sexta-feira, 18 de julho de 2014

Micro Games 2014: Em busca de um sonho, Presidente da Associação de Futebol de Palau inova e aposta na generosidade dos fãs

  Por Gustavo Curvelo

  Com várias teorias nos quatro cantos do planeta sobre sua origem, não é novidade que o futebol tenha se tornado o esporte mais popular da Terra. Por conta disso, pode-se dizer que não há fronteiras para sua prática. Afinal, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, de larga ou pequena extensão ou até mesmo com guerras, o desporto é praticado por atletas profissionais ou amadores.


Após muito esforço da AFP e de seus simpatizantes, a Seleção de Palau (foto) terá a oportunidade de disputar os Micro Games

  Na Oceania não é diferente. Com onze seleções filiadas à FIFA e outras buscando adequar-se às normas da entidade para também fazer parte do seleto grupo composto por 209 federações, o continente conta com, além das ligas nacionais, campeonatos regionais que visam deixar os atletas longe da inatividade, mesmo que por um curto período de tempo.


A exemplo de outros países da Oceania, a prática do futebol é estimulada desde cedo entre as crianças palauenses (foto)

  Este é o caso dos Micro Games. O torneio inicialmente visava desenvolver os esportes tradicionais do continente, como o va’a e a caça submarina, mas passou por adaptações, aderiu às modalidades com bola e, em sua oitava edição, que se inicia no próximo dia 20 em Pohnpei, na Micronésia, terá o futebol como novidade.


A 8ª Edição dos Micro Games (logo) contará com a disputa de um torneio de futebol masculino como uma de suas principais novidades

  O número de interessados surpreendeu*: além dos donos da casa, também irão disputar o torneio as outras três principais ilhas da Micronésia (Yap, Chuuk e Kosrae), dois territórios norte-americanos (Ilhas Marianas do Norte e Guam – sendo o último filiado à FIFA pela Confederação Asiática de Futebol) e quatro países independentes (Ilhas Marshall, Nauru, Kiribati e Palau).


Instalações desportivas por toda a ilha de Pohnpei, como o Daimi Field (foto), estão sendo preparadas para a disputa dos Micro Games

  Porém, como os recursos são escassos, coube às equipes conseguir a própria verba para poder disputar o torneio. Alguns conseguiram os valores até com certa facilidade, com dinheiro proveniente das próprias federações, poder público ou privado, mas o caso de Palau merece atenção.


A prática do futebol no Palau (foto) convive com recursos limitados e condições pouco apropriadas para seu desenvolvimento

  Até cerca de 15 dias atrás, a Associação de Futebol de Palau (AFP) não tinha dinheiro em caixa, o que fez o Presidente da entidade, Charles Reklai Mitchell, optar pela criatividade para que seu país pudesse participar da competição. Sendo assim, ao invés de limitar-se aos auxílios dos pouco mais de 20 mil habitantes de seu território, ele abriu oportunidade para os simpatizantes de todo o mundo ajudarem o time a disputar o torneio através de doações em um site especializado na área. O resultado, segundo ele, tem sido positivo.


O presidente da Associação de Futebol do Palau (AFP), Charles R. Mitchell (esquerda) diz que a manutenção da prática do futebol do país depende de doações de benfeitores, como Peter Gaymann (direita)

  “As pessoas de fora do país nos ajudaram com quase mil dólares, o que é muito gratificante, e os nativos também tiveram importância expressiva da quantia arrecada. Além disso, boa parte da verba vem das empresas de Palau. Mandamos cartas para elas pedindo apoio e tem dado certo, até porque nosso projeto visa não só disputar os Micro Games, mas também desenvolver o futebol no país e abrir diferentes ideias na captação de recursos para outros”, disse o mandatário, em entrevista exclusiva ao Do Outro Lado da Bola.


As ações organizadas pela Associação de Futebol de Palau visam não somente a manutenção da Seleção Nacional, mas a difusão da prática esportiva entre a comunidade local (foto)

   No início, Charles confessa ter ficado preocupado com o tempo limitado para conseguir fundos, mas revela satisfação com a quantia arrecada e a divulgação obtida. “Calculamos que era necessário pouco mais de 300 dólares por integrante. Como pretendemos levar 15 jogadores e mais o treinador, cinco mil dólares deveriam ser suficientes para que possamos disputar o torneio. Como vantagem, temos o fato de que não precisamos pagar hospedagem, pois há a vila destinada aos atletas para alojamento, então teríamos despesas apenas com passagens e um valor que pretendemos repassar aos jogadores para alimentação”.


O Palau National Track & Field (foto) é a casa do futebol palauano

  “Só que além do sucesso conseguido com as doações, tivemos também a intervenção do governo de Palau, que há alguns dias resolveu apoiar nossa causa e pagar as despesas da viagem. Portanto, entrei em contato com os doadores e anunciei que vamos investir o valor arrecadado com as doações na Liga da Juventude. Porém, por se tratar de um projeto diferente do inicial, quem quiser pode cancelar a doação e reembolsar o valor, embora nossa intenção seja usar o investimento para desenvolver nosso futebol”, comenta.


O presidente Charles R. Mitchell (direita) celebra ao lado de crianças locais a doação de material para a prática do futebol em Palau

  Agora aliviado e com o destino definido, Charles projetou a expectativa de Palau para os Micro Games. Para ele, o país credita-se como incógnita e ao mesmo tempo uma possível surpresa no torneio, podendo chegar longe na competição. “Não sei se somos favoritos, mas acredito que temos chance de ganhar. Vamos para o torneio respeitando as demais ilhas, mas sempre em busca do nosso objetivo, que é o título”, completa.


As doações para a Associação de Futebol do Palau ajudam a difusão de hábitos saudáveis entre as jovens gerações do país (foto)


  Até o fechamento desta reportagem foram arrecadados mais de três mil dólares, com doações individuais chegando a até 500 dólares. Tratando-se de tabela do futebol nos Micro Games, a organização do evento informou que será disponibilizada apenas no próximo dia 24, véspera do início da competição, que vai até o dia 29. Os Micro Games serão concluídos no dia 30 de julho, com a cerimônia de encerramento.

  Fonte das Imagens: Palau Football Association e Organização dos Micro Games

  (*) Errata 

  No dia 18 de julho, a assessoria de imprensa do Micro Games confirmava a presença de dez ilhas na categoria futebol. Entretanto, hoje (20), a organização voltou atrás e anunciou que somente quatro interessados se manifestaram em participar: Yap, Chuuk, o próprio Palau e Pohnpei, sede do evento. Por conta disso, pedimos desculpas pela publicação do equívoco que nos foi passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário