domingo, 6 de maio de 2012

Tupapa Maraerenga vence qualificatório e enfrentará Mont-Dore por vaga na O-League 2012/13

  Por João Victor Gonçalves


  O futebol das Ilhas Cook está em festa! Atual campeão nacional local, o Tupapa Maraerenga se sobressaiu contra rivais de Tonga, Samoa Americana e Samoa e conquistou o direito de disputar uma vaga na O-League 2012/13 contra o Mont-Dore, campeão caledoniano, após faturar um qualificatório preliminar da competição, disputado no Loto-Tonga Centre, em 'Atele, Tonga.


Equipe do Tupapa Maraerenga posa para foto antes da partida decisiva contra o Pago Youth


  O feito dos campeões cookianos ganha mais destaque quando vemos que o time teve de eliminar os anfitriões do Lotoha'apai United para conquistar a vaga na repescagem. Ciente de que um bom saldo de gols exigiria uma goleada dos campeões tonganeses em seu duelo contra o Kiwi SC, o Tupapa Maraerenga entrou no gramado do Loto-Tonga Centre para a disputa da partida preliminar contra o Pago Youth com um objetivo claro: vencer os campeões da Samoa Americana por uma boa margem de gols.


Jogadores do Pago Youth (preto) e Tupapa Maraerenga (branco) elevam seus pés para conseguir a posse da bola


  Um bom início de partida era fundamental para os alvinegros, e esse lema foi amplamente divulgado pelo comandante da equipe e da seleção nacional das Ilhas Cook, Tony Jamieson, antes do duelo, para seus comandados. Ciente dessa condição, o Tupapa avançou sobre a frágil defensiva do Pago Youth e chegou ao primeiro tento logo aos três minutos, com Twin Tiro.


O capitão Mii Joseph (Tupapa Maraerenga) domina bola com tranquilidade


  Mas a "arma secreta" da equipe das Ilhas Cook estava guardada: trata-se do artilheiro da competição, Leo Berlim. Comprovando a fama de "ataque fulminante" que o Maraerenga ostenta nas competições locais, o "matador" deixou sua marca quatro vezes na partida, aumentando a vantagem de gols de sua equipe e deixando-a mais perto da classificação.


Roger Manuel (branco) marcou duas vezes na vitória que garantiu a classificação do Tupapa Maraerenga à repescagem


  Todavia, a certeza de que um elevado saldo garantiria a qualificação do Tupapa motivou ainda mais os atletas a alcançarem uma vantagem mais cômoda. A conquista desse objetivo ficou nas mãos, ou melhor, nos pés de Fowler, Roger Manuel (2) e Grover Harmon, que anotaram os outros quatro gols da vitória do time das Ilhas Cook.


Assista aos gols do triunfo do Tupapa Maraerenga sobre o Pago Youth


  A excepcional vitória do Tupapa exigia um triunfo do Lotoha'apai United por cinco gols de diferença sobre o Kiwi SC, equipe campeã samoana. A tarefa dos alvirrubros tonganeses ganhava em dificuldade, já que o Kiwi, embora eliminado com a vitória do campeão das Ilhas Cook, possuía uma das melhores equipes da competição e era apontado como o grande favorito antes do início do certame.


Campeão tonganês, o Lotoha'apai United terminou a fase qualificatória na segunda colocação, perdendo a vaga para o Tupapa Maraerenga no saldo de gols


  A alegria dos 350 torcedores que foram alentar a representação tonganesa foi vista em dois momentos: nos acréscimos da primeira etapa, Mark Uhatahi abriu o placar; no início da segunda etapa, aos 12 minutos, Kilifi Uele aumentou a vantagem do Lotoha'apai, aumentando a esperança da torcida. Mas a forte marcação do Kiwi e o desgaste físico do time local contribuíram para a manutenção do placar, que só foi alterado, para desespero do público, a seis minutos do fim, com Saofaiga anotando o tento de honra dos campeões samoanos.


Confira os gols do jogo de despedida de Kiwi e Lotoha'apai United da Fase Preliminar da O-League 2012/13


  Após o término da última rodada do qualificatório, o técnico do Tupapa Maraerenga, Tony Jamieson, comentou a classificação de sua equipe: "jogamos muito bem, e só preciso que os rapazes continuem dando o máximo de si a cada jogo. Nove gols é um grande placar e isso é exatamente o que precisávamos como preparação para o próximo jogo". O próximo jogo a que o treinador vitorioso se refere é a partida contra o Mont-Dore, campeão caledoniano, na qual o vencedor obterá a vaga na O-League 2012/13. O duelo que pode resultar no maior feito da história do futebol das Ilhas Cook ocorre na próxima terça-feira, às 15h (horário local), no Loto-Tonga Centre, sede das fases preliminares da O-League e do Pré-Olímpico Feminino e um dos melhores estádios da Oceania.


  Confira a Classificação Final da Fase Preliminar da O-League 2012/13:
  
Equipe
Tupapa Maraerenga
GP
14
GC
4
SG
10
PG
7
Lotoha'apai United
11
4
7
7
Kiwi
7
5
2
3
Pago Youth
1
20
-19
0

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário