quinta-feira, 10 de maio de 2012

Futebol em Tuvalu volta a ser foco das atenções com início do Tuvalu Games 2012!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  Os fanáticos pelo futebol em Tuvalu já podem voltar a desfrutar do esporte-rei em seu país. Começou no último dia 4 o Tuvalu Games, competição recente do calendário local. Instituído em 2008, o certame já foi disputado por quatro vezes, tendo o Manu Laeva com maior campeão (3 conquistas: 2008, 2009 e 2011). O troféu de 2010 ficou nas mãos do Tofaga. E os dois campeões abriram a edição 2012 do torneio em grande estilo, numa partida que reuniu os melhores atletas do país.


Manu Laeva (foto) é o maior vencedor do Tuvalu Games, com três conquistas


  Provando sua boa fase em 2012, o Tofaga bateu o tri-campeão do Tuvalu Games por 2-0, gols anotados por Eviseni e Lutelu. O triunfo já garante a ponta do Grupo 1 para os alvirrubros, que superam o Nanumaga no saldo de gols. Os auri-verdes conseguiram sua primeira vitória na competição ao bater o Tamanuku por 3-2. Felo fez os dois tentos dos alvi-negros, enquanto Amatusi, Afelau e Ama anotaram para o "time dos coqueiros".


Tuvalu Games é mais uma das competições que ajudam a desenvolver a prática do futebol em solo tuvaluano


  Quem também começou com o pé direito foi o Nauti, soberano no futebol tuvaluano. Os atuais campeões da Liga Nacional não deram chances à frágil defesa do Niutao, que acabou vazada por 7 vezes na derrota por 7-2 dos "laranjas". Sosene (2), Uilani, Mase, Togavai, Leki e Maleko fizeram para os "tubarões", enquanto Alatele e Matolu deixaram os tentos de honra do Niutao. Esse duelo foi válido pelo Grupo 2, que também contou com o embate entre Lakena United e Nui. Com uma atuação soberana, os "peixe-espada" não deram chances aos "vermelhos" do Nui, vencendo por 4-1. Samuelu, Toma, Malona e Ioane deixaram suas marcas para o Lakena; Lopati anotou o único gol do Nui.


Atual campeão da Liga Nacional, Nauti estimula o desenvolvimento do futebol entre as crianças tuvaluanas por meio de suas categorias de base (foto)

  Após a rodada inaugural, o Tuvalu Games já mostra seus principais favoritos ao título: Tofaga e Nauti provam sua força e despontam como candidatos à liderança de suas chaves; o Lakena United, com um triunfo sobre o Nui na estreia, também promete lutar pela classificação; apesar da derrota, o Manu Laeva possui uma tradição vitoriosa no certame, tendo condições técnicas e psicológicas de se recuperar nas próximas rodadas. Os detalhes sobre mais esta competição do futebol tuvaluano serão mostrados em breve aqui, no "Do outro lado da Bola"!

Um comentário:

  1. Muito boa a cobertura! Parece que realmente o predomínio do Manu Laeva acabou.

    ResponderExcluir