domingo, 12 de maio de 2013

Waitakere United e Auckland City confirmam favoritismo e farão a final da OFC Champions League 2013

  Por João Victor Gonçalves

  O campeão da OFC Champions League 2013 será neozelandês. Confirmando as expectativas, os favoritos Waitakere United e Auckland City venceram os duelos de volta das semifinais do certame e farão a final da competição mais importante da Oceania pela primeira vez na história; esta também será a primeira vez que duas equipes do mesmo país decidirão o título do torneio.


O bom time do Auckland City (foto) segue firme na luta pelo seu quinto título da OFC Champions League

  Na primeira série semifinal, o Auckland City praticamente assegurou seu posto na grande decisão ao bater o Ba por 6-1 na Kiwitea Street. Porém, para surpresa de quem imaginou que o treinador espanhol Ramon Tribulietx pouparia seus melhores atletas para a partida de volta no Govind Park, os "Blues" foram a campo com os seus onze titulares, incluindo Adam Dickinson e Manel Exposito, 2º e 3º maiores artilheiros do certame até aqui.


Invicto durante a Fase de Grupos da OFC Champions League, o time do Ba (foto) sucumbiu ante a forte representação do Auckland City

  Por sua vez, o técnico Yogendra Dutt apostou numa formação semelhante à da partida da ida para, ao menos, despedir-se da OFC Champions League de maneira honrosa. Os grandes desfalques do quadro alvinegro eram Avinesh Suwamy e Meli Codro, expulsos na partida de ida da série semifinal.


Emiliano Tade (20, branco, Auckland City) tenta subir mais alto em disputa aérea que Marika Madigi (21, preto, Ba)

  Com a bola rolando, os donos da casa começaram no ataque, apostando nos chutes de longa distância e nas jogadas aéreas. A primeira chegada do City ocorreu somente aos 9 minutos, em oportunidade desperdiçada pelo experiente atacante Exposito. Dominando a posse de bola, os "Homens de Preto" chegavam com frequência ao setor defensivo dos "Blues", mas não conseguiam rematar com muita frequência. Nos poucos remates que os fijianos conseguiram desferir, Williams mostrou sua qualidade, evitando que os tiros de Laisenia Raura e Scott Gannon encontrassem as redes. Com isso, a partida foi para o intervalo com o placar inalterado.


Apesar das duas derrotas, Marika Madigi (foto) foi um dos destaques do Ba na série semifinal

  No início da segunda etapa, o campeão fijiano continuou dominando as ações, perdendo uma ótima chance de abrir o lacar logo aos três minutos, com Abbu Zahid; porém, na primeira boa chance dos neozelandeses na etapa complementar, o primeiro zero do marcador foi retirado: em cobrança de falta magistral, Alex Feneridis venceu a barreira mal armada pelo arqueiro Ratu Jone e estufou as redes fijianas.


Alex Feneridis (direita) foi o autor do gol da vitória do Auckland City sobre o Ba

  O gol do City abalou os locais, que não conseguiam manter o domínio de bola característico da primeira etapa. Já os comandados de Ramon Tribulietx tocavam a bola com tranquilidade, poupando-se para a grande final do certame. Com Exposito, Koprivcic e Dickinson substituídos por Tade, White e Milne, respectivamente, o poder ofensivo dos "Blues" foi reduzido. Antes do apito final do salomônico Gerald Oiaka, os "Homens de Preto" tentaram chegar à igualdade apostando nas jogadas aéreas, mas a efetividade de Williams evitou que o placar fosse alterado.



Confira o VT da segunda partida da série semifinal entre Ba e Auckland City

  Com a vaga garantida, o Auckland City esperava do confronto entre Waitakere United e Amicale a definição do seu adversário na grande decisão. Com uma vantagem de 2-0 construída no jogo de ida, os comandados de Paul Marshall poderiam até perder por um gol de diferença para ficar com o posto na final. Apesar disso, o tetracampeão neozelandês comprovou sua boa fase e bateu os "Red Roosters".


Roy Krishna (branco, Waitakere United) dá trabalho a defensor do Amicale (vermelho)

  Porém, a vitória do quadro neozelandês não foi tão fácil quanto poderia se imaginar. Num primeiro tempo muito equilibrado, os vanuatuanos contaram com as boas intervenções do goleiro Chikau Mansale para garantir que o placar dos mandantes ficasse em branco. Além disso, num lance de rara felicidade, os "Galos Vermelhos" abriram vantagem: após cobrança de falta, a bola sobrou para Joses Nawo que, da entrada da área, acertou um belíssimo chute; a bola bateu no travessão, nas costas do arqueiro Danny Robinson e encontrou o caminho das redes, para alegria do quadro visitante.


O time do Waitakere United (foto), atual tetracampeão neozelandês, terá pela frente o Auckland City na decisão do título da OFC Champions League

  Precisando de mais um gol para forçar a disputa por pênaltis, o Amicale partiu pra cima do Waitakere United na etapa complementar. Todavia, a blitz vanuatuana abriu brechas no sistema defensivo dos "Red Roosters" que foram aproveitadas pelo quadro neozelandês. Aos 21 minutos, Chad Coombes recebeu cruzamento vindo da direita, chapelou o defensor vanuatuano e, num lindo remate, mandou a bola no ângulo de Mansale, num dos gols mais bonitos da edição 2013 da OFC Champions League, igualando o placar para o Waitakere United.



Assista aos melhores momentos da vitória do Waitakere United sobre o Amicale

  Melhor fisicamente, o Waitakere United chegou ao gol da vitória aos 43 minutos: após boa jogada ofensiva, Daniel Morgan encontrou Roy Krishna livre; cara a cara com Mansale, o craque fijiano só teve o trabalho de escolher o canto e, com um chute colocado, definir a sexta vitória do seu clube na OFC Champions League 2013. Cinco minutos depois, o árbitro taitiano Kader Zitouni apitou pela última vez, para celebração do bom público presente no Fred Taylor Park, que vê o time de Whenuapai chegar pela terceira vez à decisão da principal competição interclubes da Oceania.



Confira o VT da segunda partida da série semifinal entre Waitakere United e Amicale

  O "Super City Derby" entre Auckland City e Waitakere United que decidirá o Campeão da OFC Champions League 2013 e o representante da Oceania no Mundial de Clubes será disputado no próximo domingo, 19, na Arena 2 do Mount Smart Stadium, em Auckland. A partida está marcada para às 15hs (horário neozelandês). De que cor será pintada a Oceania: azul ou vermelho? Façam suas apostas!

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário