domingo, 19 de maio de 2013

É Campeão: Auckland City vence "Super City Derby", conquista OFC Champions League pela 5ª vez em sua história e garante vaga no Mundial de Clubes 2013!

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol da Oceania já tem seu representante no Mundial de Clubes da FIFA 2013: trata-se do Auckland City Football Club. Pela terceira vez consecutiva, os "Blues" conquistaram a OFC Champions League, a quinta em sua história. O troféu de 2013, porém, veio com um sabor especial: na primeira final disputada entre equipes do mesmo país, o City superou seu maior rival, o Waitakere United, no clássico mais importante da história do futebol neozelandês.


O belíssimo novo troféu da OFC Champions League (foto) rumará para Kiwitea Street

  Um excelente público de mais de 3 mil pessoas foi acompanhar o histórico Derby na Arena 2 do Mount Smart Stadium, em Auckland. Além das arquibancadas, os prognósticos do duelo estavam divididos: embora o Waitakere United tivesse triunfado em 4 dos últimos 6 clássicos disputados entre as equipes, o Auckland City tinha a seu favor o atual bicampeonato na competição continental, demonstrando sua experiência e tradição no certame.


Time do Auckland City posa para foto antes da disputa da Final da OFC Champions League 2013

  Com a bola rolando, o City criou a primeira boa oportunidade: aos 8 minutos, Chris Bale desferiu um forte tiro da entrada da grande área, exigindo boa intervenção do arqueiro Robinson. Os "Blues" conseguiam dominar o setor de meia cancha, tendo qualidade e oportunidades para armar suas perigosas jogadas ofensivas, enquanto o United tentava chegar ao gol de Williams nos contra-golpes puxados por Roy Krishna.


Atual tetracampeão neozelandês, time do Waitakere United posa para foto antes do "Super City Derby" mais importante da história do futebol neozelandês

  Melhor em campo, o Auckland City chegou à abertura de contagem aos 16 minutos: após cruzamento de Iwata, a bola desviou na zaga alvirrubra e exigiu uma elástica intervenção do arqueiro Robinson; porém, no rebote, Adam Dickinson soltou a pé e estufou as redes da representação de Whenuapai, para delírio da fanática torcida azul, que fez o Mount Smart Stadium "tremer" pela primeira vez nesta tarde de domingo.


Adam Dickinson (foto) foi o autor do primeiro gol do Auckland City na grande decisão

  À frente do placar, o esquadrão comandado por Ramon Tribulietx continuou pressionando o Waitakere e chegou ao seu segundo tento logo aos 20 minutos: após boa troca de passes no setor ofensivo, a bola chegou aos pés de Alex Feneridis, que, da zona intermediária, soltou um "petardo"; a bola quicou no belo gramado da Arena 2 do Mount Smart Stadium e enganou o arqueiro Robinson, que nada pôde fazer. 2-0 no placar e a alegria era geral na metade azul do estádio.


Jogadores do Auckland City (foto) celebram o gol de Feneridis frente à fanática torcida que lotou as dependências da Arena 2 do Mount Smart Stadium

  Abalado com a desvantagem, o time do Waitakere United não conseguiu se encontrar dentro das quatro linhas até os 35 minutos da primeira etapa, sendo vítima fácil do toque de bola envolvente do City. Recuperando-se do duro golpe sofrido, o esquadrão alvirrubro tentou manter a posse de bola e impor velocidade ao duelo, principalmente por meio das chegadas do craque fijiano Roy Krishna.


Há dois anos na Nova Zelândia, Manel Exposito (foto) é uma das bandeiras do atual elenco do Auckland City

  Aos 38 minutos, a torcida do United teve um momento de esperança: após lançamento do setor intermediário, a bola sobrou para Krishna que, frente a frente com Williams, deu o gol de presente a Chad Coombes, num lance em que os jogadores do Auckland reclamaram posição de impedimento do fijiano. O árbitro Peter O'Leary, porém, confirmou o gol e as esperanças dos comandados de Paul Marshall estavam renovadas para a etapa complementar.


Jake Butler (foto) tenta levar o Waitakere United ao campo de ataque

  No retorno para a segunda etapa, a disposição das duas equipes tornou a partida mais violenta, com entradas ríspidas tanto dos defensores azuis quanto dos alvirrubros. Numa delas, aos 12 minutos, Tim Myers atingiu violentamente Darren White, recebendo o segundo cartão amarelo e deixando o Waitakere United com 10 jogadores em campo.


O espanhol Albert Riera (azul, esquerda) mostra toda sua disposição para alcançar a bola

  Com um homem a menos, o United não teve forças para reagir, tendo seus meias de armação sobrecarregados e facilmente anulados pelo forte sistema defensivo azul. Confortável com a vantagem, o time de Tribulietx adotou uma postura conservadora, criando poucas chances até o apito final de Peter O'Leary. A falta de audácia das duas equipes fez com que o placar não fosse mais alterado, para alegria de jogadores, comissão técnica, diretores e torcedores do Auckland City, que puderam celebrar o título máximo do futebol da Oceania pela 5ª vez em sua história.


Torcedores do Auckland City (foto) reconhecem o esforço de sua equipe e comemoram a conquista de mais um título continental

  Após a partida, Ramon Tribulietx fez questão de destacar a qualidade do Waitakere United, rival superado por ele e seus atletas na grande decisão: "Este foi o nosso título mais difícil e sabíamos que seria assim, já que todos os clássicos desta temporada foram equilibrados. Esperávamos uma pressão do Waitakere, já que uma vaga no Mundial de Clubes estava em jogo, e foi isso que eles fizeram no final. Mas soubemos nos defender e esforço dos meninos foi fantástico".


Três lendas do Auckland City posam ao lado do troféu da OFC Champions League: Manel Exposito (direita), Ivan Vicelich (centro) e o treinador Ramon Tribulietx (direita)

  O treinador espanhol também ressaltou o espírito de superação de seu grupo: "Fiquei satisfeito com a esperança dos jogadores. Depois de termos perdido algumas vezes para o Waitakere nesta temporada, foi impressionante ver que eles foram capazes de se recuperar e ganhar uma partida como esta". Segundo ele, o próximo foco da equipe será o Mundial de Clubes: "Começaremos a pensar no Mundial já na próxima semana; por agora, só queremos aproveitar este momento".



Assista aos melhores momentos da vitória do Auckland City sobre o Waitakere United

  Pelo lado derrotado, o treinador Paul Marshall soube identificar o momento crítico de sua equipe na Final: "Tivemos um período de 20 minutos, no primeiro tempo, em que sofremos dois gols, o que, infelizmente, custou o título para nós". Porém, o manager do United não tirou os méritos do rival citadino: "Jogar com 10 homens tornou as coisas mais difíceis para nós, mas não quero tirar os méritos do Auckland City, que mereceu a vitória. É uma pena, pois tivemos uma grande temporada, mas não começamos o jogo como deveríamos".



Confira, na íntegra, o duelo que valeu ao Auckland City mais um título continental

  Além do 5º título da OFC Champions League (os "Blues" já haviam faturado a principal competição do futebol oceânico em 2006, 2008/09, 2010/11 e 2011/12), o Auckland City garante sua vaga no Mundial de Clubes 2013, que será disputado no Marrocos (até agora, apenas a equipe neozelandesa e o Monterrey, do México, confirmaram presença na competição) e um prêmio de US$ 500 mil oferecido pela FIFA pela participação no torneio.


Ao lado de seus companheiros, comissão técnica e do kiwi de pelúcia (mascote do Auckland City), o capitão Ivan Vicelich (direita) levanta o troféu máximo do futebol da Oceania

  Nosso Blog agradece o carinho de todos os leitores que acompanharam a cobertura da edição 2013 da competição interclubes mais importante da Oceania e parabeniza o Auckland City Football Club por mais essa conquista. O Pacífico, mais do que nunca, é azul neste domingo!

  Fonte das Imagens: OFC  

2 comentários:

  1. show de bola! já sei onde encontro noticias do futebol da oceania semPre atualiZadas... é dificil ne? rsrs

    visite meu blog sobre troféus do mundo do futebol: http://blogdoariellex.blogspot.com.br/2011/12/liga-dos-campeoes-da-oceania-ofc.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Ariel. Gostei muito do trabalho do seu Blog, sempre é bom relembrar os campeões continentais da Oceania. Abraços!

      Excluir