domingo, 24 de junho de 2012

Liga Nacional de Fiji agita os gramados do arquipélago em Junho

  Por João Victor Gonçalves


  Apesar do mau desempenho da seleção fijiana na OFC Nations Cup, que culminou com o fim do sonho dos alvinegros de disputar o Mundial de 2014, o povo fijiano segue tendo o futebol como uma de suas maiores paixões. Prova disso é a Liga Nacional local que, com ótimos públicos e equipes equilibradas, vem atraindo a atenção da imprensa e público das ilhas que compõem o arquipélago. Neste final de semana, quatro jogos agitaram os gramados fijianos, válidos pela 10ª rodada do certame.


Jogadores do Nadi, equipe que subiu da 2ª Divisão, comemoram boa fase da equipe, 5ª colocada na Liga Nacional


  No Lawaqa Park, em Sigatoga, o Nadroga recebeu o Labasa visando a primeira vitória na competição. Dentro das quatro linhas, os "auri-negros" sabiam que não teriam uma tarefa fácil já que, apesar da modesta sexta posição na tábua de classificação, os "Babasiga Lions" possuem um dos melhores selecionados do futebol fijiano.


Nadroga (amarelo) conseguiu sua primeira vitória na competição neste fim de semana. Imagem do duelo dos aurinegros contra o Ba, atual campeão


  Dentro das quatro linhas, porém, os "cavalos indomáveis" do Nadroga surpreenderam e, num jogo de muitas chances, bateram os alvirrubros por 4-3. A atuação rendeu aos jogadores elogios por parte do presidente da equipe, Dhiren Lal, mas que também salientou: "os três pontos são uma vantagem para nós. No entanto, é necessário mais trabalho na parte técnica. Os jogadores precisam ser mais preparados. Três gols sofridos não são um bom sinal. Temos muito a melhorar".


Valerio Nawatu (foto) foi o destaque da vitória do Lautoka, marcando três gols


  Outra equipe nortenha que não se deu bem na rodada foi o Savusavu. Porém, o desempenho do time já era esperado, dada a campanha pífia que realiza na competição, com apenas dois pontos somados em 10 jogos. Atuando com o apoio de sua torcida, o Lautoka não deu chances ao selecionado alvi-negro, vencendo por 5-0. Destaque para a bela atuação de Valerio Nawatu, autor de três gols para os "azuis".


Jogador do Rewa (vermelho) salta para alcançar a bola, evitando a chegada de atleta do Ba (preto)


  No complemento da jornada, dois jogos foram disputados no Ratu Cakobau Park, em Nausori. Na partida preliminar, o atual campeão nacional, Ba, não deu chances ao Rewa, batendo os "Tigres do Delta" por 2-0. O atacante Osea Vakatalesau abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Tiwa Malakai. No segundo tempo, Osea atuou como "garçom", deixando Aisea Codro na cara do arqueiro Epeli Loaniceva, que nada pôde fazer.


Disputa de bola no duelo entre Suva (branco) e Navua (azul e grená)


  A vitória dos "Homens de Preto" serviu como presente para o presidente da equipe, David Khan, que completa 35 anos neste domingo. Quem também teve motivos para comemorar foi a torcida do Suva. A equipe alvinegra sofreu, mas venceu o Navua por 1-0, gol de pênalti anotado por Shivam Nathan, na partida complementar da rodada em Nausori. O resultado mantém os comandados de Gurjit Singh na briga pelo título, os quais somam 19 pontos na tabela de classificação, ocupando a terceira posição. O Lautoka lidera, com 22 pontos, um a mais que o vice-líder Ba, mas os alvinegros têm um jogo a menos.


  Confira a classificação da Liga Nacional Fijiana:

Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
1
Lautoka FC
22
7
1
2
2
Ba FC
21
8
7
0
1
3
Suva
19
8
6
1
1
4
Rewa
18
5
3
2
5
Nadi
17
8
5
2
1
8
6
Labasa FC
12
3
3
5
7
Tavua
11
3
2
6
9
8
Navua FC
7
1
4
5
6
9
Nadroga
5
9
1
2
6
8
10
Savusavu
2
0
2
9
3


  Fonte das Imagens: Fijilive

2 comentários:

  1. BA sempre é favorito, mas existem equipes que podem tirar o time da equipe negra, exemplo do Lautoka, Rewa e Labasa, que apesar de mal, ganhou o ultimo IDC e então merece um certo destaque, e ainda tem o Suva ai com Singh que também treina a seleção nacional.

    ResponderExcluir
  2. O Singh era treinador da Seleção, foi demitido após a má campanha nos Jogos do Pacífico, mas tem muita experiência. Concordo em relação ao Ba. Lautoka também vem forte, pois quer voltar à O-League. Fortes emoções vem por aí!

    ResponderExcluir