sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mont-Dore vence Tupapa Maraerenga e está garantido na O-League 2012/13

  Por João Victor Gonçalves


  Na última terça-feira (8) foi definido mais um representante que, juntamente com outros sete clubes, fará parte da O-League 2012/13. Trata-se do Mont Dore, atual bi-campeão caledoniano, que assegurou sua classificação ao bater o Tupapa Maraerenga, Campeão do Quadrangular Qualificatório, no Play-off de repescagem.


Foto do elenco e comissão técnica do Mont-Dore em sua excursão à Tonga pela classificação à O-League 2012/13


  Antes do duelo decisivo, o Mont-Dore possuía o favoritismo, dada sua maior experiência internacional e tradição do futebol caledoniano no cenário oceânico; todavia, o Tupapa Maraerenga tinha a vantagem do maior entrosamento, já que havia disputado outros três jogos pela Fase Qualificatória da competição, além de ir embalado para a partida, com a esperança de entrar para a história como a primeira equipe das Ilhas Cook a atingir a Fase de Grupos da O-League na fase moderna do torneio.


Jogadores do Tupapa Maraerenga ouvem as instruções do goleiro-treinador Tony Jamieson antes do início da partida


  Com a bola rolando, o Tupapa adotou uma postura defensiva, arquitetada pelo seu jogador-treinador Tony Jamieson, aproveitando as chances de contra-ataque para levar perigo ao Mont-Dore. Numa dessas chances, o campeão das Ilhas Cook quase abriu o placar: após bom cruzamento de Rhys Ruka, Campbell Best subiu sem marcação, mas mandou o esférico no poste.


Árbitro Norbert Hauata observa saída corajosa do arqueiro Tony Jamieson (Tupapa)


  Apesar da melhor chance do duelo, até então, ter sido do Tupapa, o Mont-Dore seguia dominando as ações, tendo maior posse de bola e um nível técnico superior ao do adversário. O que parecia inevitável, enfim, aconteceu aos 33 minutos: após lançamento magistral, Pascal Kenon saiu na cara de Jamieson e só teve o trabalho de desviar a bola sob o goleiro rival, abrindo os trabalhos no Loto-Tonga Park, em 'Atele.


Pascal Kenon (esquerda) comemora gol do Mont-Dore que abriu o placar no Loto-Tonga Park, em 'Atele


  O gol já deixava a classificação para a equipe das Ilhas Cook mais distante, mas a situação dos alvinegros piorou antes do intervalo: no último minuto do tempo regulamentar, Kenon serviu Loic Bessieres com um belo lançamento; na conclusão do lance, o avançado do Mont-Dore deixou o zagueiro Hone Fowler completamente sem ação com um belíssimo corte e fuzilou o canto esquerdo de Jamieson, aumentando a vantagem dos caledonianos.


Kenon (centro, Mont-Dore) chega para recuperar a bola da posse de jogador do Tupapa Maraerenga (branco)


  Com a classificação praticamente assegurada, o Mont-Dore se poupou na segunda etapa, período no qual o jogo caiu muito de produção. As emoções só voltaram a despertar a atenção da torcida tonganesa a cinco minutos do fim, quando o arqueiro e treinador do Tupapa, Tony Jamieson, derrubou Cédric Decoire dentro da grande área, o que resultou num pênalti assinalado pelo árbitro taitiano Norbert Hauata. Na cobrança, o zagueiro Jacques Wamytan disparou com maestria, do lado oposto ao que Jamieson saltou, determinando a classificação do time "cagou".


O capitão Mii Joseph (Tupapa Maraerenga) afasta bola de seu campo defensivo


  Como prêmio de consolação por sua bela campanha na Fase Qualificatória da O-League 2012/13, o Tupapa Maraerenga chegou ao seu gol de honra no último lance da partida: após cruzamento vindo da intermediária, Grover Harmon subiu sem marcação e fuzilou as redes de Yoran Waima, num tento muito comemorado pelos atletas do time das Ilhas Cook. Com a festa dos jogadores do Tupapa com o gol e o alivio dos atletas do Mont-Dore por terem obtido a classificação, a partida chegou ao seu fim no Loto-Tonga Park.


Assista aos melhores momentos do duelo de repescagem entre Mont-Dore e Tupapa Maraerenga


  Após o término do duelo, o treinador vitorioso, Haroid Oiremoin, declarou: "a partida foi difícil já que não sabíamos nada do Tupapa. A partida foi disputada num gramado de pequenas dimensões, o que também não nos ajudou. O sistema defensivo do Tupapa foi consistente e foi difícil encontrar um espaço nele. Havia muita pressão sobre nós, já que estávamos lutando pela vaga do país na O-League. Nós não tínhamos opção, tínhamos que ganhar, conseguimos e estamos muito felizes com isso". Já Tony Jamieson fez questão de ressaltar a luta de seu grupo de atletas, apesar da eliminação: "estou extremamente orgulhoso dos garotos, que não deixaram a desejar. Eles cumpriram bem o plano de jogo estabelecido e o fizeram bem". Com a vitória, o Mont-Dore se junta aos campeões de Nova Zelândia, Fiji, Taiti, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Vanuatu e ao da edição 2011/12 da O-League na próxima edição do certame.


  Fonte das Imagens: OFC 
   

2 comentários:

  1. Estava torcendo pelo Tupapa Maraerenga, mas agora torço para que o Mont Dore surpreenda.

    ResponderExcluir
  2. O carinho pela equipe de Cook é compreensível, principalmente pela luta dos jogadores alvinegros. Mas é importante que o Mont-Dore faça uma campanha honrosa na próxima O-League, melhorando seus números!

    ResponderExcluir