quinta-feira, 19 de julho de 2012

Batalha dos Gigantes movimentará principais clubes fijianos nas próximas semanas

  Por João Victor Gonçalves


  Durante as próximas semanas, a Liga Nacional Fijiana será paralisada para a disputa de outra importante competição do futebol fijiano: a Batalha dos Gigantes (Battle of Giants, ou BOG). Em campo, os oito maiores clubes do país buscarão um título para abrilhantar a temporada. Já no domingo, quatro jogos agitarão a torcida de Labasa, cidade que sediará a 1ª Rodada da disputa.


Subrail Park (foto), em Labasa, sediará a 1ª Rodada da Batalha dos Gigantes 2012


  A principal novidade desta temporada é que as partidas terão 90 minutos, ao contrário das edições anteriores nas quais, por causa do elevado número de jogos num período curto de tempo, os compromissos tinham duração de 60 minutos. Dois estádios sediarão os encontros da Batalha dos Gigantes 2012: o Subrail Park, na cidade de Labasa, onde a rodada inaugural será disputada, e o Churchill Park, em Lautoka, no qual a competição seguirá até a grande Final, marcada para o dia 29 de Julho.


Equipe do Rewa (foto) é a atual bi-campeã da BOG, tendo, ao total, cinco títulos do certame


  Um interessante confronto marcará o debut da competição: frente a frente, Suva e Nadi tentarão conquistar seus três primeiros pontos no próximo domingo, às 9h (horário local). Atual campeão do Vodafone Fiji FACT (torneio de preparação para a Liga Nacional, cujas partidas possuem 60 minutos de duração), o Suva espera repetir as boas atuações do Campeonato Nacional, o qual lidera. Para isso, os comandados de Gurjit Singh contarão com força máxima no embate contra os "Jetsetters" do Nadi. Estes, por sua vez, retornaram nesta temporada à 1ª Divisão e buscam um desempenho convincente no torneio que reúne a elite do futebol fijiano.


Os "Blues" do Lautoka tentarão levar sua equipe à conquista da Batalha dos Gigantes, competição que não vai para o Churchill Park desde 1985


  Ambas as equipes duelarão pelo Grupo 2 da Batalha dos Gigantes, o qual também conta com Lautoka e Navua. As duas equipes encerram os jogos da chave numa partida marcada para às 13h de domingo (horário local). O confronto promete assinalar os contrastes presentes nos dois esquadrões: enquanto os "azuis" formaram um de seus melhores times das últimas temporadas, buscando a conquista da Liga Nacional e o retorno à O-League após duas temporadas, os vermelhos do Navua mostrarão jovens valores, ainda inexperientes, que buscam se consolidar no plantel da "equipe dos coqueiros".


Imagem da partida entre Ba (preto) e Nadroga (amarelo) válida pela BOG 2011, na qual os "Homens de Preto" foram surpreendidos e saíram derrotados por 1-0


  Todavia, é o Grupo 1 que deve ganhar o adjetivo de "o grupo da morte", devido à presença de três "gigantes" do futebol local: Ba, Rewa e Labasa. Menos cotado para a qualificação, o Nadroga completa o grupo. Porém, descartar os "Black Horses" da briga pela classificação é perigoso, já que na última edição da BOG, os auri-negros venceram o Ba, maior time do país, por 1-0. E é exatamente esse confronto que será reeditado no Subrail Park, no próximo domingo, às 11h (horário local). Com o rótulo de "franco-atirador", a equipe auri-azul lutará contra os "Homens de Preto", 14 vezes campeões da Batalha dos Gigantes, buscando repetir o surpreendente resultado de 2011.


Na última edição da BOG, Ba e Rewa fizeram uma das partidas mais disputadas. Confira os melhores momentos acima


  Completando a rodada, o duelo mais esperado do dia, envolvendo o atual bi-campeão da BOG, Rewa, e o bom time do Labasa. Buscando defender o título, os "Tigres do Delta" têm como principal trunfo a manutenção de alguns atletas do plantel campeão de 2011. Porém, o desafio da equipe nortenha será ainda maior: além de contar com o apoio de sua fanática torcida, os "Babasiga Lions" terão o retorno de estrelas como Pita Bolaitga, Maciu Dunadamu, Ilaitia Tuilau e Taniela Waqa para a disputa da Batalha dos Gigantes. Quando a rola rolar no domingo, às 15h (horário local) saberemos qual dos esquadrões estará melhor preparado. Mas, até lá, temos uma única certeza: veremos em ação os melhores atletas fijianos em partidas que prometem ficar na memória dos torcedores mais apaixonados.


  Fonte das Imagens: Fiji FA
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário