segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dragon vence Super Ligue e é campeão taitiano pela primeira vez em sua história!

  Por Rodrigo Augusto


  A equipe do AS Dragon sagrou-se campeã taitiana no último final de semana. Após muito esforço e suor derramado, a equipe quebrou a hegemonia do interior do país e trouxe o título da Super Ligue de volta à capital, Papeete, após 24 anos (a última equipe de Papeete a conquistar a taça havia sido o Excelsior, em 1988) e, de quebra, garantiu o direito a disputar a O-League 2012/13, representando a Polinésia Francesa.


Jogadores festejam a conquista inédita do Dragon

  Em 14 jogos disputados, a equipe conseguiu 11 vitórias e 3 empates, obtendo o título de forma invicta. Dentre esses triunfos o mais importante veio no confronto direto contra oTamarii Faa´a, futuro vice-campeão, pelo placar mínimo.

Presente em bom número ao Estádio Pater, comunidade chinesa de Papeete festeja título do Dragon

  Cerca de 500 torcedores acompanharam a última partida da equipe, público considerado bom para os padrões do futebol na região. A partida se encaminhava para um empate sem gols, até que André Teikihakaupoko garantiu a vitória da equipe azul e laranja no apagar das luzes, aos 49 minutos da etapa final.


Confira os gols da 12ª jornada do futebol taitiano, incluindo o da vitória do Dragon sobre o Tamarii Faa'a. Fonte: Fenua Foot

  A equipe campeã, treinada por Ludovic Graugnard, obteve nas últimas rodadas duas grandes vitórias, mostrando sua superioridade em relação às outras equipes. O placar de 5-0 sobre o vice-lanterna Tapuhute e o de 3-2 sobre o Tefana, finalista da edição 2011/12 da O-League, garantiram o apoio moral necessário para o grupo de atletas esquecerem a traumatizante temporada de 2009/10 e ficar com a taça.

Detalhe da forte marcação de atleta do Pirae (laranja) sobre jogador do Dragon (azul)

  O adjetivo traumatizante se encaixa bem na realidade daquele certame: apesar de ter conquistado o vice-campeonato da Super Ligue, seu melhor posto em toda a história até então, a equipe do Dragon deixou a taça escapar para as mãos do Manu Ura, tendo uma desvantagem de apenas três pontos em relação ao campeão.

André Teikihakaupoko (28, azul) foi o autor do gol decisivo para as pretensões do Dragon no campeonato, no duelo contra o vice-campeão Tamarii

  Os “dragões”, equipe que representa a comunidade chinesa do Taiti, não repetiram os erros da temporada passada e conquistaram o troféu ostentando os melhores ataque e defesa da competição, com 42 gols marcados e apenas 9 sofridos. O destaque da campanha da equipe foi Steevy Chong Hue, artilheiro da Super Ligue com 12 gols marcados.

Steevy Chong Hue (em ação com a camisa 14 da seleção taitiana) foi o artilheiro da Super Ligue, com 12 gols

  O vice-campeonato ficou com o Tamari Faa´a, que superou seu maior rival, o tradicional Tefana, na disputa pelo segundo posto. Na última rodada, a vitória sobre o Pirae, sete vezes campeão taitiano,  por 3-2, mostrou que a equipe pode incomodar os “grandes” na próxima temporada.

Lorenzo Tehau (15, amarelo) foi um dos destaques do Tefana nesta temporada, levando a equipe ao 4ª posto da Super Ligue e à final da O-League

  O terceiro, quarto e quinto postos da classificação final foram ocupados por três das equipes mais tradicionais do país: Manu-Ura, Tefana e Central Sport, respectivamente. Destas representações, o Tefana apresentou o melhor futebol, mas acabou prejudicado pela disputa da O-League, que exigiu a escalação de um time reserva em muitos jogos da Super Ligue.

Confira os gols das jornadas decisivas da Super Ligue e uma matéria especial sobre a preparação do Tefana para a Final da O-League. Fonte: Fenua Foot

  Com o título, os “orientais” garantiram o direito de representar a Polinésia Francesa na próxima edição da O-League, que contará cm uma novidade: a fase preliminar, que definirá a oitava equipe da competição. Os campeões de Samoa, Samoa Americana, Ilhas Cook e Tonga se enfrentarão em jogos eliminatórios, dos quais o vencedor enfrentará o Mont-Dore, representante da Nova Caledônia, que encerrou a última edição do torneio com a pior campanha dentre os oito participantes.


Atletas celebram conquista do título após término da partida. Parabéns AS Dragon, campeão da Super Ligue 2012!

  A maior fonte de inspiração para o time azul e laranja, representante internacional do Taiti na próxima temporada, está dentro do seu país: trata-se do AS Tefana, equipe da cidade de Faa’a que alcançou a Final da O-League neste ano, repetindo o feito do AS Pirae, vice-campeão em 2006. A jornada dos clubes taitianos nas principais competições continentais você acompanha, com exclusividade na internet brasileira, aqui, no “Do outro lado da Bola”!


  Confira a classificação final da Super Ligue 2012 (*):

Equipe
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Dragon
52
14
11
3
0
42
9
33
T.Faa'a
43
14
9
2
3
25
20
5
Manu Ura
41
14
8
3
3
29
15
14
Tefana
38
14
6
6
2
24
13
11
Central
26
14
3
3
8
27
36
-9
Pirae
26
14
3
3
8
21
35
-14
Tapuhute
25
14
3
2
9
23
39
-16
Roniu
19
14
1
2
11
10
34
-24


  (*) As equipes já entraram na Super Ligue com pontos contabilizados na Fase Preliminar da competição, disputada no fim de 2011


  Fonte das Imagens: FTF  

2 comentários:

  1. E o Tefana hein? Finalista da OFC League e termina em quarto lugar no campeonato taitiano. Parabéns ao Dragon!

    ResponderExcluir
  2. Desempenho muito abaixo da média por parte dos "arqueiros" de Faa'a. Vamos esperar por um bom desempenho dos taitianos na Finalíssima da O-League!

    ResponderExcluir