terça-feira, 22 de julho de 2014

É campeão! Com atuação de gala de Joses Nawo, Tafea bate Amicale e conquista VFF National Super League

  Por João Victor Gonçalves

  A torcida do clube mais tradicional de Vanuatu está em festa: o Tafea Football Club venceu seu arquirrival Amicale na grande decisão da VFF National Super League e conquistou a competição máxima do futebol vanuatuano pela segunda vez consecutiva.


Os capitães de Amicale (vermelho) e Tafea (azul) se cumprimentam frente o trio de arbitragem antes do início da grande decisão

  Durante a primeira etapa, os "Polvos", comandados pela dupla de treinadores formada pelo titular Moise Poda e seu assistente Graham Demas, dominaram as ações do clássico: os vice-campeões continentais do Amicale não conseguiram repetir as boas atuações da OFC Champions League e saíram atrás do marcador. Ignas Iamak, numa finalização certeira, abriu o placar para o Tafea, que levou a vantagem mínima para o segundo tempo.


Joses Nawo (direita, 23) celebra o segundo gol do Tafea na grande decisão do futebol vanuatuano 

  Aos 10 minutos da etapa complementar, porém, o talento individual de Fenedy Masauvakalo foi decisivo para os "Red Roosters", que conseguiram chegar à igualdade num belo tento do atacante da Seleção Vanuatuana. Porém, 22 minutos depois o Amicale sentiria o poder do "matador" salomônico Joses Nawo: ex-jogador da equipe alvirrubra, o experiente atacante não perdoou seus companheiros e, com um forte tiro, venceu o bom arqueiro Chikau Mansale, recolocando o Tafea à frente do placar.


Jogadores do Tafea (azul) celebram um dos três gols da equipe ao lado da torcida no Korman Stadium

  Pouco antes do término da partida, Moise Poda resolveu apostar em Alista Kalip na vaga de Robert Tasso - e a substituição deu certo: cinco minutos depois de entrar em campo, Kalip, com um forte churo, bateu Mansale, decretando a vitória dos "Polvos" por 3-1, para alegria dos treinadores Poda e Demas.


Por pouco o frágil alambrado que separava os atletas (azul) da torcida no Korman Stadium não cedeu com a celebração dos "Polvos"

  Após a partida, o experiente Nawo destacou: "Estou muito orgulhoso de mim mesmo, porque continuo jogando bem apesar de estar envelhecendo. Marquei um gol fantástico hoje e repetimos a história do ano passado" (referindo-se ao primeiro título da VFF National Super League obtido pelo Tafea sobre o próprio Amicale por 2013). Ex-jogador do Amicale, também destacou seu sentimento em relação ao ex-companheiro Chikau Mansale: "Senti pena do Chikau, mas a vida é assim, e tenho de marcar gols pela minha equipe". Agora, o "matador" salomônico volta à Honiara para passar merecidas férias com a família antes de se reapresentar ao Tafea.


Eis o trio que conduziu o Tafea à vitória: Graham Demas (direita, auxiliar técnico), Joses Nawo (atacante, centro) e Moises Poda (treinador, esquerda)

  O treinador campeão, Moise Poda, destacou o trabalho de seu grupo: "Meus garotos trabalharam duro nos últimos meses para a disputa da competição. Amicale, Erakor e Spirit 08 são grandes times da cidade e, se quisermos vencê-los, teremos de trabalhar duro. Hoje eles me mostraram que podem conseguir isso". Por fim, agradeceu seus atletas, seu auxiliar, Graham Demas, patrocinadores, dirigentes e fãs do Tafea.


Jogadores do Tafea (azul) recebem do primeiro-ministro vanuatuano Joe Natuman (azul-claro, esquerda) o cheque com a premiação de 1 milhão de vatus

  Além do título, o Tafea, a exemplo do vice-campeão Amicale, já possui garantida uma vaga na OFC Champions League 2015. Os "Galos Vermelhos" levaram para casa um prêmio de 500 mil vatus; já os campeões, além do troféu, receberam das mãos do primeiro-ministro vanuatuano Joe Natuman, um cheque no valor de 1 milhão de vatus.

  Fonte das Imagens: Vanuafoot
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário