domingo, 17 de novembro de 2013

Ange Postecoglou convoca a Austrália pela primeira vez; conheça os nomeados e a trajetória do novo comandante dos "Socceroos"

  Por Gustavo Curvelo

  Após uma classificação dramática para a Copa do Mundo e as goleadas sofridas para Brasil e França, ambas por 6-0, a Federação Australiana de Futebol optou por demitir o alemão Holger Osieck e apostar na renovação do comando, a qual se deu por meio da contratação do ex-técnico do Melbourne Victory, Angelos Postecoglou.


Ex-zagueiro da Seleção Australiana, Ange Postecoglou (foto) será o novo comandante dos "Socceroos"

  Nascido em Atenas e naturalizado australiano, Angelos Postecoglou tem 48 anos e foi zagueiro do South Melbourne, seu único clube como atleta, entre 1984 e 1993. Em 9 anos defendendo as cores da equipe de Melbourne, o defensor anotou 19 gols em 193 partidas disputadas, sendo campeão da National Soccer League em 1984 e na temporada 1990/91.


Eis a equipe do South Melbourne campeã australiana de 1984; Ange Postecoglou é o terceiro em pé, da esquerda para a direita

  Além disso, atuou pela seleção australiana Sub-20 em 1985. Um ano mais tarde, teve a oportunidade de atuar pela seleção profissional. Contudo, o atleta jogou apenas 4 jogos com a camisa dos “Socceroos” e não conseguiu balançar as redes adversárias nenhuma vez.


Ange Postecoglou (direita) levou o South Melbourne a dois títulos australianos e a um título continental como treinador

  Em 1996, 3 anos após encerrar sua carreira nos gramados, Postecoglou teve sua primeira oportunidade de dirigir uma equipe fora dele. Coincidência ou não, o grego assumiu justamente o South Melbourne, clube no qual ficou até o ano de 2000. No comando do SM, conquistou por duas vezes a National Soccer League, nas temporadas 1997/98 e 1998/99, e uma OFC Champions League, no ano de 1999.


Ange Postecoglou (verde) comanda treino do South Melbourne no gramado do Maracanã; equipe participou do Mundial de Clubes da FIFA de 2000

  Tal retrospecto rendeu-lhe uma vaga no comando da Seleção Sub-20 australiana, na qual permaneceu por 7 anos, sendo substituído em virtude da não-classificação da equipe para o Mundial de 2007 da categoria, que aconteceu no Canadá e teve a Argentina como campeã.


O ateniense (esquerda) ficou sete anos à frente da Seleção Sub-20 da Austrália

  Depois da demissão, o comandante ficou por alguns meses na função de comentarista da Fox Sports, antes de voltar à Grécia em março de 2008. Em sua terra natal, assumiu o Panachaiki, mas pediu demissão em dezembro do mesmo ano. Retornando ao desporto australiano, Postecoglou assinou contrato com o Brisbane Roar em outubro de 2009, pedindo à imprensa tempo para avaliar seu trabalho. Isso porque, logo no início, a equipe laranja perdeu nomes de peso como Tommy Oar, Michael Zullo e Sergio van Dijk. Entretanto, na 13ª rodada da temporada, conquistou uma vitória por 4-0 diante do Adelaide United e foi muito elogiado pela mídia, que via ali o início de um grande trabalho.


À frente do Brisbane Roar, Postecoglou (centro) viveu um de seus melhores momentos como treinador

  Confirmando as boas expectativas, na temporada seguinte (2010/11), o ateniense levou o Roar ao título da Premiership e da A-League. De destaque, vale o fato de ter perdido apenas uma partida em toda a liga nacional. Além disso, chegou a ter 28 jogos de invencibilidade à frente do Roar, estabelecendo um novo recorde no futebol australiano.


Ange Postecoglou (foto) levou o Brisbane Roar ao bi-campeonato da A-League, conquistando nas duas temporadas a Premiership e a Grand Final

  Não contente com o feito, Postecoglou tornou-se o primeiro treinador a ser campeão da A-League por 4 vezes (contrabilizando dois troféus da Premiership), quando faturou novamente as duas competições na temporada seguinte. Ao todo, foram 2 anos e meio no clube, antes de transferir-se para o Melbourne Victory, onde obteve 15 vitórias, 7 empates e 10 derrotas em um período de 18 meses.


Alex Wilkinson (foto) é uma das surpresas da primeira lista de Postecoglou

  Agora, o pensamento do treinador é na seleção principal. Já tendo em mente a próxima Copa do Mundo, o comandante técnico tem seu primeiro compromisso na terça-feira (19), em embate diante da Costa Rica a ser realizado no estádio Allianz. Logo antes de seu primeiro compromisso à frente dos “Socceroos”, Postecoglou gerou polêmica em sua convocação, deixando nomes conhecidos de fora como o do lateral Luke Wilkshere, de 32 anos, que já atuou por 79 vezes com o manto australiano, e do defensor Sasa Ognenovski, de 34 anos. Por outro lado, abriu espaço para nomes como Alex Wilkinson, de 29 anos, que atua no Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul, e fará sua estreia pela seleção.


O experiente arqueiro Mark Schwarzer (foto) anunciou sua aposentadoria da Seleção Australiana


  Porém, nada chamou mais a atenção do que a aposentadoria de Mark Schwarzer dos “Socceroos”. O goleiro de 41 anos, que atualmente defende o Chelsea, pediu para não ser mais convocado em razão de sua idade, e deixou o cargo de arqueiro da seleção em aberto. Para a primeira convocação, Postecoglou convocou Mitch Langerak, do Borussia Dortmund, e Mathew Ryan, dos belgas do Club Brugge. Nos próximos dias, o Do Outro Lado da Bola publicará um especial sobre a trajetória de Schwarzer junto à seleção.

  Confira a lista de convocados por Ange Postecoglou para o amistoso contra a Costa Rica:

  Goleiros
  Mitch Langerak (Borussia Dortmund)
  Mathew Ryan (Club Brugge)

  Defensores
  Jason Davidson (Heracles Almelo)
  Ivan Franjic (Brisbane Roar)
  Ryan McGowan (Shandong Luneng)
  Lucas Neill (Omiya Ardija)
  Rhys Williams (Middlesbrough)
  Alex Wilkinson (Jeonbuk Motors)
  Michael Zullo (Adelaide United)

  Meio-campistas:
  Oliver Bozanic (Luzern)
  Mark Bresciano (Al Garrafa)
  Tim Cahill (New Yor Red Bull)
  James Holland (Áustria Viena)
  Mile Jedinak (Crystal Palace)
  Robbie Kruse (Bayer Leverkusen)
  Matthew Leckie (FSV Frankfurt)
  Mark Milligan (Melbourne Victory)
  Matt McKay (Brisbane Roar)
  Tom Rogic (Celtic)
  Dario Vidosic (Sion)

  Atacantes
  Joshua Kennedy (Nagoia Grampus)
  Tommy Oar (Utrecht)

Nenhum comentário:

Postar um comentário