segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Austrália e Papua Nova Guiné entram em campo durante data FIFA

  Por Gustavo Curvelo

  Em virtude das recentes datas FIFA, as seleções de Austrália e Papua Nova Guiné resolveram se aventurar contra outras seleções. No caso australiano, a seleção recebeu a Costa Rica no Estádio Allianz em jogo que marcou a estreia do novo timoneiro dos “Socceroos”, enquanto que os papuásios foram à Indonésia jogar a Media Nusantara Citra Cup, mais conhecida como MNC Cup.


Jogadores australianos (foto) perfilam-se para a execução do hino nacional de seu país no Allianz Stadium, em Sydney

  A Austrália estreava Angelos Postecoglou em seu comando técnico. O treinador grego chegava em momento conturbado na seleção. Isso porque os ‘’Socceroos’’ conquistaram uma classificação dramática para a Copa do Mundo, deixando seus adeptos preocupados. Depois, o estopim para a demissão do alemão Holger Osieck: as goleadas sofridas para Brasil e França, ambas por 6-0. Com isso, Postecoglou chegou à seleção e promoveu mudanças, com direito a surpresas na convocação para o primeiro embate em sua era. E as mudanças surtiram efeito.


Jogador do Sydney FC, Alessandro Del Piero (foto) compareceu ao Allianz Stadium para apoiar os "Socceroos" contra os "Ticos"

  Diante da Costa Rica, o selecionado entrou em campo nervoso, mas aos poucos se acertou em campo e quase chegou à abertura do placar com Mile Jedinak, aos 9 minutos. A jogada começou com escanteio pela esquerda; na continuação do lance, a defesa centro-americana afastou mal e a bola sobrou para o atleta do Crystal Palace, que foi travado na hora do chute, facilitando a defesa do goleiro adversário.


Suplentes australianos (foto) conversam de forma descontraída antes do início do amistoso contra a Costa Rica

  Com o passar do tempo, o jogo ficou com um ritmo mais morno, tendo outro lance de perigo somente aos 42 minutos. Desta vez, Robbie Kruse foi lançado pela direita e cruzou com perfeição para Mathew Leckie. Livre de marcação e já sem a presença do goleiro, o atleta chegou tarde à bola e não conseguiu tocá-la com precisão para o gol.


Jedinak (15, amarelo, Austrália) observa atentamente o remate de Campbell (12, branco, Costa Rica)

  No segundo tempo, a partida continuou equilibrada, com  leve domínio dos “Socceroos”, o qual levou os comandados de Jorge Luis Pinto a tentar surpreender nos contra-ataques. Porém, foi o quadro local quem marcou o único gol da partida, na marca dos 24 minutos.


A exemplo do uniforme utilizado na Copa de 1990, a Costa Rica entrou em campo contra a Austrália com camisas alvinegras (foto), que são uma homenagem ao Club Sport La Libertad, primeira equipe profissional do país

  Este ocorreu após cobrança de escanteio pela esquerda em direção à grande área. Livre de marcação, Tim Cahill tocou de cabeça e contou com o desvio no meio do caminho, tirando qualquer possibilidade do goleiro costarriquenho chegar à bola, que foi parar no fundo da rede: 1-0 para a Austrália.



Assista aos melhores momentos da vitória australiana na estreia de Ange Postecoglou

  A partir daí, a Costa Rica saiu mais para o jogo, mas não obteve êxito. Ao término do embate, prevaleceu o placar de 1-0 favorável aos locais, para alegria dos pouco mais de 20 mil torcedores presentes no Estádio Allianz.


A Seleção Papuásia de Futebol (foto) foi até a Indonésia disputar a MNC Cup


  Já Papua Nova Guiné resolveu se aventurar, entre os dias 21 e 24, em um torneio formado por equipes que só poderiam contar com três jogadores com idade superior a 23 anos. Ao lado dos papuásios, entraram em campo as seleções de Laos, Ilhas Maldivas e Indonésia, que teve a honra de receber todos os jogos do certame, a MNC Cup, no Gelora Bung Karno Stadium, em Jacarta, capital do país.


Confira o gol de Maldivas na vitória sobre Papua Nova Guiné

  No primeiro dia de competição, coube aos papuásios realizar a partida inaugural diante das Maldivas, e os “Kapuls” não fizeram feio e foram derrotados honrosamente. Entrando na partida como “azarão”, o time do técnico Bob Morris suportou com eficiência a pressão do escrete do sul da Ásia até os 38 minutos, quando sofreu o único gol da partida, anotado por Fasir. Vale lembrar ainda que, 6 minutos antes, o goleiro oceânico Benjamin Wilbert defendeu um pênalti. Na outra partida do dia, a Indonésia bateu Laos por 3-0.


Veja os lances da goleada da Indonésia sobre Papua Nova Guiné

  Já pela segunda rodada, Laos bateu as Maldivas na partida preliminar por 2-1, cabendo à Papua Nova Guiné a honra de disputar a segunda partida diante da anfitriã Indonésia. Desta vez, a seleção não conseguiu repetir a boa jornada da estreia, perdendo por 6-0. O destaque da partida foi Yandi, com 2 gols, enquanto que Dendi, Andik, Bayu e Beroperay deixaram sua marca uma vez cada.


Assista aos gols da decisão da MNC Cup entre Indonésia e Maldivas


  Já sem chances de título, os oceânicos encerraram sua participação contra Laos, que venceu por 3-1. O caminho para a vitória da equipe do Sudeste Asiático foi aberto com 2 gols de Khonesavanh, aos 35 e 37 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, os “Kapuls” descontaram aos 31 minutos com Conn Ronald, mas sofreram o terceiro gol a 2 minutos do fim, marcado por Vilayout. Completando o torneio, a Indonésia bateu Maldivas de virada, por 2-1, e sagrou-se campeã, seguida por Maldivas, Laos, e Papua Nova Guiné, que ocuparam 2ª, 3ª e 4ª colocação, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário