domingo, 20 de julho de 2014

Micro Games 2014: com quatro participantes, torneio de futebol começa na próxima sexta-feira. Confira!

  Por Carlos Santos

  De 20 a 30 de Julho, será realizada a 8ª Edição dos Micro Games 2014, na cidade de Pohnpei, nos Estados Federados da Micronésia. A competição poliesportiva reúne países e territórios da região da Micronésia, incluindo: Guam (EUA), Kiribati, Ilhas Marshall, Marianas do Norte (EUA), Nauru e Palau. O país anfitrião é representado por quatro delegações dos seus respectivos estados: Chuuk, Kosrae, Pohnpei e Yap. Ao todo, serão disputadas 13 modalidades (Atletismo, Basquete, Beisebol, Caça Submarina, Canoagem, Futebol, Levantamento de Peso, Micronesian All-Around - espécie de wrestling tradicional da Micronésia, Natação, Softball, Voleibol, Tênis e Tênis de Mesa).

Eis o logotipo da 8ª Edição dos Micro Games

  Inicialmente, o futebol não foi incluído nos esportes que comporiam o evento; porém, após reuniões, conversas e esforços empreendidos pela FSMFA (Associação de Futebol dos Estados Federados da Micronésia), a modalidade foi incluída nos Jogos. Essa decisão é fundamental para tornar o esporte mais popular entre os habitantes da Micronésia, além de mostrar para entidades como a FIFA o potencial que as nações possuem de serem possíveis filiados. Além das quatro seleções participantes, outras duas abriram mão de participar do certame: as Ilhas Marianas do Norte (EUA) não poderão entrar em campo pois participarão da Fase Preliminar da EAFF East Asian Cup (Copa do Leste Asiático); já o selecionado Kiribati não conseguiu dinheiro suficiente para comprar todas as passagens necessárias para sua delegação.

 Eis o logotipo da edição de 1998 dos Micro Games, na qual o futebol apareceu pela primeira vez como modalidade oficial. Foto: Federaciones Independientes

  Os Micro Games se iniciaram em 1969 em Sapain, Ilhas Marianas do Norte (EUA), como forma de integrar os países e territórios da região por meio do esporte. Como o futebol não é uma modalidade popular na região, só esteve presente em uma edição dos jogos, em 1998, em Koror, Palau. Na ocasião, os participantes foram Guam (EUA), Marianas do Norte (EUA), Palau (representados por duas seleções - A e B), Pohnpei e Yap (ambos fazem parte dos Estados Federados da Micronésia). As seleções jogaram entre si em sistema de pontos corridos e turno único. Após este modelo de disputa na primeira fase, três jogos eliminatórios decidiram as colocações finais de cada equipe: na disputa pelo 5º lugar, Yap bateu Pohnpei por 5-4; Palau "A' e Palau "B" entraram em campo para a disputa do bronze - ao final dos 90 minutos, com um show de Stephen Stefano, autor de cinco gols no duelo, o escrete A palauano venceu por 6-3; na disputa pelo ouro, as Ilhas Marianas do Norte sagraram-se campeãs ao bater Guam por 3-0.

Ouça a canção oficial dos Micro Games 2014

  Vale destacar que os Estados Federados da Micronésia conseguiram uma grande ajuda da embaixada do Japão para o desenvolvimento do futebol no país e a inclusão da modalidade nos Micro Games. Os nipônicos financiarão a construção do mais novo estádio de futebol do país, o "FSM National Campus Soccer Field". Com o aprimoramento da infraestrutura desportiva local, as chances dos micronésios conseguirem se afiliar à AFC (Asian Football Confederation) e à FIFA aumentam. Apesar dessa grande conquista para o esporte nacional, as obras do novo estádio não ficaram prontas a tempo; dessa forma, o torneio de futebol dos Micro Games será disputado no tradicional Pics Field.

Imagem mostra a assinatura do contrato com a Embaixada Japonesa que garantiu à Micronésia a construção de um novo e belo estádio para a prática do futebol

  O torneio de futebol dos Micro Games, que será transmitido para todo o mundo por meio da Rádio V6AH de Pohnpei, possui o seguinte regulamento: as quatro seleções participantes jogam entre si em pontos corridos em turno único. As duas últimas colocadas na classificação geral disputarão a medalha de bronze em jogo único; as duas melhores colocadas pelearão pelo ouro em um duelo decisivo.

Imagem do Pics Field, local onde serão disputados os jogos de futebol dos Micro Games 2014
    
  Abaixo, confira um resumo sobre os quatro participantes do Torneio de Futebol dos Micro Games 2014:

  Chuuk

Eis o escudo da Chuuk Football Association

  Nome: Estado de Chuuk (um dos estados que formam os Estados Federados da Micronésia)
  Capital: Weno
  População: 48.654 habitantes (2010) 
  Área: 127,2 km² 
  Gentílico: Chuukese 
  Língua oficial: Chuukese e Inglês 
  Moeda: Dólar norte-americano 
  Fuso horário: +11 horas (GMT) 
  Melhor participação nos Micro Games: estreante 
  Títulos: não possui
  Análise: a Seleção de Chuuk é a grande incógnita dos Micro Games. De todos os Estados Federados da Micronésia, é o que possui a prática do futebol menos desenvolvida, com a modalidade limitando-se localmente à disputa de um campeonato intercolegial. O grande objetivo da participação do combinado chuukese no certame é popularizar a prática do futebol em seu território.

  Palau
 
  Seleção de Palau (foto): em pé (esquerda para direita): Charles Reklai Mitchell, Christian Etpison Nicolescu, Scott Skebong, Leif “Baba” Toribiong, Youri Ito e o treinador Lukeson Sifix; agachados (esquerda para direita): Mechesengel "Rick" Roman, Paulus Ngirngesechei, Mohoshin Miah, Malakai Bitu, Toni Illilau, Dexter Decherong e Robert Victor Bishop Jr. Foto: PFA

  Nome: República do Palau
  Capital: Ngerulmud 
  População: 17.501 habitantes (2012) 
  Área: 459 km² 
  Gentílico: Palauano 
  Língua oficial: Palauano e Inglês 
  Data de Independência: 1º de Outubro de 1994 
  Moeda: Dólar norte-americano 
  Fuso horário: +9 horas (GMT) 
  Melhor participação: 3º colocado em 1998 como "Palau A" 
  Títulos: não possui
  Análise: a Seleção realizou treinamentos diárias e intensivos na sua preparação para os Micro Games, já que o objetivo é a conquista da medalha de ouro. A oportunidade aparece como única, já que é a primeira vez que Palau terá uma seleção atuando no exterior. Além de terem o presidente da federação local, Charles Reklai Mitchell, entre os jogadores, os palauanos contam com o talento do experiente Toni Illilau, de 35 anos, artilheiro dos campeonatos locais. Há jogadores e membros da comissão técnica oriundos de outros países, como Mohoshin Miah, de Bangladesh, Malakai Bitu, de Fiji, e o técnico Lukeson Sifix, das Ilhas Salomão. Fora da quatro linha, um orçamento limitado chegou a ameaçar a participação dos palauenses no torneio As dificuldades financeiras ameaçaram a participação de Palau no certame, mas a federação local obteve sucesso numa campanha virtual para arrecadar fundos para a equipe. O site para as doações, que serão revertidas para o fundo local de apoio às categorias de base, pode ser acessado aqui.

  Pohnpei

 Eis a seleção do Estado de Pohnpei (foto). Foto: Pohnpei Soccer Association

  Nome: Estado de Pohnpei (um dos estados que formam os Estados Federados da Micronésia)
  Capital: Kolonia 
  População: 34.685 habitantes 
  Área: 345 km² 
  Gentílico: Pohnpeiano 
  Língua oficial: Pohnpeiano e Inglês 
  Moeda: Dólar norte-americano 
  Fuso horário: +11 horas (GMT) 
  Melhor participação: 6º colocado em 1998 
  Títulos: Torneio Amistoso de Guam (2010)
  Análise: Pohnpei é o grande favorito para a conquista do título desta edição dos Micro Games. A equipe anfitriã se prepara há meses para a disputa do certame. Dentre os estados que compõem a Micronésia, é o único que possui campeonatos oficiais na categoria adulta, os quais fornecem boas peças para a seleção local. A aposta é repetir a fórmula de sucesso do torneio amistoso conquistado em Guam em 2010, com uma mescla de membros daquela geração vitoriosa com jovens talentos do futebol local.

  Yap

Eis a Seleção de Yap (foto). Em pé (esquerda para direita): Walter F.P, Pengelbew, Joseph G. Torwan, Dominic X. Gadad, Stevenson C. Thinniyog e Devon F. Figirmow; agachados: (esquerda para direita): Benjamin Gilmoon, técnico Stanley J. Foster, Ignatius M. Ruwaath e Brian T. Southwick

  Nome: Estado de Yap (um dos estados que formam os Estados Federados da Micronésia)
  Capital: Colonia 
  População: 11.377 habitantes (2010) 
  Área: 308 km² 
  Gentílico: Yapense 
  Língua oficial: Yapense e Inglês 
  Moeda: Dólar norte-americano 
  Fuso horário: +10 horas (GMT) 
  Melhor participação: 5º colocado em 1998 
  Títulos: Micronesia Games 2001
  Análise: Yap aposta em jogadores jovens com o desenvolvimento da modalidade em seu território por meio de campeonatos de juniores. Sua seleção nacional foi formada no final de Setembro de 2013 e tem, como primeiro objetivo, a conquista de uma medalha de bronze. O experiente técnico Stanley J. Foster pode ser o diferencial a favor dos yapenses neste campeonato.

  Confira a tabela do Torneio de Futebol dos Micro Games:

  1ª Fase
  1ª Rodada (25 de Julho)
  09:00 - Pohnpei x Palau
  16:00 - Chuuk x Yap

  2ª Rodada (26 de Julho) 
  09:00 - Palau x Chuuk 
  16:00 - Pohnpei x Yap

  3ª Rodada (27 de Julho)
  09:00 - Pohnpei x Chuuk 
  16:00 - Palau x Yap

  Decisão do 3º Lugar (28 de Julho) 
  16:00 - 3º colocado da 1ª Fase x 4º colocado da 1ª Fase

  Final (29 de Julho)
  16:00 - 1º colocado da 1ª Fase x 2º colocado da 1ª Fase
  18:00 - Cerimônia de premiação
  Jogos realizados no fuso horário (+ 11 horas GMT) de Pohnpei, Estados Federados da Micronésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário