sábado, 19 de maio de 2012

Tofaga e Lakena United lideram grupos do Tuvalu Games; confira os detalhes da 2ª rodada do torneio.

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  Embora a temporada dos principais países da Oceania tenha chegado ao fim neste mês de maio, o futebol segue chamando a atenção em alguns arquipélagos espalhados pelo Pacífico. Um deles é Tuvalu, país com competições organizadas, que luta por seu ingresso na FIFA. Uma dessas charmosas competições é o Tuvalu Games, competição que reúne os oito melhores times do país na briga por uma das taças mais recentes do futebol local, já que foi instituída em 2008.


Jogadores do Tofaga (foto) têm como principal objetivo no primeiro semestre a conquista do Tuvalu Games

  Maior vencedor da competição, com três títulos, o Manu Laeva dificilmente voltará a erguer a taça em 2012: na abertura da segunda rodada do certame, os alviverdes não mostraram um bom futebol e acabaram batidos pelo Tamanuku por 1-0. Com a vitória, o alvi-negro volta à briga pela classificação, ocupando momentaneamente a vice-liderança, com três pontos. Na ponta do Grupo A aparece o Tofaga, que não deu chances ao Nanumaga e acabou com a empolgação do "time dos coqueiros" com uma vitória por 2-0.


Representação do Nauti (foto), sete vezes campeã nacional, acabou batida pelo Lakena United em duelo válido pela 2ª rodada do Tuvalu Games


  Pelo Grupo B, o heptacampeão nacional Nauti acabou batido pelo Lakena United, num duelo emocionante. Apesar da superioridade técnica, os alvirrubros acabaram pagando caro seus erros defensivos e viram os "peixe-espada" triunfarem por 3-2. Apesar da derrota, o Nauti manteve-se na vice-liderança, já que, no duelo dos "desesperados", o Nui acabou vencendo o Niutao por 2-0, não obtendo a vantagem necessária para superar os campeões nacionais no saldo de gols.


Lakena United (foto) é o líder do Grupo B da competição, com 100% de aproveitamento


  Apesar de estarem na liderança de suas chaves, Tofaga e Lakena ainda não possuem suas vagas na semifinal garantidas. Para alcançarem seus objetivos, terão de, ao menos, empatar na última rodada. As outras seis equipes da competição também possuem chances de ocupar as vagas, o que mostra o equilíbrio do futebol tuvaluano. Os duelos que decidirão os qualificados são: Nanumaga x Manu Laeva, Tofaga x Tamanuku, Nauti x Nui e Lakena United x Niutao. Todos os jogos estão programados pra este fim de semana. No próximo dia 26, as semifinais serão disputadas; já a batalha final está agendada para 2 de Junho.


  Confira a classificação do Grupo A do Tuvalu Games:

  
  Confira a classificação do Grupo B do Tuvalu Games:
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário