terça-feira, 10 de julho de 2012

Transferências marcam o período inter-temporadas do futebol da Oceania

  Por Rodrigo Augusto


  Com o término da 2ª fase das Eliminatórias da Oceania para ao Mundial de 2014, as atenções e os jogadores se voltam para as respectivas equipes nacionais e suas determinadas competições. Porém, também é época de especulações e, com a abertura da janela de transferências da FIFA, as equipes começam a se movimentar em busca de reforços. Isso não é uma exclusividade dos grandes cenários do futebol, já que as “Leis de Mercado” também estão presentes na OFC.

Benjamin Totori (centro) comemora gol com a torcida salomônica. Sua transferência foi uma das mais surpreendentes desta janela na Oceania

  Recentemente, três destaques do futebol Oceânico arrumaram suas malas e partiram em busca de uma nova jornada no futebol: Ryan Nelsen, Benjamin Totori e Georges Gope-Fenepej.

Gope-Fenepej (vermelho) foi um dos destaques da Nova Caledônia na última edição da Copa das Nações

  Nelsen, o experiente xerife da zaga da Nova Zelândia, que atua há muitas temporadas no futebol inglês, trocou o Tottenham pelo Queens Park Rangers. Após uma apagada temporada, o zagueiro decidiu reincidir seu contrato e ir atuar em outro lado de Londres, mais precisamente em Loftus Road. Vale lembrar que o ápice da carreira de Nelsen ocorreu atuando no Blackburn Rovers a algumas temporadas.

O eterno capitão neozelandês Nelsen (foto) está de "casa nova" para a próxima temporada da Premier League

  Entretanto, a principal negociação da região (e a que chamou mais atenção da imprensa e torcida locais) foi a saída de Benjamin Totori, do salomônico Koloale, rumo ao poderoso Wellington Phoenix, da Nova Zelândia. Com “estrela”, muitos gols no torneio nacional e boas atuações pela seleção, o jovem acertou sua ida ao futebol neozelandês e espera mostrar todo seu talento em busca de títulos e reconhecimento no cenário internacional.

Totori (foto) promete ser a maior contratação do Phoenix para a próxima temporada da A-League

  Por fim, Gope-Fenepej, o astro do futebol caledoniano, que vinha se destacando constantemente com as cores do AS Magenta, conseguiu seu posto no futebol europeu. De quebra, Fenepej garantirá o direito de atuar na prestigiada Ligue 1 Francesa, com as cores do ESTAC Troyes, equipe recém-promovida que disputará o nível máximo do futebol franco pela sétima vez em sua história.

Gope-Fenepej (cinza) promete ajudar o ESTAC Troyes na temporada em que a equipe retorna à Ligue 1 do futebol francês

  Até o momento, esses são os principais destaques do “Mercado de Transferências”, o que afirma que novos tempos chegaram e o futebol da Oceania está se fortalecendo cada vez mais. Com as recentes proezas de países que eram tidos como “sparings”, o olhar dos empresários já se volta com maior carinho a alguns jogadores e seleções. Logicamente, a nível Mundial, a cautela ainda é necessária, mas o desenvolvimento da modalidade tende a ser uma constante na região, o que pode trazer gratas surpresas aos amantes da modalidade.

  Fonte das Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Excelente notícia essa do Totori. Tomara que brilhe na A-League!

    ResponderExcluir
  2. Vamos todos torcer pelo seu sucesso! Era um dos últimos talentos que ainda jogavam em seu país no Pacífico, o que, querendo ou não, limitava sua exposição e evolução.

    ResponderExcluir