domingo, 1 de julho de 2012

Suva vence e conta com tropeço do Lautoka para entrar definitivamente na briga pelo título fijiano

  Por João Victor Gonçalves


  Neste final de semana, quatro jogos abriram a 11ª rodada da Liga Nacional Fijiana. Nas partidas disputadas, destaque para o líder Lautoka, que não conseguiu se encontrar em campo e acabou batido pelo bom time do Nadi, e para o vice-líder Suva que, com uma atuação convincente, goleou seu rival e se consolidou como um dos favoritos ao título local.

O torcedor do Suva tem motivos para comemorar após a 11ª Rodada da Liga Fijiana

  Na sexta-feira, um dos duelos de maior rivalidade do país abriu a jornada. De um lado, o recém-promovido Nadi, embalado por uma bela campanha e sonhando com as primeiras posições da tabela; do outro, o líder Lautoka, que tem como principal meta a conquista da Liga e o retorno à O-League. A proximidade geográfica entre as cidades homônimas às equipes apenas aumentou o clima de decisão, que já se sentia no Prince Charles Park antes do apito inicial de Varun Lal.

Jogadores do Nadi (foto) discutem a melhor estratégia a ser tomada durante vitória sobre o Lautoka

  Com a bola rolando, porém, os “Jetsetters” do Nadi não deram chances aos “Blues”, dominando a partida do primeiro ao último minuto. Desfalcado de peças como Simione Tamanisau, Arvindra Naidu, Semesa Nakosia e Peni Finau, os líderes se tornaram uma presa fácil, sentindo o primeiro golpe aos 28 minutos, quando Lanky Isoa Ratuva subiu sozinho, após falha da defensiva visitante, para abrir o placar.

Inosi Cava (branco, Suva) em ação durante vitória de sua equipe sobre o Rewa no "Derby do Sul"

  Contudo, uma esperança foi dada pelo árbitro da partida aos jogadores azuis, quando, após receber segundo amarelo, o experiente atacante local Ratu Veresa Toma foi expulso antes do intervalo. No segundo tempo, porém, a vantagem numérica dos visitantes foi quase imperceptível, com os locais se fechando no campo de defesa e explorando os contra-ataques para tentar chegar ao gol. Um deles foi bem sucedido: após bela trama entre Ratuva e Uraia Loki, Krishneel Krishna chutou convicto, marcando o segundo gol dos “Jetsetters” e dando números finais ao encontro.

No "Derby do Sul", o Suva (branco) não deu chances ao Rewa (vermelho), batendo os "Tigres do Delta" por 3-0

  A derrota fez com que o Lautoka permanecesse com 22 pontos, permitindo a aproximação de seus concorrentes em caso de vitórias destes. Quem teve a chance de diminuir sua desvantagem em relação ao líder e aproveitou foi o Suva que, mesmo jogando fora de casa, não deu chances ao Rewa, batendo os “Tigres do Delta” por 3-0.

Imagem da partida entre Labasa (vermelho e branco) e Navua (azul e grená)

  Melhor na primeira etapa, o conjunto capitalino chegou ao primeiro gol aos 36 minutos, por intermédio do salomônico Luke Haaterea. Na etapa complementar, demonstrando nervosismo em campo, os comandados de Marika Rodu tentavam atacar, mas paravam na sólida defensiva alvinegra. Melhor para o Suva que, com dois gols nos acréscimos, anotados por Mishra e Shivam Nathan, fechou o placar. Os três pontos levam o time de Gurjit Singh aos mesmos 22 pontos do líder Lautoka, mas com duas partidas a menos que os rivais.

Equipe do Savusavu (foto) é o destaque negativo da Liga Fijiana, com apenas três pontos somados em 12 jogos

  No complemento da rodada, o Labasa contou com uma atuação primorosa de seu atacante, Filipo Daugunu, para bater o Navua por 2-1. Ele foi o autor do gol decisivo para sua equipe, que havia marcado com Melvin Reddy e sofrido o tento de Peni Nabete. Apesar dos três pontos, os “Babasiga Lions” ocupam a modesta sexta colocação, com 15 pontos ganhos. No duelo de menos destaque da rodada, o Savusavu conseguiu seu terceiro ponto em 12 jogos ao igualar em 1-1 com o próprio Navua (que entrou em campo duas vezes em dois dias para descontar partidas atrasadas). Sushil Chand marcou para o lanterna da Liga Nacional, mas Jesoni Takala evitou aquela que seria a primeira vitória dos nortenhos no certame.

  Confira a classificação da Liga Nacional Fijiana:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Lautoka FC
22
7
1
3
2
Suva
22
9
7
1
1
4
3
Ba FC
21
8
7
0
1
7
4
20
9
6
2
1
4
5
Rewa
18
5
3
3
9
6
Labasa FC
15
4
3
5
7
Tavua
11
3
2
6
9
8
Navua FC
8
1
5
6
8
9
Nadroga
5
9
1
2
6
8
10
Savusavu
3
0
3
9
4


  Fonte das Imagens: Fijilive

Nenhum comentário:

Postar um comentário