarch aumentou a vantagem dos visitantes. Na segunda etapa, Victor da Costa fez o de honra dos "azuis", enquanto Sean Lovemore definiu o placar da vitória do HBU.

Aajay Cunningham (Hawke's Bay United, esquerda) observa domínio de bola de Bill Robertson (Otago United, direita)

  A vice-liderança vem como prêmio para os comandados de Chris Greatholder, que chegam aos 23 pontos, podendo confirmar sua classificação caso conquistem mais um ponto em três jogos, desde que o Team Wellington perca seu duelo contra o Auckland City. Já o Otago United, que não fez uma partida tão ruim para merecer a derrota (haja vista a grande atuação de Richard Gillespie, arqueiro do Hawke's Bay), amarga a modesta 6ª colocação, com apenas 6 pontos.

Josh Smith (14, vermelho) mostra disposição ao tentar recuperar a bola para sua equipe, o Canterbury United, em duelo contra o Waikato FC (branco)

  Fechando a Zona de Classificação, na 4ª colocação, aparece o bom time do Canterbury United, que vem gradualmente se recuperando dos tropeços acumulados no início da Temporada Regular e chegou à sua 7ª vitória na temporada. Os "dragões", que ainda não empataram nesta edição da ASB Premiership, não tiveram dificuldade para aplicar 4-0 sobre o Waikato FC. Clapham, duas vezes, Kamo e Yamamoto fizeram os tentos dos rubro-negros. Por sua vez, os "Tricolores" seguem na vice-lanterna, com apenas 6 pontos.

Detalhe de Wiremu Patrick (centro), destaque da vitória do Team Wellington (amarelo) sobre o YoungHeart Manawatu (verde) com dois gols

  Fechando a rodada, o Wellington Phoenix aplicou a maior goleada do final de semana sobre o "sparring" dessa edição da ASB Premiership, YoungHeart Manawatu. Mostrando sinais de sua fraqueza, os "verdes" não conseguiram ser páreo para os "aurinegros" e, mesmo jogando no Memorial Park, sofreram 6 tentos e não marcaram nenhum. Os gols dos quadro capitalino foram marcados por Patrick, duas vezes, Watson, duas vezes, Dominic e Rowe. A vitória marca a ascensão do Team Welly, que chega aos 15 pontos, seis a menos que City e Canterbury, 3º e 4º colocados, respectivamente, com 21 pontos. O Manawatu é o lanterna, com três unidades.

  Confira a classificação da ASB Premiership 2012/13:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Waitakere United1110103983131
Hawke's Bay United1172226131323
Auckland City1063127121521
Canterbury United1170426151121
Team Wellington105051713415
Otago United112091231-196
Waikato FC112091237-256
YoungHeart Manawatu1110101040-303

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário