quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nova Zelândia confirma favoritismo, vence Oceânico Sub-17 e garante vaga no Mundial da categoria

  Por Rodrigo Augusto


  Foi disputado durante a última semana o Qualificatório Sub-17 da Oceania, que concede ao campeão uma vaga no Mundial da categoria, que será realizado nos Emirados Árabes.



Jogadores neozelandeses (foto) comemoram a conquista do Oceânico Sub-17




  Após cinco rodadas de um empolgante hexagonal, a Nova Zelândia confirmou seu favoritismo, faturou o título do certame e ficou com a ansiada vaga.  Abaixo, pode ser visto um resumo do que de melhor ocorreu em cada rodada do torneio.



  1ª Rodada



  O confronto de abertura do torneio disputado em Vanuatu envolveu equipes com uma diferença técnica considerável: de um lado, a favorita Nova Zelândia, atual campeã da competição; do outro, a novata seleção das Ilhas Cook, vencedora da Repescagem que deu ao campeão uma vaga no hexagonal.



A novata seleção das Ilhas Cook (foto) tinha a dura missão de parar os neozelandeses em seu debut no Oceânico Sub-17


  Conforme o esperado, os neozelandeses não tomaram conhecimento do rival e deram as cartas durante os 90 minutos. Os 45 minutos iniciais tiveram um roteiro digno de “filme de terror” aos cookianos, com o placar apontando 7-0 a favor dos neozelandeses, com um hat-trick de Monthy Patterson, dois tentos de Stuart Holthusen, um de Alex Rufer e um contra, marcado após cobrança de escanteio do “iluminado” Patterson.


Assista aos melhores momentos da goleada neozelandesa sobre as Ilhas Cook

  No retorno à segunda etapa, pouco restava a Ilhas Cook, que tinha como grande objetivo evitar uma goleada histórica. Já a Nova Zelândia perdeu o interesse no jogo, preferindo se poupar visando a grande sequência de jogos no torneio. Isso refletiu no placar final, já que os “All Whites” fizeram “apenas” mais dois gols, por intermédio de Meysun Shafahi.

Seleção Sub-17 da Nova Zelândia posa para foto antes da estreia contra as Ilhas Cook

  Na segunda partida da rodada tripla, Fiji e Nova Caledônia duelaram no Luganville Soccer Stadium. A expectativa era de um jogo bastante equilibrado, com certa igualdade técnica entre os dois times. Porém, os prognósticos não se confirmaram: o time fijiano estava irreconhecível no gramado, com uma ansiedade visível. Como resultado, a Nova Caledônia não encontrou maiores dificuldades para construir o placar final de 3-0.


Confira os melhores momentos da boa vitória "cagou" sobre Fiji

  Os gols dos “Cagous” foram anotados por Valentin Nykeine, aos 18 e aos 30 minutos da primeira etapa, e Anthony Kai, que deu números finais ao jogo, aos 35 minutos, confirmando a boa estreia do quadro caledoniano.

Jogadores caledonianos (foto, vermelho) celebram o segundo gol de Nykeine

  No jogo de fundo, a torcida vanuatuana compareceu em peso para um duelo enigmático entre a seleção anfitriã e Papua Nova Guiné. O adjetivo pode ser explicado pelo fato de ambos os países alternarem atuações convincentes e apagadas nos torneios de base da OFC. Dessa forma, a previsão de um placar final era algo completamente precipitado.


Veja os melhores lances do empate entre os anfitriões e os papuásios

  Com a bola rolando, o que se viu foi um jogo tímido, com gols só no segundo tempo: o time papuásio abriu o placar aos 23 minutos com Nicki Benjamin; o empate veio com Justin Koka dez minutos depois e o placar não seria mais alterado até o apito final, para decepção dos fanáticos alentadores vanuatuanos.

  2ª Rodada

  Na primeira partida da rodada tripla, tivemos o fraco embate entre Papua Nova Guiné e Ilhas Cook: um duelo entre o frágil time cookiano, que é visto como o “sparring” da competição, e os papuásios, que precisavam vencer para manter as esperanças de classificação.

A representação papuásia (foto) queria triunfar ante o frágil time de Cook

  O jogo foi bastante fraco tecnicamente, com muitos erros e pouca técnica. Ao fim de fatídicos 90 minutos, os papuásios tiveram melhor sorte, obtendo a vitória pelo placar mínimo de 1-0 graças ao gol salvador de Steven Inia aos 12 minutos da etapa complementar.


Confira o que de melhor ocorreu na vitória da Nova Caledônia sobre Ilhas Cook

  No segundo jogo, a torcida pôde observar um duelo interessante entre Vanuatu e Fiji, o qual marcava a chance de conquista da primeira vitória das duas equipes no certame. O que não era almejado pelas equipes era um empate, o qual complicaria a situação dos dois times; porém, para tristeza dos dois selecionados, a igualdade foi o placar final do encontro.

Os "Yellow Boys" de Vanuatu (foto) posam para foto antes da partida contra Fiji

  O duelo foi bastante equilibrado, marcado por momentos de ansiedade extrema, o que resultou no desperdício de boas chances de gol pelas duas equipes. Verevou abriu o placar para Fiji aos 5 minutos da etapa final; porém, a sete minutos do fim, Remy Kalsrap tirou o grito de gol dos pulmões da torcida vanuatuana.


Assista aos lances de destaque do empate entre Vanuatu e Fiji

  O jogo de fundo da rodada tripla marcou o duelo mais técnico da noite: Nova Zelândia x Nova Caledônia. Os “Kiwis” vinham animados após a goleada sobre o fraco quadro de Cook, enquanto os caledonianos vinham embalados após a vitória sobre o selecionado fijiano.


Veja os gols da goleada dos "All Whites" sobre os "Cagous"

  Qualquer possibilidade de vitória dos caledonianos, porém, foi afastada pela juventude “All White”, disposta a mostrar que é a melhor do futebol da Oceania. Logo aos 12 minutos, Ellijah Neblett abriu os trabalhos para os “Kiwis”. No segundo tempo, Rufer aumentou logo no primeiro minuto da segunda etapa; para finalizar a contagem, o artilheiro Patterson marcou mais duas vezes, selando o placar final de 4-0 e a liderança momentânea à Nova Zelândia.

  3ª Rodada

  No primeiro jogo do dia, Fiji e Papua Nova Guiné se digladiaram em busca dos três pontos. Ao término dos 90 minutos, a equipe fijiana mostrou mais atenção e saiu com a vitória no duelo.

Eis o time fijiano (foto) que bateu a seleção de Papua Nova Guiné

  O primeiro gol fijiano foi anotado aos 22 minutos por Losefo Verevou, após bela jogada de Jonetani. O segundo tento dos meninos de Suva veio aos 5 minutos da etapa final, novamente por intermédio de Verevou, grande nome de seu time no confronto.


Confira os lances da vitória fijiana sobre os papuásios

  Na segunda partida do dia, Nova Caledônia e Ilhas Cook travaram um duelo de diferentes expectativas: do lado caledoniano, havia a esperança da classificação caso os Neozelandeses tropeçassem nas ultimas rodadas; já para Cook, evitar novas goleadas era a grande motivação.

A seleção caledoniana (foto) tinha um único objetivo antes da partida contra as Ilhas Cook: vencer

  Porém, o favoritismo dos caledonianos ficou evidente em todos os momentos da partida. Com uma atuação eficiente, a equipe goleou tranquilamente o frágil selecionado cookiano por 5-0, com gols de Wamai (2), Wamowe, Xanatre e Ouka.


Veja os momentos selecionados de mais uma goleada sofrida pelos cookianos

  No último duelo do dia, Nova Zelândia e Vanuatu movimentaram as atenções do bom público presente no Luganville Soccer Stadium. O quadro anfitrião não queria decepcionar sua fanática torcida, enquanto a Nova Zelândia jogava em busca de mais uma vitória para garantir a liderança do certame.

Uma multidão (foto) compareceu ao Luganville Soccer Stadium para acompanhar Vanuatu x Nova Zelândia

  O equilíbrio ficou evidente na primeira etapa, que terminou empatada por 1-1: aos 19 minutos, Stuart Holthusen abriu o placar para os “Kiwis”; porém, os ânimos dos torcedores foram reestabelecidos três minutos depois com o gol de Alex Saniel.


Assista aos gols da sofrida vitória neozelandesa sobre os anfitriões

  No segundo tempo, foi Vanuatu quem pressionou em busca da vitória. Porém, diz uma das lendas do futebol que os “grandes campeões também contam com a sorte”: apesar de não fazer uma grande atuação, time do técnico Inglês Darren Bazeley conseguiu o gol da vitória a 10 minutos do fim com Ellijah Neblett, alcançando os nove pontos e eliminando os anfitriões da disputa.

  4ª Rodada

  O primeiro jogo do dia foi protagonizado por equipes que não tinham maiores ambições no torneio: os dois últimos colocados, Vanuatu e Ilhas Cook, duelavam em busca da primeira vitória no hexagonal, numa partida em que o resultado final era apenas uma questão de honra.

Alguns torcedores vanuatuanos (foto) improvisaram uma "arquibancada" na copa das árvores ao redor do Luganville Soccer Stadium para acompanhar sua seleção

  Conforme o esperado, o fraco selecionado cookiano sucumbiu mais uma vez: Vanuatu não encontrou maiores dificuldades e venceu por 3-1, com gols de Sanieu, Frank e Sanieu. Pelo lado alviverde, Wichman fez o primeiro gol dos cookianos no certame, que contaram com apenas três jogadores no banco de reserva, os quais foram utilizados ao decorrer dos 90 minutos pelo técnico Tuka Tisam.


Confira os bons lances da vitória vanuatuana sobre as Ilhas Cook

  No segundo jogo da rodada tripla no Luganville Soccer City Stadium, caledonianos e papuásios se enfrentaram ainda sonhando em obter a classificação. Após 90 minutos de muita disputa e pouca qualidade técnica, a Nova Caledônia saiu de campo vencedora graças a um gol do bom Valentin Nykeine aos 33 minutos da primeira etapa.


Assista aos melhores momentos de mais uma vitória caledoniana no hexagonal

  No último jogo do dia, Nova Zelândia e Fiji se enfrentaram com ambições diferentes: o time neozelandês jogava pela quarta vitória em quatro jogos, a qual praticamente carimbaria seu passaporte rumo aos Emirados Árabes; já Fiji encarava o jogo sem maiores pretensões, visando exibir os novos talentos de suas sempre respeitadas categorias de base.


Veja os melhores lances do bom duelo entre Nova Zelândia e Fiji

  Mais uma vez, o favoritismo dos “All Whites” foi confirmado: o placar incontestável de 4-2 foi construído por um hat-trick de Neblett e um gol contra de Ravnit Chand para os neozelandeses; o próprio Chand e Verevou fizeram os tentos fijianos.

  5ª Rodada

  A última rodada do certame foi realizada com a presença de um bom público, como foi hábito nos duelos realizados no Luganville Soccer Stadium. No primeiro jogo da rodada tripla, a Nova Zelândia enfrentou Papua Nova Guiné necessitando apenas de um empate para garantir o título e sua classificação.

Garoto vanuatuano (amarelo) coloca a bola no centro do gramado antes da partida decisiva entre Nova Zelândia (branco) e Papua Nova Guiné

  Porém, a exemplo da atuação contra Vanuatu, os “All Whites” não fizeram uma boa atuação, criando poucas chances e dando oportunidades para o fraco quadro papuásio marcar. Como resultado da falta de gana dos neozelandeses e da pouca qualidade técnica dos papuásios, o duelo foi para o intervalo com o placar em branco, o que era um empecilho para a campanha 100% dos “Kiwis”.

Alex Rufer (19, branco, Nova Zelândia) eleva sua perna para ganhar a disputa pela bola com Randoll Bongi (vermelho, Papua Nova Guiné)

  No segundo tempo, os brios dos “All Whites” foram renovados e a equipe mostrou o seu costumeiro bom futebol, marcando quatro tentos e definindo sua quinta vitória em cinco jogos. Stuart Holthusen (3) e o “matador” Monty Patterson deixaram suas marcas, pare felicidade do treinador Daren Bazeley, que obteve o esperado sucesso em mais uma competição de base do futebol oceânico.

O chute de Stuart Holthusen (18, branco, Nova Zelândia) foi indefensável para o arqueiro Koniel Vagi (amarelo, Papua Nova Guiné)

  No segundo jogo, que teve seu brilho ofuscado com o título dos “All Whites” na partida preliminar, Nova Caledônia e Vanuatu queriam se despedir do torneio com uma vitória. Para alegria da apaixonada torcida de Luganville, os “Yellow Boys” garantiram uma boa vitória.

Jogadores vanuatuanos (foto) entoam o hino nacional de seu país ao som da voz da fanática torcida presente no Luganville Soccer Stadium

  Frank, Koka e Thomas fizeram a alegria da torcida local com um gol cada, enquanto Ouka fez o de honra dos “Cagous” que, mesmo com a derrota, terminaram o torneio com o vice-campeonato. Aos vanuatuanos, o terceiro posto mostra que a equipe poderia ter maiores ambições caso conseguisse melhores resultados nos primeiros jogos do hexagonal.

Jogadores e torcedores vanuatuanos celebram o gol de Ruben Frank

  No último jogo do dia, o regular time de Fiji enfrentou o “sparring” do torneio: a fraca e frágil Seleção de Ilhas Cook. Conforme o esperado, os fijianos venceram sem maiores dificuldades. Sem mostrar um grande futebol, os alvinegros chegaram à vitória por 5-0, com gols de Verevou (2), Buksh, Sharma e Tawananakoro.

Monty Patterson (foto, Nova Zelândia) recebeu os prêmios de artilheiro e melhor jogador do Oceânico Sub-17 2013

  Com o fim do torneio, a Nova Zelândia garante o tetracampeonato do Oceânico Sub-17, conquistado pelos “All Whites” em cinco oportunidades (1997, 2007, 2009, 2011 e 2013). Apesar disso, a equipe ainda não alcança a hegemonia da Austrália, que faturou a competição em 10 oportunidades. Com o término da competição, o foco dos meninos neozelandeses passa a ser o Mundial Sub-17, que será disputado nos Emirados Árabes Unidos em Outubro.

  Confira a Classificação Final do Oceânico Sub-17 2013:
  
Equipe
Nova Zelândia
V
5
E
0
D
0
GP
23
GC
3
SG
20
PG
15
Nova Caledônia
3
0
2
10
7
3
9
Vanuatu
2
2
1
9
6
3
8
Fiji
2
1
2
10
8
2
7
Papua Nova Guiné
1
1
3
2
8
-6
4
Ilhas Cook
0
0
5
1
23
-22
0
 
  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário