quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seleção Sub-20 da Nova Zelândia é convocada para o Mundial da Turquia

  Por João Victor Gonçalves

  Na última terça-feira, o treinador Chris Milicich definiu os 21 convocados para representar a Nova Zelândia no Mundial Sub-20, que será disputado em Junho, na Turquia. A lista não trouxe grandes novidades, com apenas quatro nomes diferindo da equipe campeã do Oceânico Sub-20, disputado em Fiji.


O treinador Chris Milicich (foto) nomeou os 21 selecionados para representar a Nova Zelândia no Mundial Sub-20 2013

  Dois dos novos nomes na lista vieram do competitivo futebol inglês: Tim Payne, que defende o Blackburn Rovers, e Rhys Jordan, atleta do Bristol City, não estavam presentes no Oceânico Sub-20 em virtude de seus compromissos na Championship (2ª Divisão Inglesa), mas reforçarão os "All Whites" em seu novo desafio na Turquia.


Tim Payne (foto) é o capitão e um dos jogadores de maior experiência da Seleção Sub-20 neozelandesa

  Payne, capitão da equipe, possui em seu curriculum a experiência de ter sido um dos nomes de maior destaque na campanha que levou a seleção principal da Nova Zelândia à disputa da Repescagem para a Copa do Mundo de 2014. Completam os quatro inseridos ao grupo: Alec Solomons, defensor do Team Wellington que se lesionou às vésperas da disputa do Oceânico Sub-20, e Daniel Clarke, terceiro goleiro chamado para o certame, também proveniente das fileiras do quadro capitalino.


Rhys Jordan (8, branco) é um dos cinco convocados que atuam no futebol inglês

  A campanha nas Eliminatórias Sub-20 da Nova Zelândia foi impecável: com quatro vitórias em quatro jogos, os "All Whites" mostraram que continuam um passo à frente de seus rivais do Pacífico nas categorias de base. Os dois nomes de destaque da equipe foram o goleiro Max Crocombe, do Oxford United (Inglaterra), e o atacante Louis Fenton, do Wellington Phoenix, eleito o melhor jogador do certame.


Louis Fenton (11, branco) foi eleito o melhor jogador do Oceânico Sub-20 2013

  O treinador da Seleção Neozelandesa Sub-20, Chris Milicich, destacou a importância da liberação dos atletas por seus respectivos clubes para a formação de um grupo forte: "Estou extremamente satisfeito com o plantel nomeado. Os atletas que queríamos foram disponibilizados por seus clubes e isso nos permitiu montar, sem dúvidas, nossa equipe mais forte".


Max Crocombe (esquerda) e Louis Fenton (direita) exibem seus prêmios individuais obtidos no Oceânico Sub-20 2013, disputado em Fiji

  O comandante também destacou a importância do processo de profissionalização dos jovens neozelandeses para a Seleção: "Pelo menos oito jogadores estão em tempo integral num ambiente profissional, cinco estão treinando com a Escola de Excelência de Futebol do Wellington Phoenix e outros dois estão em academias particulares do nosso país". A presença de atletas experientes e inseridos num ambiente profissional é um dos pontos fortes desta seleção, que busca corrigir os erros de um passado amador não tão distante no futebol neozelandês.


No Mundial Sub-20 2011, a Nova Zelândia foi eliminada na 1ª Fase, perdendo para Portugal (1-0) e empatando com Uruguai (1-1, gols acima) e Camarões (1-1)

  A preparação dos "All Whites" para o Mundial Sub-20 será feita na cidade turca de Antalya, onde os neozelandeses enfrentarão as equipes Sub-20 de Iraque e Egito em partidas amistosas. Posteriormente, a equipe se dirigirá para a cidade de Bursa, onde realizará seus três jogos na Fase de Grupos do certame: a estreia ocorre no dia 23, contra o Uzbequistão; no dia 26, os "Kiwis" terão pela frente a "Celeste Olímpica"; por fim, no dia 29, a Nova Zelândia enfrenta a Croácia.

  Confira a lista de convocados para o Mundial Sub-20:

Goleiros
1-Scott BASALAJ (Team Wellington) 
20-Max CROCOMBE (Oxford United, Inglaterra) 
21-Daniel CLARKE (Team Wellington)

Defensores
2-Storm ROUX (Perth Glory, Austrália)
3-Bill TUILOMA (Birkenhead)
4-Simon ARMS (Auckland City)
5-Luke ADAMS (Derby County, Inglaterra)
12-Alec SOLOMONS (Team Wellington)
13-Liam HIGGINS (YoungHeart Manawatu)

Meio-campistas
6-Tom BISS (Team Wellington)
7-Cameron HOWIESON (Burnley, Inglaterra)
8-Tim PAYNE (Blackburn Rovers, Inglaterra)
14-Jesse EDGE (Western Suburbs)
15-Justin GULLEY (Team Wellington)
18-Rhys JORDAN (Bristol City, Inglaterra)

Atacantes
9-Hamish WATSON (Team Wellington)
10-Tyler BOYD (Wellington Phoenix)
11-Louis FENTON (Wellington Phoenix)
16-Van ELIA (Wellington Olympic)
17-Ryan THOMAS (Western Suburbs)
19-Dale HIGHAM (YoungHeart Manawatu)

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário