quarta-feira, 30 de maio de 2012

Futebol do Havaí conhece seus campeões em finais emocionantes. Confira!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  O mês de maio foi de festa para os amantes do futebol havaiano, já que o país, especialmente a ilha de Oahu, conheceu seus campeões da Temporada 2011/12. Após emocionantes disputas, Honolulu Bulls Soccer Club, Waipio e Ronins garantiram os títulos máximos das três divisões locais, após partidas que dificilmente sairão da memória de seus aficionados.


Escudo do Honolulu Bulls SC, campeão da Liga de Oahu 2011/12


  Na 1ª Divisão, o HSC Bulls quebrou um jejum de três anos sem títulos no escalão principal do futebol de Oahu ao bater, de maneira surpreendente, o Lanikai Tuesday, campeão de 2010/11, na grande decisão. Nem mesmo o "matador" Winston Jackson, artilheiro da Liga com 14 gols, conseguiu parar o ímpeto ofensivo dos "touros", que venceram os rivais negro-esmeraldinos por 1-0, faturando a divisão máxima do futebol havaiano pela 5ª vez em sua história.


Waipio Stadium (foto) foi o palco das partidas decisivas do futebol havaiano


  Apesar da decisão do campeão, a 1ª Divisão ainda apresenta emoções na parte inferior da tabela. Em partidas emocionantes, International, Kapaolono e Watson Properties lutam por objetivos diferentes: enquanto os tradicionais alvi-azuis sonham com a permanência na 1ª Divisão, os dois últimos almejam um lugar na série máxima do futebol havaiano na próxima temporada. Na única partida do triangular disputada, o Properties acabou derrotado pelo Kapaolono por 2-1. A única certeza até aqui é que o Vaiete Premier, tricampeão da 1ª Divisão, desistiu da disputa da permanência e está rebaixado ao segundo escalão.


Eis a tão almejada taça da 2ª Divisão, conquistada pelo Waipio FC


  Na Divisão Intermediária, uma equipe pôde comemorar o acesso: trata-se do Waipio, campeão do certame. Após uma belíssima campanha na 1ª Fase, os "elefantes" mantiveram o ritmo na Fase Final e coroaram sua temporada com um triunfo pelo placar mínimo sobre o Gunners, o que lhes garantiu a almejada taça. Com a derrota, o Gunners soma seu terceiro vice-campeonato nas últimas três temporadas; como consolo, a equipe garante também garantiu, ao lado do Waipio, o acesso inédito à Divisão Especial.


Jogadores do Waipio FC comemoram a conquista do acesso à 1ª Divisão da Liga de Oahu


  A briga contra o rebaixamento também movimenta alguns times que disputaram a "Segundona" e outros que jogaram a Divisão Terceira neste fim de temporada. Sonhando com os postos na 2ª Divisão, Kap Park, Vaiete Open, Ronins e Faded estão disputando um quadrangular eliminatório. Na 1ª Rodada deste, o Open bateu o Kap por 2-1, enquanto Faded e Ronins não saíram do zero.


Jogadores do Waipio se concentram antes de partida decisiva válida pela 2ª Divisão de Oahu


  Completando o "hall dos vencedores" do futebol de Oahu, a 3ª Divisão reservou à torcida local uma agradável surpresa: após fazer uma campanha irretocável na 1ª Fase, o Faded Premier chegou à final contra o Ronins como grande favorito. Todavia, a equipe azul não se deu por vencida antes da batalha decisiva e, com um futebol envolvente, bateu o Premier por 2-1, conquistando seu primeiro título no futebol havaiano.


A taça da 3ª Divisão (foto) ficou com o surpreendente Ronins


  A definição dos campeões no Havaí celebra não só apenas a glória de três torcidas, mas sim todo o desenvolvimento do futebol neste estado americano, modalidade que se populariza entre a população local a cada dia. A MISO, entidade que organiza as competições na Ilha de Oahu, mostra sua competência a cada certame, dando aos campeonatos um caráter profissional poucas vezes visto no Pacífico. Esperamos que a Temporada 2012/13 seja tão emocionante como esta, proporcionando, aos fãs do futebol havaiano, alegrias mais intensas que as que presenciamos nos últimos meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário