terça-feira, 17 de abril de 2012

"Zebras" dão as caras nos jogos de ida das semifinais da ASB Premiership

  Por João Victor Gonçalves


  Surpresa. Essa é a palavra que melhor caracteriza os resultados dos jogos de ida das semifinais da ASB Premiership. Favoritos à classificação rumo à grande decisão, Auckland City e Waitakere United não conseguiram fazer valer o peso de sua tradição dentro das quatro linhas e, numa demonstração de que podem ser superados a nível nacional, perderam seus encontros ante Team Wellington e Canterbury United, respectivamente.


Russell Kamo (direita) foi o autor do gol da vitória do Canterbury United sobre o Waitakere United no jogo de ida da semifinal da ASB Premiership


  Motivado pela classificação à final da O-League, o Auckland City viajou até à capital neozelandesa disposto a conseguir uma vitória no duelo de ida contra o Team Wellington. Para isso, os comandados de Ramón Tribulietx contavam com força máxima: Exposito, Mulligan e Vicelich, comandantes do City na campanha do último Mundial, estavam escalados e prometiam se doar durante os 90 minutos em prol dos "azuis". Do lado do Team Wellington, a conquista da White Ribbon Cup era a maior motivação para os comandados de Matt Calcott. O jovem quadro capitalino contava com a habilidade de Patrick Fleming, Henry Fa'arodo e Dakota Lucas para quebrar a invencibilidade de 14 jogos do Auckland City nesta edição da ASB Premiership.


Fa'arodo (11) foi um dos destaques do Team Wellington na vitória sobre o Auckland City


  Durante os primeiros minutos, as equipes não conseguiram arquitetar boas jogadas de ataque, com o time visitante tendo suas ações barradas pela marcação eficiente do jovem time do Wellington. A partir dos 30 minutos, o quadro local passou a sair mais para o jogo, assustando Spoonley. Numa das primeiras oportunidades dos auri-negros, Luke Rowe cobrou falta na medida para o zagueiro Johnny Raj cabecear para o fundo das redes do City, decretando a abertura de contagem no Newtown Park a favor do Team Welly.


Celebração de atletas do Team Wellington após o gol da vitória no duelo contra o Auckland City


  Atrás no placar, o City tentou uma reação relâmpago e, logo 2 minutos após sofrer o gol, teve uma boa oportunidade na cabeçada à queima-roupa de Adam Dickinson, defendida de maneira magistral por Phil Imray. As idas do time visitante abriram espaço para as jogadas ofensivas dos locais, que tinham na figura do jovem salomônico Henry Fa'arodo a maior esperança nas ligações entre o meio-de-campo e o ataque.


Spoonley (Auckland City) salta, mas não consegue alcançar a bola após cabeçada certeira de Raj


  Na volta do intervalo, Tribulietx tentou organizar sua equipe em campo, tirando Andrew Millne, que teve uma atuação apagada, para a entrada de Ivan Diaz, o que provocou o deslocamento de Riera para a lateral direita. A reação do time foi rápida e, aos 12 minutos, o próprio Riera quase empatou em mais uma cabeçada defendida por Imray. Apostando nos contra-ataques, o TW quase chegou ao segundo gol em boas jogadas de Fa'arodo e Dakota Lucas, mas em ambas Spoonley mostrou segurança ao salvaguardar a meta da representação de Auckland.


Na 1ª Fase, o Team Wellington arrancou um empate do então invicto Auckland City. Reveja os melhores momentos desse jogo


  Na última oportunidade da partida, Exposito não mostrou sua pontaria certeira e acabou desperdiçando a chance de empate do City. Com a derrota, o quadro de Auckland perde a invencibilidade mantida durante toda a 1ª Fase da ASB Premiership e precisa vencer o confronto de volta se quiser manter vivas as chances de conquista do título máximo do futebol neozelandês. Já o Team Wellington vê, com cautela, a oportunidade de retornar à decisão da Liga, feito que não consegue desde 2008.


No próximo final de semana, Matt Calcott (esquerda), treinador do Team Wellington, terá a oportunidade de fazer história com a equipe auri-negra ao levá-la à Final da ASB Premiership


  No outro duelo do fim de semana, o Waitakere United não conseguiu fazer valer o fato de jogar no Fred Taylor Park e acabou batido pelo surpreendente Canterbury United. Antes do apito inicial, a partida havia ganhado contornos de decisão para os alvirrubros já que, com a vitória do Tefana sobre o Ba em duelo adiado da O-League, a equipe estava eliminada da principal competição continental, restando a possibilidade de conquista do bi-campeonato nacional como único alento à torcida vermelha de Auckland neste fim de temporada.


O duelo entre Waitakere United e Canterbury United já valeu o título da ASB Premiership, como na Temporada 2009/10 (foto)


  A par do drama do Waitakere, o Canterbury United entrou em campo decidido a conquistar a vitória e encaminhar sua classificação à grande decisão. Logo aos 8 minutos, o quadro de Christchurch chegou à abertura de contagem com Russell Kamo, num cruzamento que surpreendeu toda a defensiva alvirrubra e o arqueiro Danny Robinson. Atrás no placar, o Waitakere partiu com tudo ao ataque, e a partida tomou contornos parecidos com os da outra semifinal.


Jogadores do Canterbury comemoram gol no duelo contra o Waitakere, em Auckland


  Tal qual o Auckland City, o WUFC abriu espaços, permitindo os contra-golpes do rival, que foi mais incisivo durante os 80 minutos restantes. Em boas jogadas, Slefendorfas e Clapham levaram perigo à meta do Waitakere, exigindo boas defesas de Robinson. Já o quadro local tentou responder com Allan Pearce e De Vries, mas as seguras intervenções de Adam Highfield davam mostras de que a partida se encaminhava para uma tranquila vitória do quadro visitante.


Neil Emblen (foto) terá trabalho para arrumar o Waitakere United na luta pela conquista da classificação à final


  Tranquilidade essa que só foi abalada em dois momentos, exatamente nas duas expulsões da partida: aos 5 minutos da etapa complementar, Darren White derrubou McKenzie com violência excessiva, e acabou recebendo o cartão vermelho de maneira direta; 5 minutos depois, foi a vez de Tim Myers frear a boa jogada de Kamo de maneira violenta, recebendo o segundo cartão amarelo e indo para os vestiários mais cedo. Com isso, os dois jogadores desfalcam suas equipes no duelo de volta, a ser disputado no próximo domingo, às 14h (horário local) em Christchurch. No mesmo horário, o Auckland City tenta reverter a vantagem do Team Wellington e ficar com a classificação à decisão jogando na Kiwitea Street.


  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership, Stuff e Zimbio.

Um comentário: