sexta-feira, 17 de maio de 2013

Hora de decisão: os rivais Waitakere United e Auckland City já estão prontos para a disputa do título da OFC Champions League 2013. Confira a prévia do tão esperado duelo!

  Por João Victor Gonçalves

  Neste domingo, o futebol da Oceania conhecerá o seu campeão: de um lado, o atual detentor da taça e bicampeão Auckland City tentará conquistar a OFC Champions League pela 5ª vez em sua história; do outro, o desafiante dos "Blues" será um "velho conhecido": o Waitakere United, tetracampeão do futebol neozelandês e conquistador do futebol oceânico em duas oportunidades (2007, 2007/08).


Ivan Vicelich (esquerda, Auckland City) e Danny Robinson (direita, Waitakere United) se encontram antes do duelo decisivo pelo belíssimo troféu (centro) da OFC Champions League 2013

  Do lado azul da disputa, a disposição é a palavra-chave para mais uma conquista continental. Pelo menos é isso que garante Ivan Vicelich, experiente capitão do City. Segundo ele, "todos estão ansiosos e animados". O camisa 15 fez questão de ressaltar a importância da ascensão do atual campeão da Oceania no torneio: "As duas vitórias consecutivas nas semifinais foram uma ótima preparação para o jogo deste fim de semana".


O experiente capitão do Auckland City, Ivan Vicelich (foto) destacou a ansiedade vivida pelo grupo antes do "Super City Derby" decisivo

  Analisando a trajetória dos "Blues", a razão não pode ser tirada do capitão das fileiras de Kiwitea Street: após um começo animador, com duas vitórias (sobre Mont-Dore e Waitakere United), o City cometeu alguns deslizes, tendo sua vaga na continuação da OFC Champions League seriamente ameaçada pelo AS Dragon, do Taiti. Porém, um empate em território polinésio contra os "Orientais" garantiu a passagem do time de Auckland. Nas semifinais, duas incontestáveis vitórias sobre o Ba, até então invicto, com direito a uma goleada de 6-1 na partida de ida, disputada em território neozelandês.


O treinador do Auckland City, Ramon Tribulietx (foto), fez questão de ressaltar que a quebra de recordes não é seu principal objetivo

  Apesar da sequência positiva da equipe azul na competição, o treinador Ramón Tribulietx fez questão de deixar o favoritismo para o United: "Temos muito respeito pelo Waitakere United e sabemos que eles têm realizado ótimas atuações neste ano. O jogo será muito difícil, já que os últimos jogos contra eles têm sido apertados. Só espero que possamos competir bem e sair com uma vitória".


Adam Dickinson (azul, Auckland City) é o artilheiro de sua equipe na OFC Champions League 2013, com 7 gols

  Porém, o treinador espanhol deixou claro que o respeito passa longe do temor: "Nós não estamos com medo". Completando seu discurso, Tribulietx disse que não vê a possibilidade de quebra de recordes pessoais como a grande motivação para a partida (o comandante do City pode ser tornar o primeiro treinador a ganhar por três vezes consecutivas a principal competição interclubes da Oceania). Segundo ele, "os registros e metas não entram em questão durante as conversas com a equipe. São detalhes que provavelmente valem mais para a mídia e torcedores".


O avante galego Gustavo Souto (foto) é o grande desfalque do Auckland City para a grande decisão

  Com apenas o desfalque de um jogador para a decisão, o galego Gustavo Souto, o espanhol deve colocar em campo a mesma equipe que bateu o Ba por 6-1 no jogo de ida das semifinais. O provável Auckland City para o clássico é formado por: Williams; Iwata, Vicelich, Bilen e Pritchett; Feneridis, Riera, Bale e Koprivcic; Dickinson e Expósito. Além dos 11 titulares, os "Blues" contarão no banco de reservas com nomes que podem fazer a diferença, como Emiliano Tade e Darren White.


Segundo arqueiro menos vazado da OFC Champions League 2013, com apenas sete gols sofridos, Danny Robinson (foto) é um dos destaques do Waitakere United no torneio

  Já pelo lado alvirrubro, o goleiro Danny Robinson fez questão de ressaltar a "rivalidade sadia" existente entre as equipes: "Esta será a sétima vez que jogamos contra o Auckland City nesta temporada e já conhecemos a forma como eles jogam. Todos eles são rapazes de alta qualidade, que, apesar de tudo, ainda podem nos surpreender. Tenho que estar preparado para todas as opções, ainda mais quando se tratam de chutes", completou, dando ênfase à sua missão na grande decisão: parar o poderoso ataque azul.


Na Fase de Grupos da OFC Champions League, o Waitakere United, do capitão Jake Butler (segundo, da esquerda para a direita), venceu o Auckland City por 1-0 no "Super City Derby" disputado em Kiwitea Street

  O comandante do Waitakere United, Paul Marshall, não escondeu sua confiança na conquista do 3º título continental pelo quadro de Whenuapai: "Não é segredo para ninguém que, nas sete vezes em que enfrentamos o City nesta Temporada, vencemos quatro, empatamos uma e perdemos apenas uma. Estamos cheios de confiança, principalmente eu em relação ao grupo de jogadores. Em nosso elenco, temos peças que nos proporcionam a alteração de estratégias, mantendo a posse de bola ou sendo mais incisivos em busca do gol. Por isso, acredito que somos capazes de causar problemas a qualquer equipe".


Paul Marshall (foto), treinador do Waitakere United, esbanjou confiança antes da partida decisiva contra o rival Auckland City

  Na Fase de Grupos da OFC Champions League, o United conquistou a 1ª colocação do Grupo B, somando quatro vitórias, um empate e uma derrota. O único revés dos alvirrubros foi exatamente num "Super City Derby": 1-3 em pleno Fred Taylor Park; porém, os comandados de Paul Marshall alcançaram uma importante vitória pela contagem mínima na revanche disputada em Kiwitea Street. Nas semifinais, o campeão neozelandês teve pela frente o bom time do Amicale, de Vanuatu; dois triunfos (0-2 e 2-1) asseguraram a passagem de Roy Krishna e seus companheiros à grande decisão.


Relembre a vitória do Auckland City no primeiro "Super City Derby" da OFC Champions League 2013

  Contando com sua sólida defesa e o talento do craque fijiano Roy Krishna na armação e finalização de jogadas, o Waitakere United deve ser assim escalado porpo Paul Marshall para a grande decisão: Robinson; Scott, Myers, Prattley e Cuneen; Coombes, Palmer, Matthews e De Vries; Krishna e Butler.



Relembre a vitória do Waitakere United na "revanche" contra o City no segundo "Super City Derby" da OFC Champions League 2013

  Em campo, as duas maiores equipes da Nova Zelândia, naquele que é considerado o maior "Super City Derby" da história do futebol local. Em disputa, o título máximo do futebol da Oceania, um cheque de US$ 500 mil (ofertado pela FIFA) e a participação no Mundial de Clubes 2013, que será disputado no Marrocos. Quem ficará com o troféu: Waitakere United ou Auckland City? O duelo tão aguardado está marcado para o próximo domingo, às 15h45 (horário neozelandês), 00h45 (horário de Brasília). A partida será disputada na Arena 2 do Mount Smart Stadium, dirigida pelo árbitro "kiwi" Peter O'Leary e terá transmissão ao vivo pelo Canal da OFC no Youtube e pelo canal neozelandês Sky Sport. "A sorte está lançada!".

  Fonte das Imagens: OFC  

Nenhum comentário:

Postar um comentário