segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Do outro lado da Bola" traz análise do desempenho das oito seleções participantes da OFC Nations Cup. Confira!

  Por Rafael Saltori


  Após o término da competição continental mais importante da Oceania, o "Do outro lado da Bola" segue divulgando a repercussão do certame. No último sábado, concluímos nossa análise sobre os 11 melhores jogadores da Copa das Nações e hoje, completando nosso ciclo de avaliações, trazemos um resumo do que apresentou cada seleção no gramado do Lawson Tama Stadium, destacando os prós e contras dos melhores selecionados do Pacífico nesta temporada.


Jogadores da Samoa cantam o hino nacional do país antes da estreia contra o Taiti


  Samoa: quem esperava que a Samoa fosse fazer algo depois de ter conseguido a vaga no Estágio 1 das Eliminatórias, se enganou, e muito! Ao menos conseguiram marcar um gol contra os campeões, na partida inicial, com o zagueiro Silao Malo. Sofreram, ao todo, 24 gols e marcaram apenas um. O grande triunfo da equipe foi, simplesmente, o aprendizado adquirido com a disputa da principal competição da Oceania.

Eis a seleção da Papua Nova Guiné antes de sua estreia contra as Ilhas Salomão


  Papua Nova Guiné: uma das seleções que mais deixou a desejar foi, com certeza, a dos papuásios. Com todas as suas apostas em cima de Kema Jack, a seleção não teve muito sucesso, conseguindo uma honrosa derrota contra os neozelandeses por "apenas" 2-1, quando marcaram um gol de pênalti com Hans.

Seleção fijiana, apontada como favorita antes do início da Copa das Nações, foi a grande decepção do torneio


  Fiji: a seleção fijiana foi o principal vexame do certame, não conseguindo sequer uma vitória, marcando apenas um gol na competição graças ao seu melhor jogador, Roy Krishna, do Waitakere United. Nem mesmo a contratação do experiente treinador uruguaio Buzzetti serviu para alentar os alvinegros, que amargaram uma precoce eliminação na fase de grupos.

Os "Yellow Boys" de Vanuatu bem que tentaram, mas não conseguiram a vaga na Fase Final das Eliminatórias


  Vanuatu: uma equipe que teve pouca sorte na competição. Com uma linha de frente brilhante, mas com erros muito graves defensivamente. Depositou suas confianças em Jean Nako Naprapol, que fez uma boa competição, porém os erros de sua linha defensiva deixou os "Yellow Boys" em clara desvantagem perante seleções de poderio ofensivo equiparável.

Os "Bonitos" contaram com o apoio de sua torcida durante todo o torneio, mas tiveram de se contentar com o quarto lugar


  Ilhas Salomão: os donos da casa fizeram seu papel, jogaram seu futebol bonito e depositaram toda sua confiança no craque, Benjamin Totori. Os "Bonitos" conseguiram a classificação entre as quatro seleções que irão disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil em 2014, concluindo seu objetivo primário. Fizeram jogos muito complicados na fase de mata-mata, perderam para os campeões do certame, além de uma partida de alto nível técnico e emocionante na disputa pelo 3º lugar. Mereciam melhor sorte!

"Cagous" bateram na trave e ficaram com vice-campeonato da OFC Nations Cup 2012


  Nova Caledônia: uma grande competição por parte dos "Cagous"! Os comandados de Alan Moizan desclassificaram nas semi-finais a principal seleção do campeonato, a Nova Zelândia, numa partida emocionante da qual a representação vermelha saiu vencedora por 2-0. Na Final, não tiveram a mesma competência, e dramaticamente, perderam para seus rivais francófonos taitianos.

Jogadores da Nova Zelândia não apresentaram o melhor de seu futebol e acabaram eliminados de maneira vexatória


  Nova Zelândia: é difícil explicar o que houve com a seleção neozelandesa! O time entrou com o chamado ''salto alto'', no que parece ser a única unanimidade em relação à participação dos "All Whites". Para quem pretendia consagrar-se como a potência hegemônica no futebol da Oceania, a derrota para a vice-campeã Nova Caledônia foi um duro golpe. O futebol apático que os comandados de Herbert mostraram nos amistosos preparatórios se refletiu no Lawson Tama Stadium, deixando a certeza de que os "kiwis" terão de jogar muito mais bola caso queiram participar de seu terceiro Mundial de forma consecutiva.

Jogadores e comissão técnica do Taiti comemoram conquista com o tradicional "haka"


  Taiti: enfim, chegamos aos grandes campeões! O Taiti conseguir reunir sua melhor geração, comandada em campo pelo capitão Nicollas Vallar, e, fora dele, pelo bom técnico Eddy Etaeta. Os irmãos Tehau, Steevy Chong Hue, Angelo Tchen e Xavier Samin também merecem destaque pela maior conquista esportiva da história de seu país. De quebra, os alvirrubros terão a chance de mostrar seu futebol para o mundo todo na próxima edição da Copa das Confederações, que será realizada em nosso país. Esta é a segunda competição de nível intercontinental que os taitianos participam (a primeira foi a Copa do Mundo Sub-20 de 2009, realizada no Egito, na qual os Irmaõs Tehau e S. Chong Hue jogaram). No Mundial de Juniores, a equipe perdeu todos os jogos e não marcou nenhum tento, mas adquiriu a preciosa experiência que só confrontos contra adversários de alto nível pode proporcionar. Não resta mais nada a acrescentar a não ser nossos parabéns aos campeões da Oceania, que tentarão mostrar o seu valor em terras tupiniquins. Allons de l'avant Tahitiens!


  Fonte das Imagens: OFC

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! E em 2013 tamos juntos acompanhando o Taiti em terras brasileiras!!

    ResponderExcluir