segunda-feira, 25 de junho de 2012

Especial! Confira entrevista com Ioteba Redfern, presidente da Federação de Futebol do Kiribati

  Por Carlos Santos


  Nas últimas semanas, o "Do outro lado da Bola" teve o prazer de entrevistar o presidente da Kiribati Islands Football Association (KIFA), Ioteba Redfern. Muito solícito com nossa equipe, Redfern destacou os projetos que a Federação vem realizando tendo em vista o desenvolvimento do futebol no arquipélago, bem como o emprego da verba repassada pela Oceania Football Federation à instituição. Confira agora os melhores trechos desse descontraído bate-papo.


Ioteba Redfern (foto) concedeu valiosas informações ao "Do outro lado da Bola" sobre a situação do futebol em Kiribati. Foto: KIFA


  Educado e disposto, Ioteba iniciou a entrevista desculpando-se dos atrasos para o estabelecimento da conexão com nossa equipe: "Desculpas pela resposta tardia. Nós temos estado muito ocupados com nossas oficinas para árbitros e técnicos e com o desenvolvimento do nosso plano estratégico para 2012".


Símbolo da Kiribati Islands Football Association, entidade que comanda o futebol no arquipélago. Foto: KIFA


  A primeira indagação do Blog foi a respeito das reais atividades da KIFA, já que o futebol nas Ilhas do Pacífico segue sendo visto com tons de "mistério" pelo resto do mundo. Para nossa surpresa, os trabalhos que envolvem o futebol kiribatiano seguem "a todo vapor". Ioteba destacou: "a KIFA realizou um seminário para o desenvolvimento do nosso plano estratégico nos dias 3 e 4 de Maio de 2012, nos quais todos os aficionados pelo futebol no país estiveram presentes: jogadores, árbitros, treinadores, professores, membros da iniciativa privada e do governo. Nele, todos puderam partilhar seus pontos de vista".


Imagem do Estádio Nacional de Bairiki, templo do futebol kiribatiano


  Assim que foi questionado sobre os objetivos desse primeiro seminário, o presidente completou: "o workshop foi conduzido pelo Dr. Iete Rouatu e traçou as metas para o desenvolvimento do futebol no Kiribati para os próximos 5 anos". Ciente da oportunidade de divulgação das notícias do futebol de seu país, Redfern enviou o plano discutido na reunião, o qual disponibilizaremos em breve.


Histórica imagem da seleção de Kiribati (vermelho) em ação contra Vanuatu (amarelo) em 2003


  Outro aspecto importante destacado por nossa equipe no diálogo diz respeito à formação de profissionais da área futebolística no país. Perguntamos como este processo está se dando no Kiribati e a resposta foi animadora: "a KIFA também realizou um workshop entre os dias 21 e 24 de maio. Nesse encontro, foram abordados temas como: gestão, estrutura, regras do futebol e até primeiros socorros. Ao final do encontro, 25 pessoas foram certificadas na área de treinamento e arbitragem, sendo três mulheres. Além disso, alguns dos formandos viajarão para outras ilhas no exterior para realizar oficinas semelhantes".


Um dos últimos desafios da seleção do Kiribati (foto) foi a disputa dos Jogos do Pacífico em 2011. Foto: OFC


  Também fizemos questão de perguntar como estava a parte financeira da entidade, já que sabemos que o levantamento de recursos não é algo tão fácil no futebol da atualidade. Todavia, a resposta do presidente foi, de certa forma, surpreendendo, ressaltando o apoio que a entidade recebe da OFC: "Recebemos uma doação de $15.000 por parte da Oceania Football Confederation para cobrir nossos gastos nesse semestre. A concessão é utilizada para cobrir os custos do aluguel de nosso escritório, telefone, internet e outras despesas".


Seleção do Kiribati (vermelho) em ação contra as Ilhas Cook (verde) em partida válida pelos Jogos do Pacífico. Foto: OFC


  Ao final da conversa, agradecemos a disponibilidade do Sr. Ioteba, que destacou: "Espero que estas informações sejam interessante para seus leitores". Certamente, elas são, pois mostram um pouco mais do dia-a-dia de uma entidade honesta, que luta pela manutenção do sonho do futebol em terras do Kiribati. Em breve, traremos maiores novidades sobre o futebol neste arquipélago tão simpático do Pacífico, que tem na competência de seus dirigentes e jogadores a semente que manterá o esporte vivo no país por muitos anos!
  

3 comentários:

  1. Bela matéria! Parabéns por esta entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se existe ideias de se afiliar a FIFA.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo elogio Rodrigo ;)
    Olha Rafa, o primeiro passo é a estruturação do futebol no país. Caso a seleção tenha condições de trabalho, formação de jogadores e financiamento dos custos, a filiação à FIFA surge como uma possibilidade. Ao que tudo indica, os kiribatianos estão no caminho certo!

    ResponderExcluir