quinta-feira, 5 de abril de 2012

Auckland City perde, mas se garante na decisão da O-League; Hekari United vence duelo de honra

  Por Rodrigo Augusto


  A 6ª e derradeira rodada do Grupo B da O-League aconteceu neste final de semana, com direito a derrota do favorito Auckland e vitória no duelo de despedida do Hekari United ante o também eliminado Koloale.

Apesar da partida não ter efeitos práticos quanto à classificação, jogadores do Hekari United (vermelho) e Koloale (verde) mostraram muita disposição

  No primeiro jogo da rodada, o Koloale recebeu em Honiara, capital das Ilhas Salomão, o Hekari United, da Papua Nova Guiné. Apesar de já ter conquistado a competição mais importante da Oceania, o Hekari United não conseguiu repetir suas boas atuações anteriores e chegou à última rodada sem chances de classificação.  Os salomônicos viviam situação idêntica, fazendo do duelo apenas uma oportunidade de despedida honrosa por parte dos dois selecionados.

Totori (9, Koloale) tenta recuperar posse de bola, mas é obstruído por atleta do Hekari United

  Jogando em casa, os salomônicos tentaram manter a posse de bola para armar as principais jogadas ofensivas. Adotando esta estratégia, o quadro local saiu na frente após pênalti cometido por Waqa, que Benjamin Totori anotou, com sua tradicional competência, aos 16 minutos da etapa inicial.

Além de anotar o gol de honra do Koloale, Totori (verde) demonstrou raça do primeiro ao último minuto de jogo

  O empate veio no apagar das luzes do primeiro tempo: aos 45 minutos, Dunadamu desviou para o fundo das redes auri-verdes, decretando o empate. Na segunda etapa, os garotos do Hekari vieram dispostos a conseguir os três pontos, que foram obtidos: com meia hora de jogo, Jack Puts fez seu tento e garantiu a despedida honrosa do time de Papua Nova Guiné da O-League 2011/12. Com o triunfo, o Hekari assegurou a vice-liderança da chave, com 11 pontos. Já o Koloale, com apenas 3, terminou “segurando a lanterna” do Grupo B.

Membros da delegação do Auckland City foram homenageados antes do confronto contra o Amicale

  No outro jogo do grupo o Amicale, atual campeão de Vanuatu, recebeu o “todo poderoso” Auckland City, da Nova Zelândia, e, com uma atuação consistente, conseguiu uma honrosa vitória na sua despedida da competição continental.

Equipe do Auckland City posa para foto antes do duelo contra o Amicale

  O duelo contra os “galos vermelhos” foi, certamente, o pior jogo do time “kiwi” na competição: por já estar classificado à decisão com uma rodada de antecedência e estar se poupando pensando na Fase Final da ASB Premiership, o atual campeão continental foi para a partida sem maiores objetivos, apesar de mostrar ao povo vanuatuano seu “onze” considerado titular.

Jogadores do City sofreram com o forte calor de Port Villa

  A primeira etapa se desenrolou com poucas chances de gol para ambos os lados. Assistido por um público “tímido”, o duelo apresentou um nível técnico muito abaixo do esperado, desagradando tanto os torcedores quanto os treinadores.

Ramón Tribulietx, treinador do Auckland City, observa atentamente a atuação de sua equipe contra o Amicale

  Na etapa final, a partida já se encaminhava para um trêmulo e não empolgante 0-0, até que Tangis, jogador que entrara a poucos minutos do apito final no Amicale, aproveitou uma das únicas chances reais de gol do jogo para decretar a surpreendente vitória alvirrubra no confronto.

Apesar da derrota, Auckland City deixou ao povo vanuatuano uma mensagem de alento e esperança quanto ao desenvolvimento do futebol

  Em termos práticos, a vitória manteve o Amicale na 3ª posição da chave, com 7 pontos ganhos. O Auckland permaneceu com 13 pontos e viu findarem-se as chances de conseguir o bicampeonato invicto da O-League. Resta ao City esperar pela definição de seu adversário na grande decisão: Tefana, a grande surpresa da temporada no futebol oceânico, ou Waitakere United, famoso rival citadino.


  Confira a classificação final do Grupo B da A-League:
  
Equipe
Auckland City FC
V
4
E
1
D
1
GP
17
GC
8
SG
9
PG
13
Hekari United FC
3
2
1
9
6
3
11
Amicale FC
2
1
3
6
7
-1
7
Koloale FC
1
0
5
7
18
-11
3
  Fonte das Imagens: OFC e Site Oficial do Auckland City

Um comentário:

  1. Auckland City na final de novo. Espero que o Tefana passe do outro lado!

    ResponderExcluir