terça-feira, 15 de julho de 2014

Sub-20: Fiji é mais um representante da OFC garantido no Mundial de 2015

  Por Rodrigo Augusto

  Ocorreu no último mês de maio mais uma edição das Eliminatórias Sub-20 da Oceania para o Mundial da categoria, que será realizado em 2015 na Nova Zelândia. Com a ausência da anfitriã do Mundial no torneio, Fiji, que sediou o qualificatório, levou o título e garantiu-se no evento.


Os valentes meninos de Fiji (foto) conquistaram a inédita vaga para o país no Mundial Sub-20

  A OFC terá dois representantes no próximo mundial: a Nova Zelândia, anfitriã do torneio, está automaticamente classificada; Fiji, campeã do qualificatório, também ficou com a vaga; vale ressaltar que, geograficamente, pela primeira vez a Oceania pode ter três seleções no Mundial Sub-20, já que, jogando pela AFC, a Austrália possui chances de classificação.


Disputa de bola na partida entre Nova Caledônia (cinza) e Samoa Americana (azul)

  A competição se iniciou em 22 de Maio e foi toda disputada em Suva, capital de Fiji e teve como participantes seis nações: além da anfitriã, entraram em campo Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Vanuatu, Papua Nova Guiné e Samoa Americana.


Steven Inia (vermelho, Papua Nova Guiné) tenta se livrar da forte marcação vanuatuana

  Quebrando todas as expectativas, a rodada inaugural foi marcada por duas zebras, mostrando o quão equilibrada poderia ser essa edição do certame sem a “temida” Nova Zelândia: no único jogo em que os 90 minutos confirmaram os prognósticos, Fiji goleou Samoa Americana por 4-0; no complemento da jornada, Vanuatu bateu a Nova Caledônia por 1-0 e a Papua Nova Guiné surpreendeu as Ilhas Salomão, vencendo por 2-0.


Jogadores das Ilhas Salomão (amarelo) recebem instruções durante parada técnica

  Na segunda rodada, com mais dois empates, a favorita esquadra fijiana começava a disparar na ponta da tabela: enquanto Ilhas Salomão e Vanuatu ficaram no 0-0, os papuásios não passaram de um 1-1 com a modesta Samoa Americana; no jogo de fundo, os anfitriões mostraram sua força ao derrotar os caledonianos por 2-0.


Relembre os melhores momentos de Fiji 1-0 Nova Caledônia 

  Na terceira rodada da disputa, placares mais dilatados: Fiji venceu a Papua Nova Guiné por incontestáveis 3-0; já a Nova Caledônia mostrou poder de recuperação ao vencer os salomônicos por 3-1; já Samoa Americana não conseguiu repetir o bom desempenho da última rodada e foi batida pelos “Yellow Boys” de Vanuatu por 4-0.


Assista aos melhores momentos da vitória fijiana sobre Papua Nova Guiné

  No quarto dia de jogos, a disparidade técnica entre as seleções participantes foi acentuada pela diferença de preparação física: os “Bonitos” das Ilhas Salomão triunfaram por 5-0 sobre a Samoa Americana; já os “Cagous” da Nova Caledônia, já sem chances de classificação, bateram os papuásios por 5-1; na partida mais esperada, fijianos e vanuatuanos ficaram no empate por 2-2. O resultado deixou os anfitriões muito próximos da conquista da vaga.


Veja o VT do duelo decisivo entre Fiji e Ilhas Salomão

  No último dia de jogos, Fiji jogava por um simples empate, enquanto o concorrente direto, Vanuatu, teria de vencer e torcer por um revés dos donos da casa; porém, confirmando as expectativas, os locais não deram chance ao azar, garantindo que a taça fosse para a sede da Fiji Football Association e, de quebra, assegurando um posto no Mundial da Nova Zelândia.


Jogadores fijianos (foto) celebram o título do Oceânico Sub-20


  A última rodada foi aberta com um jogo em que a honra das seleções estava acima da pontuação: visando deixar uma boa impressão aos torcedores, a Nova Caledônia venceu a Samoa Americana por 9-0,  deixando a sensação de que poderia ter uma maior ambição no certame; já Vanuatu conseguiu cumprir sua missão ao bater Papua Nova Guiné por 2-1; porém, no último jogo, Fiji acabou com qualquer possibilidade de classificação dos “Yellow Boys” ao bater os “Bonitos” das Ilhas Salomão por 2-1 e confirmar sua primeira participação em um Mundial FIFA. Agora resta a torcida para que, em sua primeira participação oficial a nível mundial no Futebol, Fiji honre a tradição de revelar craques no Pacífico e cumpra um honroso papel.

  Confira a classificação final do Oceânico Sub-20 2014:
  
TimeJVEDGPGCSGPG
 Fiji5410133+1013
 Vanuatu5320114+711
 Nova Caledônia5302175+129
 Ilhas Salomão51137704
 Papua Nova-Guiné5113613−74
 Samoa Americana5014123−221

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário