terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"Navy Blues" no Marrocos #4: querendo surpreender, Auckland City enfrenta o Raja Casablanca nesta quarta

  Por Gustavo Curvelo

  Quando o Auckland City FC ganhou a OFC Champions League, 205 dias separavam a equipe da estreia do Mundial de Clubes da FIFA. Depois de quase 7 meses de espera, o grande momento chegou! Na tarde desta quarta-feira (11), a partir das 17h30 de Brasília, a equipe faz sua estreia na competição diante do anfitrião Raja Casablanca. Uma estreia atípica, pois já significa a despedida para uma das duas equipes.


O belo Estádio de Agadir (foto) sediará o encontro entre Auckland City e Raja Casablanca. Foto: Wikipedia

  Um torneio de tiro curto envolvendo os campeões continentais. Este é o Mundial de Clubes da FIFA, que finalmente terá seu início. Mais uma vez contando com a presença do Auckland City (que cumpre sua 3ª participação consecutiva), o certame terá seu início com uma decisão: a de 7º lugar. Isso porque o perdedor da partida entre marroquinos e neozelandeses já desiste do sonho de ser campeão, e sequer jogará outra partida mais. Sendo assim, os "Navy Blues" farão de tudo para surpreender, e a cautela pode ser fundamental para que, mesmo fora de casa, a equipe consiga seguir na competição.


O Auckland City (foto) ganhou o direito de disputar o Mundial ao conquistar a OFC Champions League pela terceira vez consecutiva em 2013. Foto: OFC

  Conforme já mostramos em nossa análise tática, o escrete oceânico, treinado pelo catalão Ramón Tribulietx, sabe das dificuldades em enfrentar o selecionado local, e por isso planejou diversos tipos de jogo, deixando todos duvidosos quanto ao que será colocado em prática.


Para o duelo contra o Raja, é certo que Ramón Tribulietx (foto) não abrirá mão de seu quinteto defensivo. Foto: UOL

  Informações nos bastidores apontam que o mais provável é que Tribulietx faça uso de três variações táticas, iniciando a partida de forma defensiva, com o 5-4-1, temendo a pressão do adversário. Caso esta não venha, uma forma bastante utilizada durante os treinamentos foi o 5-3-2, pressionando um pouco mais a saída de bola adversária, mas perdendo a consistência no meio-campo. Porém, se Tribulietx definitivamente optar pela ofensividade, a ideia é encurralar o adversário no 5-2-3, sempre se preocupando com as linhas defensivas.


Apesar do favoritismo do Raja, o treinador Faouzi Benzarti (foto) pregou respeito ao Auckland City. Foto: Tunisie Numerique


  Já pelo lado da equipe local, o favoritismo é evidente, mas o técnico Faouzi Benzarti prega respeito à equipe oceânica: “ninguém no futebol ganha na véspera e o Auckland City não chegou aqui por acaso”, analisa o comandante, que destacou a importância do apoio do torcedor nas arquibancadas do estádio de Agadir. “Será um diferencial na disputa”, completou.

2 comentários:

  1. É... Não deu para o Auckland City! O Galo tá doido pra cantar alto. www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Foi por pouco! Agora, como bons brasileiros, estaremos na torcida por nosso representante na competição. Obrigado pelo comentário ;)

    ResponderExcluir